Retiro para catequistas e coordenadores

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2019, sábado e domingo, na Casa de Oração Madre Josafata Hordachevska, em Ponta Grossa, aconteceu o primeiro retiro para coordenadores de catequese e catequistas já formados. O tema das colocações e das dinâmicas foi “conhecendo Jesus por dentro”.

Serviu-se um delicioso café de acolhida. Na introdução, Ir. Dorilde Chiarentin, SMI motivou os participantes a deixarem seus celulares e relógios, entregando o tempo a Jesus.

Às 10 horas, a Catequista Vera Vinharski, ISCJ, a partir do silêncio e concentração, introduziu os catequistas numa sessão de Lectio divina, intercalada por mantras e textos do Evangelho.

Objetivando a aproximação e o conhecimento entre o grupo, aplicou-se a dinâmica da “troca de papéis”. Em duplas, os catequistas trocavam idéias sobre as motivações para o retiro, os valores que cultivam e as alegrias de ser catequistas servidores de Jesus Cristo.

Na parte da tarde, a Ir. Dorilde trabalhou o tema “O perdão abre as portas para Jesus”. Ela o fez através das seguintes técnicas: descendo ao porão do inconsciente, nas profundezas do seu coração, os participantes vasculharam pensamentos e sentimentos negativos, que foram descritos em folha sulfite; na técnica “Gigante espiritual”, cada um contando com as forças da divindade,  conseguiu aniquilar ou eliminar os sentimentos que atrapalham e fazem sofrer.

Em seguida, o grupo caminhou em procissão, cantando e rezando até o poço da Samaritana, fora da casa, onde, aos pés de Jesus, cada participante incinerou  seus ressentimentos e pecados e os substituiu por uma virtude contida no coração de Jesus, formada por balões coloridos, assumindo o compromisso de se esforçar para praticar tal virtude no dia a dia de sua vida.

Durante a palestra sobre o perdão, os participantes rezaram e enviaram mensagens positivas para as pessoas que lhes fizeram algum mal. Conclui-se a palestra confirmando que técnicas ajudam no processo de perdão, porém, a fim de limpar o coração e receber o pleno perdão de Deus, necessário se faz o Sacramento da Confissão.

Às 15h45min, o Pe. Metódio Techy, OSBM discorreu sobre o tema “Quem era Jesus para a Virgem Maria”. Durante a palestra o Pe. Melécio Kraiczyi, OSBM atendeu confissões. Convém ressaltar que todos os participantes passaram pela confissão.

A Catequista Vera Vinharski desenvolveu a dinâmica “Agenda comunitária”, possibilitando aos participantes expressarem seus sentimentos e convicções a respeito de Jesus Cristo.

Ir. Anselma Peremida, SMI ornamentou adequadamente a gruta de Nossa Senhora, onde os catequistas se reuniram para rezar o terço “Maria passa na frente”, coordenado pela mesma.

Após o intervalo do jantar, em torno do altar, os catequistas participaram de uma adoração à luz de velas. Com o Santíssimo exposto no altar e o Menino Jesus envolto em panos debaixo do altar, Ir. Ariane Andruchechen, OSBM explicou a relação entre o presépio e o sacrário. Conduzidos para momentos de contemplação e adoração, cada participante tomou em seus braços o Menino Jesus para um momento pessoal de oração.

O domingo iniciou com a Divina Liturgia, às 7 horas da manhã. O Pe. Metódio incentivou os catequistas a colocarem seus dons e talentos com generosidade a serviço da Igreja e valorizou o esforço de cada um estar se refazendo espiritualmente.

O retiro seguiu com a Ir. Ariane. A partir da projeção de uma série de imagens com as mais variadas cenas, ela gerou entre os participantes uma tempestade de idéias sobre a desumanização do ser humano que está esquecendo Jesus Cristo. Concluiu afirmando que o mau uso das redes sociais escraviza a pessoa e desvirtua os valores cristãos e da família. Na segunda parte da palestra, Ir. Ariane fez referência a São Basílio Magno, salientando que o ser humano, guiado por seus instintos, é capaz das piores atrocidades. Jesus se encarnou e veio se apresentar como único modelo de ser humano a ser seguido. Somente o mestre Jesus pode humanizar os nossos corações. Por meio da oração silenciosa e profunda, podemos conhecer sempre mais o interior de Jesus e divinizar nossas atitudes.

Entre coordenadoras e catequistas, somaram-se 33 participantes, que solicitaram novas oportunidades de oração.

Ir. Dorilde Chiarentin, SMI