Romaria em homenagem à Irmã Ambrósia

Domingo, dia 28 de maio, aconteceu a 9ª Peregrinação ao Monumento da Serva de Deus Irmã Ambrósia em Rio das Antas, Cruz Machado, Paraná. A cada ano a mobilização em torno desse evento vem aumentando e trazendo mais romeiros-peregrinos que, geralmente, vêm em busca de algo maior para suas vidas, seja no âmbito físico-material ou no espiritual. Muitas pessoas, inclusive de localidades distantes do Paraná e de outros estados, visitam o monumento também durante o ano.

Em entrevista ao Portal da Metropolia, o Pároco Luiz Pedro Polomanei falou sobre os peregrinos que chegam até aqui, o que eles buscam e o que eles realmente encontram: “primeiro, eles apresentam suas dificuldades, problemas, mas, acima de tudo, eles sentem um grande conforto de poder estar neste local; segundo, eles sempre são indicados por pessoas que passaram uma experiência de fé, mas nesta fé eles tiveram tribulações e dificuldades e, inclusive, problemas de doenças e assim por diante, que foram superadas por essas pessoas que vieram exatamente aqui; então, elas indicam para que outras pessoas possam vir e estar aqui e, realmente, elas vêm e sentem-se identificadas”.

Ir. Josafat Pachechenik, SMI – Postuladora para a Causa de Canonização da Irmã Ambrósia disse que o processo canônico está muito lento, porque faltam pessoas para esse trabalho específico, e as que já foram engajadas estão sobrecarregadas. Atualmente, os responsáveis estão se dedicando mais ao processo de beatificação da Ir. Anatólia Bodnar. “O processo da Irmã Ambrósia está nos seus começos: nós colhemos as testemunhas e foi feita a audição dessas testemunhas. Ainda precisamos recolher os materiais e, para isso, existe uma comissão histórica, que deverá reunir-se para fazer esse trabalho. E, por enquanto, estamos rezando. O povo vem, reza e agradece muito as graças recebidas e pedem novas graças, recorrem com as suas necessidades. Não temos ainda em vista um milagre que é necessário para a sua beatificação”, disse Ir. Josafata ao Portal Metropolitano. Ela reclamou da falta de comunicação das pessoas que recebem graças por intercessão da Ir. Ambrósia, mas não as registram. A religiosa pede para quem recebeu alguma graça que comunique por escrito, enviando pelo correio para as Irmãs de Rio das Antas, ou mesmo comunique o fato pessoalmente. As Irmãs estão sempre à disposição para atender as pessoas.

A programação da festividade do dia 28 seguiu o roteiro a seguir. Às 09h15min, vindo de Mallet, o Diácono João Basniak rezou a Novena a Nossa Senhora. Foi lida uma longa lista de intenções, incluindo agradecimentos pelas graças recebidas pela intercessão da Ir. Ambrósia e pedidos de novas graças. Às 09h45min, os celebrantes fizeram a procissão de entrada e o Pároco Luiz Pedro Polomanei acolheu os peregrinos e falou sobre o significado desta nona edição da romaria. A seguir, foi iniciada a Divina Liturgia solene pontifical, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelo Pe. Luiz Pedro. Vindo de Cascavel, o Pe. Josafat Gaudeda atendeu confissões, inicialmente na casa paroquial e depois na igreja. Dirigido pelas religiosas presentes, o canto litúrgico dos romeiros preencheu a igreja, que estava lotada, apesar do tempo chuvoso. O Diácono João Basniak exerceu sua função litúrgica específica. Serviram de acólitos o Subdiácono Clayton Martins Katerenhuk e o jovem Eduardo Barbosa Araújo, ambos vindos de Mallet.

Em sua homilia, o Metropolita falou sobre a unidade na Santíssima Trindade e na Igreja a partir do texto de São João 17,1-13, um trecho da chamada “oração sacerdotal de Jesus”. Prosseguiu lembrando os Santos Padres, cujo dia se celebra hoje, como âncoras da Igreja. Finalizou citando as virtudes heroicas da Irmã Ambrósia e focalizando também ela como uma âncora em nossa vida espiritual e eclesial.

Após a Divina Liturgia, foi exposto o Santíssimo e recitada pelo Metropolita uma longa oração de cura. O Pároco fez a “bênção da saúde”: bênção dos objetos sacros, chaves, roupas, fotos, documentos e medicamentos. O Metropolita e os dois Padres presentes ungiram os romeiros com o óleo santo. A chuva dando uma trégua, todos se dirigiram em procissão ao Monumento da Serva de Deus Irmã Ambrósia, onde foi rezada a oração para obter graças por intercessão da religiosa.

Mesmo com muitas poças d’água quase por tudo e muito barro por causa da chuva persistente, os romeiros foram muito bem acolhidos no enorme centro de eventos da paróquia, onde puderam almoçar tranquilamente e ter um momento de confraternização e também de lazer. A solenidade prosseguiu com a festa popular. A comunidade necessita de fundos para finalizar a reforma da igreja e providenciar muitas outras melhorias.

Serva de Deus, Irmã Ambrósia, ore por nós diante do Senhor!