Retiros do Apostolado em Marcelino e Ponta Grossa

RETIRO DO APOSTOLADO EM MARCELINO

Após um longo período sem poder realizar encontros e retiros presenciais devido à pandemia do Covid-19, entre os dias 27 a 29 de maio do corrente ano, pudemos realizar o retiro do Apostolado da Oração presencialmente. Este retiro realizou-se na Casa de Retiros Nossa Senhora do Amparo, Colônia Marcelino, Município São José dos Pinhais, Paraná. Participaram 73 membros vindos das diversas paróquias do Paraná e Santa Catarina. O retiro foi organizado pela Equipe do Apostolado da Oração da Metropolia, tendo à frente a Coordenadora Irmã Juliane Martinhuk, SMI e a Vice-Coordenadora Irmã Marta Anatólia Marinhak, IUSJ. O tema central foi “Sinodalidade: acolher o chamado e se colocar a caminho”.

O retiro teve início no dia 27/05, às 20 horas, com a Novena (Moleben) em honra a Nossa Senhora, celebrada por Sua Excelência Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita. Em sua homilia, ele destacou a importância da sinodalidade, pois esse era o tema do retiro. Disse ele: sinodalidade é “caminhar com a Igreja”, “caminhar junto”, “caminhar ao encontro”, “caminhar com Maria”, que foi a primeira a viver a sinodalidade, porque fez convergir maximamente os caminhos na realização da vontade de Deus por meio do seu SIM magistral. Quando Maria caminhou ao encontro de sua prima Isabel para levar-lhe a Boa Nova, ela já anunciou a vinda do Messias. Maria e Isabel são duas mulheres fortes e destemidas a serem imitadas pelos membros do Apostolado da Oração, que devem caminhar levando a Boa Nova, convidando os que ainda não fazem parte deste Movimento.

No sábado, na oração da manhã, Irmã Juliane colocou a importância do Espírito Santo nas nossas vidas. Invocar sempre o Espírito Santo em todas as situações do dia-a-dia! Ao levantarmos, devemos nos perguntar: Espírito Santo, o que vamos fazer juntos hoje? No momento de espiritualidade, cada participante recebeu um cartão com um dos dons do Espírito Santo, como convite para a vivência.

Após a oração da manhã, Dom Volodemer conduziu a primeira reflexão, abordando o tema do retiro, com enfoque na espiritualidade do Apostolado da Oração, que se manifesta como uma espiritualidade sinodal. Sinodalidade é uma meta eclesial importante, que se traduz na maior participação e maior sintonia comunitária. Espírito sinodal é a convergência de todos os caminhos, pessoais, comunitários, eclesiais. Em nosso caminhar, devemos ser amorosos, dedicados, justos, respeitosos uns com os outros. Precisamos ser pessoas virtuosas, fortes em espírito. O palestrante enfatizou que o Apostolado da Oração tem uma espiritualidade muito rica e apontou os aspectos sinodais presentes nos pilares do Apostolado da Oração; 1-Oferecimento do dia; 2-Vivência eucarística; 3-Devoção ao Sagrado Coração de Jesus; 4-Devoção a Maria Santíssima; 5-Devoção ao Espírito Santo; 6-Sentir com a Igreja. Falando sobre o contexto contemporâneo de secularização e indiferença religiosa, o Metropolita disse que é necessário fazer defesa da fé cristã e da religião, porque, quando é bem vivida, traz muito valor para o crente. “Devemos nos preocupar em estar sempre no caminho de Deus, na busca da verdade”, disse ele.

Após a importante reflexão realizada pelo Arcebispo Metropolita, tivemos o intervalo para um rápido lanche. Em seguida, o momento de reflexão foi conduzido pela Ir. Juliane com o tema: “identificação com o Coração de Jesus”. Este momento foi conduzido e enriquecido por diversos textos bíblicos que os participantes seguiam na própria Bíblia, trazida para este retiro. O momento foi bastante proveitoso para confrontar a nossa vida com a Palavra de Deus. A partir da afirmação de Jesus que se autodenominou manso, humilde, luz, verdade, vida…, como batizados, os membros do Apostolado da Oração foram convidados a responder: “quem sou?” Após a interiorização, anotaram a percepção de si mesmos e depositaram aos pés da imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Finalizado este momento, o grupo seguiu para o almoço. Retornando às 13h30min, o grupo realizou uma “caça ao tesouro bíblico”, que consistiu em realizar os passos da Leitura Orante de uma forma dinâmica, aproveitando o espaço externo da casa. O texto utilizado para este momento foi de Jo 2,1-11. Os participantes seguiam as pistas que estavam embasadas em textos bíblicos. Foi um momento de rica partilha, oração e comunhão.

