Reunião do Conselho Episcopal Pastoral

No dia 11 de agosto de 2020, na sede da CNBB Regional Sul 2, situada na Rua Saldanha Marinho, 1266, centro de Curitiba, aconteceu a segunda reunião semestral do CEP, que teve uma importância maior pela participação do Desembargador Fernando Antonio Prazeres e do Secretário da Justiça, Família e Trabalho Mauro Rockenbach.

Os Bispos que fazem parte do CEP são: Dom Jeremias Steinmetz – Presidente da CNBB Regional Sul 2 e Arcebispo de Londrina, Dom José Antônio Peruzzo – Vice-Presidente e Arcebispo de Curitiba, Dom Amilton Manoel da Silva – Secretário e Bispo Diocesano de Guarapuava, Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita, Dom Sérgio Braschi – Bispo Diocesano de Ponta Grossa, Dom Edgar Xavier Ertl – Bispo Diocesano de Francisco Beltrão – Palmas, Dom Mário Spaki – Bispo Diocesano de Paranavaí e Pe. Valdecir Badzinski – Secretário-Executivo.

O Desembargador Fernando Antonio Prazeres é membro do Tribunal de Justiça do Estado e Presidente da “Comissão de Conflitos Fundiários”. Ele tomou o café da manhã com os Bispos e falou sobre os problemas sociais em nível do Estado do Paraná, principalmente a questão das famílias em assentamentos, e os esforços do governo estadual atual em resolvê-los pacificamente e dentro dos parâmetros da justiça social. Os Bispos agradeceram ao Desembargador pela instauração da comissão de conflitos fundiários no âmbito do tribunal de justiça, comentaram as questões relacionadas aos despejos, a situação das propriedades ocupadas e a agricultura familiar. O Desembargador citou o depoimento emocionante da menina Cibele no assentamento Alvorada do Sul.

Iniciando os trabalhos específicos do CEP, reunidos na sala de reuniões, os Bispos fizeram uma vídeo-chamada parabenizando Dom Pedro Marchetti Fedalto, Arcebispo Emérito de Curitiba, pelo aniversário de 94 anos. Dom Pedro expressou grande alegria em ver e ouvir a saudação dos irmãos Bispos. Ele foi presidente do regional por 27 anos. Recordou que o Paraná sempre recebeu bons bispos e isso contribuiu para que o episcopado paranaense tivesse uma caminhada fraterna e de comunhão. Uma característica marcante ainda hoje e que, certamente, permanecerá no futuro. As reações pelas redes foram de muitos parabéns pelas iniciativas e pelos resultados que vão surgindo e efusivos parabéns a Dom Pedro por sua vida longeva e de belo testemunho!

Prosseguindo os trabalhos, foram tratados vários temas pastorais: Palavra de Deus – tema central da 58 AG, Pacto pela vida e pelo Brasil, tema da 6ª Semana Social Brasileira: “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”, lançamento da Cartilha de orientação eleitoral, Novena de Natal 2020.

Para o almoço, os Bispos acolheram o Secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Mauro Rockenbach, acompanhado pelo seu assessor João Henrique Souza Arco Verde e Elizeu Rocha. Mauro é sociólogo e antropólogo. Os interlocutores dialogaram sobre grandes projetos na dimensão social, tanto rural quanto urbana. O Secretário Mauro pediu parceria da Igreja para o atendimento dos mais necessitados através de três grandes projetos que visam a coletividade e o bem comum, por meio de dinâmicas sociais que envolvem as famílias e os grupos. Disse que a Igreja Católica tem capilaridade e respeito diante da sociedade e, por isso, pode prestar uma ajuda importante nos projetos sociais estaduais.

Os trabalhos da tarde se concentraram nas questões administrativas e financeiras e terminaram com uma teleconferência com as lideranças dos organismos, pastorais e movimentos. Participaram da reunião cerca de 30 pessoas de todas as dioceses do Paraná. Entre os assuntos abordados com as lideranças, os Bispos da Presidência falaram sobre como a Igreja do Paraná está vivendo o tempo da pandemia: qual o papel da Igreja, a experiência de Igreja e a experiência de fé, as perspectivas de futuro em situação de pandemia e pós-pandemia. Os demais Bispos do conselho também tiveram a oportunidade de dizer algumas palavras. Mais uma vez ficou demonstrado como os recursos tecnológicos comunicacionais podem ajudar os serviços de evangelização.

Em nome do Conselho Episcopal de Pastoral, Dom Geremias autorizou o retorno dos encontros regionais de pastorais – paulatinamente e com todos os cuidados sanitários. Por fim, o encontro midiático concluiu-se com a oração de uma dezena do rosário pelas vocações, conduzida por Dom Mário Spaki.

Fontes: Pe. Valdecir Badzinski – Secretário-Executivo da CNBB Regional Sul 2

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Karina de Carvalho – Assessora de comunicação da CNBB Sul 2