Retiro jubilar em Vera Guarani

Um grupo de religiosas da Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana estiveram reclusas da tarde de domingo, dia 29 de novembro, até a tarde da sexta-feira, dia 4 de dezembro, para fazer o retiro espiritual anual, tendo a companhia de duas jubilandas, que celebram este ano seus 50 anos de vida consagrada: Ir. Arcenia Rudek e Ir. Vasselia Ladeka.

O retiro foi dirigido pelo Pe. Antônio Zubek, OSBM – Superior Provincial. Dia 04 de manhã, ele fez a última colocação para as irmãs, celebrou a novena e deu a bênção apostólica. Almoçou e voltou para Curitiba, porque está fazendo uma pós-graduação.

Pelas 16 horas, começou a chover levemente, favorecendo o clima de oração e meditação, além de alegrar muita gente que precisa de muita chuva.

Às 17 horas, foi dado início à Divina Liturgia de encerramento do retiro e celebração das bodas de ouro das Irmãs Arcenia e Vasselia. O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, que havia chegado na parte da manhã, presidiu a cerimônia, que teve a concelebração do Pároco Pe. Sérgio Hryniewicz. Após os “tropários”, foram lidas as biografias das religiosas; biografias muito ricas, que relatam a caminhada de muita superação e trabalho, sendo um belo testemunho de consagração para as novas gerações. Após essas animadoras leituras, as duas irmãs renovaram seus votos religiosos.

Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre as passagens principais de São Sabas e explicou os textos bíblicos do dia. Disse que o jugo da vida consagrada se torna leve, quando o religioso (a) se aproxima de Cristo, quando se deixa dirigir por ele, vivendo na sua presença (Mt 11,30). Desenvolvendo as consequências práticas da Lei de Cristo – Lei do Espírito, o “viver pelo Espírito”, citou os seguintes resultados espirituais: criação de pessoas “espirituais” (Gl 6,1), que são os que internalizam o ensinamento e se conformam a Cristo; frutos espirituais: “mas o fruto do espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio” (Gl 6,22-23); capacitação para a correção: corrigir o faltante com o “espírito de mansidão” (Gl 6,1); capacitação para a convivência: “carregai o peso uns dos outros e assim cumprireis a Lei de Cristo” (Gl 6,2).

Ao final da celebração eucarística, o Metropolita proferiu palavras de louvor e agradecimento pela vida e pelo trabalho das duas irmãs jubilandas, desejando-lhes pelo menos mais um jubileu, o que foi reforçado por um solene “Mnohaia lita”.

Pelas 19 horas, foi servido o jantar festivo, com direito das jubilandas ao bolo e presentes. Ao final da confraternização, antes da partilha do bolo, discursou a Ir. Aquelina Pelek, ICSA, agradecendo e parabenizando suas coirmãs pelos diversos trabalhos prestados. Tomando a palavra, Ir. Arcenia agradeceu por tudo, destacando sua caminhada e a de sua coirmã Vasselia de muito esforço no serviço à Congregação e à Igreja, prometendo continuar com o mesmo ardor. Repetiu-se o alegre “Mnohaia lita”, foi distribuído o bolo e foram entregues os merecidos presentes.

Foi um momento de oração, de fraternidade e de alívio das tensões provocadas pela pandemia e pelos problemas do dia-a-dia.

No dia seguinte, Dom Volodemer celebrou a Divina Liturgia para as religiosas e, sob chuva persistente, abençoada, dirigiu-se para Mallet.

Secretariado Metropolitano