Na sala de palestras, Irmã Marta Anatólia fez ensaio de alguns cantos ao Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, Luciane Fagundes Tremba conduziu a preparação para a confissão, a qual se fundamentou no texto do encontro de Jesus com a Samaritana (Jo 4,5-43). Para atender as confissões, estavam presentes o Padre Neomir Doopiat Gasperin, Diretor da casa de retiros, e o Padre Domingos Starepravo, OSBM, que trabalha no Seminário dos Padres Basilianos em Curitiba. Foi bela a participação no Sacramento da Confissão.

Após o lanche e as confissões, os retirantes participaram da oração do terço meditado na gruta do pátio da igreja, o qual foi conduzido pela Catequista Dorotea. Na sequência, tivemos trabalhos em pequenos grupos para refletir e dialogar sobre a Carta pastoral do Sínodo dos Bispos ao clero, aos consagrados e consagradas e a todos os fiéis da Igreja Greco-Católica Ucraniana: “A esperança para a qual o senhor nos chama”. O texto foi dividido, sendo um tópico para cada grupo. Foi bastante proveitosa essa partilha em pequenos grupos.

Às 18 horas, todos nos dirigimos para o jantar e, em seguida, para a igreja Santíssima Trindade, onde foi celebrada a Divina Liturgia e o “Moleben” a Nossa Senhora. O celebrante foi o Padre Neomir. Ao retornar da igreja, os participantes se dirigiram à capela da casa para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi preparado e conduzido pela Irmã Marta.

No domingo, às 07h30, foi servido o café da manhã e, às 8 horas, se fez a oração da manhã, também conduzida pela Irmã Marta. Tendo finalizado o momento de espiritualidade, o grupo foi para a sala de palestras e acompanharam a reflexão realizada pela Irmã Juliane: “O Apostolado da Oração – um caminho do coração”. A fala da irmã foi embasada no documento “Recriação do Apostolado da Oração” e no novo Estatuto, aprovado em 2018, que identifica o Movimento como rede mundial de oração do Papa. Também foram repassadas algumas questões de orientação geral sobre o Movimento.

Concluindo este momento, nos dirigimos para a Divina Liturgia na igreja, que foi celebrada pelo Padre Neomir e cantada lindamente pela própria comunidade local. Após a foto oficial na igreja, todos os participantes seguiram para o almoço, servido no refeitório da casa de retiros. Lá foram feitos os agradecimentos à equipe que preparou as deliciosas refeições – membros da comunidade de Passo Amarelo.

Damos graças a Deus por este retiro, que foi um momento de muita oração, reflexão e partilha. Os participantes retornaram para as suas comunidades cheios de alegria, renovados na fé e no desejo de viver mais profundamente a espiritualidade deste lindo Movimento, que é o Apostolado da Oração. O compromisso assumido foi de ser testemunhas de Cristo e transmitir o conhecimento adquirido, aplicando-o no seu dia-a-dia. Gratidão a todos que dedicaram seu tempo para este importante momento de oração e reflexão. Que o Sagrado Coração de Jesus derrame infinitas graças. Lembremos sempre que não há lugar mais seguro do que estar no Coração de Jesus!

Catequista Dorotea Naconesche

RETIRO DO APOSTOLADO EM PONTA GROSSA

Nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2022, realizou-se o retiro do Movimento do Apostolado de Oração, em Ponta Grossa, na Casa de Oração Josaphata Hordashevska, dirigido pela Equipe do Apostolado da Oração da Metropolia, sob a coordenação da Ir. Juliane Martinhuk, SMI, com a ajuda da Vice coordenadora Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ e dos demais membros dirigentes, tendo a participação especial nas palestras do Pe. Samoel Hupolo.

No dia 24, às 19 horas, com o jantar, foram recepcionados os retirantes. Em seguida, os mesmos participaram do “Molebenh” ao Sagrado Coração de Jesus e de um momento de adoração e “Suplicatsia”, conduzidos pelo Pe. Samoel.

