Reunião do Clero inaugura o Centro Metropolitano de Pastoral em Mallet

Convocada e dirigida pelo Vigário Geral Pe. Edison Luis Boiko e Pároco da Paróquia Sant’Ana de Curitiba, numa das salas do Seminário Menor São Josafat, dia 28 de abril, a partir das 9 horas, realizou-se com os padres da Metropolia um estudo sobre o Projeto “Paróquia Viva: lugar de encontro com Cristo vivo”. Mais precisamente, foi tratado o tema da administração dos bens divinos, dentro dos quais se enquadram também tantos outros bens vistos do ponto de vista cristão. A correta administração dos diversos bens conduz a um modo de vida autenticamente cristão, conforme o ensinamento do Santo Evangelho.

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, que estava realizando a Visita Canônica na Paróquia de Mallet, participou do encontro de estudo sobre a “Paróquia viva” com os padres párocos e vigários paroquiais. O Seminarista Neomir Doopiat Gasperin, que em breve será ordenado diácono e presbítero, também participou.

Houve uma pausa para o cafezinho após a qual o Pe. Metódio Techy, OSBM – Pároco de Ponta Grossa e coordenador da Comissão Metropolitana do MEJ apresentou o plano dos dois encontros desse movimento; e o Pe. Irineu Vaselkoski – Pároco de Mallet e coordenador da Comissão Metropolitana de Catequese apresentou o projeto do Curso de Formação Catequética e discutiu com os padres presentes a organização de duas reuniões de estudos com as catequistas em duas localidades da Metropolia.

O Diácono João Basniak, a cozinheira do Seminário Sra. Sirley Rumoviski, a secretária da Paróquia Sra. Andréia Popovicz Bandachewski e a paroquiana Sra. Teresa Polomanei Prsybyszeuski prepararam um saboroso almoço para os padres presentes ao encontro.

Às 13:30, foram retomados os trabalhos da reunião dos padres. O Ecônomo da Metropolia e Administrador de Antonio Olinto Pe. Arcenio Krefer, OSBM apresentou os estatutos da Metropolia elaborados pelo Advogado Portella e revisado pelo Pe. Boiko. Várias observações foram colocadas e algumas dúvidas foram tiradas em relação ao conteúdo dos estatutos que, depois de passar por mais uma revisão, serão assinados pelo Arcebispo Metropolita e pelos membros do Colégio dos Consultores e registrados em cartório. Após esse procedimento e a emissão de mais alguns decretos metropolitanos é que será criada efetivamente, do ponto de vista jurídico e civil, a Metropolia e a nova Eparquia. Na prática, isso dará autonomia e agilidade administrativa à nova Eparquia e às paróquias da Metropolia.

Alguns padres basilianos tiveram a oportunidade de conhecer o Seminário Menor São Josafat, cujo prédio está passando por um processo de readequação para ser usado também como um Centro Metropolitano de Pastoral, onde serão realizados os cursos de formação catequética, formação cristã e cultural em geral, retiros e encontros. Todos os padres que participaram do encontro pastoral ficaram contentes com o espírito de escuta e diálogo com o qual foram conduzidos os trabalhos. Foram apontados vários problemas pastorais e administrativos, que serão tratados e resolvidos de forma mais definitiva na próxima reunião a ser agendada para o segundo semestre deste ano. Será elaborada uma espécie de vade-mécum para que todos os agentes de pastoral possam atuar com segurança e unanimidade. Diante da demora e dificuldade em formar as comissões metropolitanas de coordenação das pastorais e movimentos e a consequente impossibilidade de fazer um trabalho sistemático e de conjunto no momento, o Metropolita liberou os já indicados coordenadores para que realizem em suas respectivas áreas o que for possível até o final do ano, mesmo não podendo contar com a sua presença.

A reunião terminou pouco antes das 16 horas. Dom Volodemer agradeceu especialmente ao Vigário Geral Pe. Edison pelo trabalho muito bem desenvolvido e manifestou seu contentamento por ter ele agendado a referida reunião de estudos no Seminário Menor, inaugurando assim o Centro Metropolitano de Pastoral. Agradeceu aos padres pela participação e pediu colaboração de todos para que se esforcem na construção de paróquias sempre mais vivas e dinâmicas, melhorando sempre mais e mais.

FOTOS: Metropolia

  1. Seminário Menor São Josafat de Mallet
  2. Reitor do Seminário Pe. Daniel Horodeski celebra a Novena a São Josafat
  3. Novena a São Josafat
  4. Pe. Edison Luis Boiko – Vigário Geral e Pároco da Paróquia Sant’Ana de Curitiba fala sobre a administração dos bens divinos
  5. Arcebispo Metropolita, padres
  6. Pe. Edison
  7. Pe. Metódio Techy, OSBM – Pároco de Ponta Grossa e Coordenador da Comissão Metropolitana do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) fala sobre os encontros do movimento
  8. Pe. Irineu Vaselkoski – Pároco de Mallet e Coordenador da Comissão Metropolitana de Catequese fala sobre o Curso de Formação Catequética e sobre os encontros regionais de catequistas
  9. Pe. Arcenio Krefer, OSBM – Administrador de Antonio Olinto e Ecônomo da Metropolia expõe os estatutos da Metropolia