No sábado, dia 25, na parte da manhã, a programação iniciou na capela com um canto ao Sagrado Coração de Jesus. Ir. Juliane falou sobre o Imaculado Coração de Maria. Foi feita a oração da manhã, fundamentada nas Doze Promessas e a Oração do Oferecimento. Dando continuidade, ela falou sobre a Festa de Pentecostes e disse que devemos pedir sempre a iluminação do Espírito Santo, pois o mesmo nos inspira as coisas boas, os Sete Dons. Cada membro recebeu um santinho com um dom, levando-o consigo para rezar e pedir a sua luz; também recebeu uma folha para descrever o que ele é, depositando-a depois numa caixinha aos pés de Jesus.

Passada a palavra ao palestrante Pe. Samoel, ele iniciou falando sobre as 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus. A partir dos textos de São João e São Mateus, refletiu sobre as chagas e tribulações de Jesus. Enfatizou o conselho de Jesus: “Quem quiser ser meu discípulo renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Citou São João da Cruz: “Se quiser seguir, buscar verdadeiramente a Cristo, não busque Jesus sem a cruz. Devemos seguir as pegadas do mestre”.

Prosseguindo, Pe. Samoel abordou o tema sinodalidade, fazendo um apelo para acolher o chamado e se colocar a caminho, caminhar junto, aprender com o coração de Jesus, seguir as suas pegadas. A reflexão foi encerrada com um canto. No retorno do intervalo, ele trabalhou com sete textos da Bíblia, onde estão contidas as palavras que Jesus disse quando estava na cruz.

Após o almoço, foi feita a Leitura Orante – Caça ao Tesouro. Essa leitura foi dividida em quatro momentos em que os participantes procuravam no local indicado as pistas para realizar a leitura orante da Bíblia. As palavras chaves retiradas das leituras foram: porta, árvore, poço, vaso. No primeiro momento, foi feita a leitura; no segundo, a meditação; no terceiro, a oração contemplativa, e, finalizando, no quarto momento, cada um recebeu o compromisso de fazer algo concreto, vivenciar na vida pessoal aquilo que foi refletido comunitariamente.

A seguir, foi realizada pela Neli, integrante da equipe, a preparação para a confissão. Ela abordou a importância do Sacramento da Confissão, incentivando os membros do Movimento a divulgar a importância dos sacramentos na nossa vida, fazer a confissão frequente, pois através desse sacramento nos banhamos no sangue de Jesus, restauramos a graça santificante em nós. Com a leitura do texto de São João que conta a passagem da samaritana, a integrante da equipe Luciane dirigiu a reflexão fazendo o exame de consciência com todos. Pedindo para que fechassem os olhos e acompanhassem o áudio, ela ia relatando cada parte da passagem da samaritana e comparando com a nossa vida. Após a preparação, o padre estava atendendo as confissões enquanto os retirantes rezavam o terço.

Depois, todos foram divididos em cinco grupos para trabalhar a carta do Arcebispo Maior Dom Sviatoslav “A esperança para qual o Senhor nos chama”. Cada participante a si mesmo respondeu às perguntas: O que a Igreja espera de nós diante das dificuldades do mundo? O que Jesus faria se estivesse no nosso lugar?

No domingo, Ir. Juliane explanou o documento sobre a recriação do Apostolado da Oração “Um caminho com Jesus em disponibilidade apostólica”. Lembrando algumas datas históricas, ela enfatizou que o Movimento é uma Rede Mundial de Oração do Papa e consiste em nos fazermos interiormente disponíveis para a missão de Cristo, mostrando que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ela lembrou que se trata de um movimento sólido, com várias âncoras que o sustentam: oferecimento diário, vida eucarística, devoção filial ao Sagrado Coração de Jesus, devoção a Nossa Senhora e ao Espírito Santo, viver e sentir com a Igreja. É uma escola do coração, que nos conduz a uma identificação com o pensar, querer e fazer de Jesus. Finalizou sua fala dando várias orientações práticas e concluiu com a frase: “Não há lugar mais seguro que estar no Coração de Jesus”.

Todos se dirigiram para a capela para a celebração da Divina Liturgia. Ao final, o Pe. Samoel fez a oração e benção de envio dos retirantes. Foi feita a foto oficial e, em seguida, todos se dirigiram ao refeitório para o almoço com o qual encerrou-se o evento.

Neli Terezinha Sobanski Costin