50 anos de presença das Irmãs Basilianas no Brasil

“Ó Senhor Deus, eu te agradeço de todo o coração”

(Sl 138,1)

A presença das Irmãs da Ordem de São Basílio Magno – Delegação Santa Macrina em solo brasileiro teve seu início no ano de 1972, sendo, portanto, o fim de ano de 2022 a abertura dos 50 anos desse jubileu com o término em dezembro de 2023. No dia 30 de abril de 2023, aconteceu o evento celebrativo, dado seu início com a Divina Liturgia em Ação de Graças pela presença da vida consagrada feminina basiliana no Brasil, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cidade de Reserva, Paraná.

Ritos iniciais

Às 9h45min, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, o Bispo Eparca Dom Meron Mazur e demais sacerdotes presentes saíram em procissão da casa paroquial em direção à entrada da igreja, onde foram recepcionados pela Ir. Thays Marcela Hamulak, OSBM com palavras de boas-vindas; com o pão e o sal pela jovem Cibelly Kassyane Stachuk; com flores pela Vitória Sluzala e pela Ir. Ariane Andruchechen, OSBM e Irmãs Basilianas. Em seguida, entoou-se o canto Hrestós Voskrés, Boje sontse, adentrando a igreja.

O Pároco Josafat Roiko saudou as autoridades presentes e motivou a celebração. Ir. Maria Dmetriv, OSBM – Superiora da Delegação Santa Macrina no Brasil cumprimentou cada autoridade e demais participantes. Ir. Lúcia Salkovski, OSBM apresentou de modo breve a história das Irmãs da Ordem de São Basílio Magno no Brasil.

Divina Liturgia

Findada a apresentação, deu-se início à Divina Liturgia Solene Pontifical, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Eparca e demais sacerdotes.

Na homilia, o Arcebispo Metropolita saudou cada uma das autoridades, as Irmãs Basilianas, as Congregações, o Instituto Secular e todos os fiéis presentes. A partir dos textos do Domingo do Paralítico, tempo litúrgico pascal, ele ressaltou o ponto comum das leituras, que focalizam a cura extraordinária realizada por Jesus e por São Pedro. Ao falar do texto do Evangelho, que fala sobre a efervescência das águas na piscina de Bethesda, a verdade é que, seja qual for a circunstância, Jesus se utiliza da situação para revelar-se como o verdadeiro terapeuta, aquele que restitui a vida do corpo, do espírito e da alma. Jesus testa e verifica a fé e a vontade dos doentes: queres ficar curado? O milagre é o sinal de uma ressurreição espiritual, que é o horizonte da nossa vida cristã e eclesial. É o nosso caminho a ser percorrido com os corações ardentes e os pés firmes na estrada e o que precisamos buscar incessantemente, num espírito de conversão permanente. Todas as graças são ressurreições, todas as boas obras são ressurreições, porque é sempre um sair de uma situação não tão boa, para uma situação melhor.

Referindo-se aos 50 anos de presença apostólica das Irmãs da Ordem de São Basílio Magno, Dom Volodemer lembrou o histórico das ações das nossas religiosas. “Certamente, muitos de nós presenciaram muitas outras ações e gestos de atenção, escuta e cura espiritual das Irmãs Basilianas: um gesto de caridade, uma orientação, um aconselhamento, um incentivo, uma palavra amiga, um olhar de compaixão, uma oração compartilhada”, destacou. Agradecendo e louvando, ele concluiu, pedindo orações pelas vocações e bençãos para a missão das religiosas: “Gratidão e louvor a Deus pelas obras curadoras, humanizadoras e divinizadoras das nossas queridas Irmãs. Súplicas e orações ao Senhor da messe para que envie mais operárias, construtoras do Reino e a serviço da Igreja, por meio da Ordem Basiliana feminina! Votos de muitas bênçãos e muitas graças para continuar a história e a vida nesses tempos de tempestades turbulentas, fermentando e fertilizando a história pelo fermento e pelas sementes do Evangelho”.

Felicitações jubilares

Antes do término da celebração, algumas autoridades expressaram suas homenagens pelo Jubileu das Irmãs no Brasil:  o Bispo Dom Meron saudou as autoridades, e, especialmente, as Irmãs da Ucrânia, que, mesmo com a situação da guerra, estiveram presentes; saudou as Irmãs da Argentina e todo povo fiel presente. Disse ele: “Bendito seja o Senhor que olha as necessidades de sua Igreja e nela realiza maravilhas; devemos bendizê-Lo e louvá-Lo, como nos dizem os Salmos. Há 50 anos, fruto de uma iluminação do Espírito Santo e de um ardor missionário, em resposta às necessidades da Igreja Católica Ucraína no Brasil, fixando-se a princípio em Canoinhas, posteriormente em Curitiba e, depois, aqui em Reserva, onde, hoje, reunidos em oração e jubilosos, agradecemos a Deus”. Dom Meron lembrou vários momentos da história das Irmãs Basilianas no Brasil, destacando as situações difíceis, mas que foram superadas pela fidelidade à oração e à cruz de Cristo.

O Superior Provincial da Ordem de São Basílio Magno – Pe. Antônio Zubek, OSBM cumprimentou cada um dos presentes e o povo e disse que celebrar 50 anos é o momento de um retrospecto dos acertos e do que, talvez, não foi tão assertivo. Ele enalteceu a missão das religiosas. “Provavelmente, São Basílio e Santa Macrina têm orgulho de vocês por vocês existirem e doarem a vida em prol daquilo que eles gostariam de fazer hoje em vosso lugar. Vocês são as representantes, certamente, de São Basílio e de Santa Macrina”, enfatizou.

Tomando a palavra em nome do Clero Diocesano, o Pe. Samoel Hupolo dirigiu-se às Irmãs Jubilandas e externou suas felicitações e lhes agradeceu pelo trabalho pastoral nas comunidades, destacando que “caminhamos juntos” nos trabalhos com os padres seculares nas paróquias e comunidades onde as Irmãs estão presentes. “Gratidão pela vossa missão! Mas ela não se restringe somente ao trabalho pastoral, mas também está ligada a área da saúde e a área da educação. Felicitações, Mnohaia e blahaia lita!”, concluiu.

Ir. Mykolaya Romakh, OSBM – Conselheira Geral leu a mensagem de felicitações jubilares, enviada pela Superiora Geral das Irmãs da Ordem de São Basílio Magno – Madre Ir. Marcela Runcan, OSBM. Ela disse que as pioneiras Madre Eusébia Bilas, OSBM, Ir. Anna Zapai, OSBM e Ir. Stefania Kostescka, OSBM, que vieram ao Brasil em 1972, foram aquelas que cooperaram com Deus, ouvindo a sua voz e dando respostas corajosas. “A sua disposição de iniciar uma missão em um novo país para se tornarem mãos amorosas de Deus para todos os necessitados trouxe frutos ricos para a Igreja local”, completou Ir Mykolaya. Ela salientou que, “tendo reconhecido a ação do Senhor em nosso passado, podemos vê-Lo também no presente e no futuro. Por isso, nesse ano jubilar, olhamos para o futuro com esperança, pedindo a Deus a graça de reconhecer os novos horizontes na Ordem e na Delegação”.

Ritos finais

Findados os discursos de felicitações, deu-se os ritos litúrgicos finais e cantou-se as saudações dos “Mnohaia lita”, mencionando cada grupo do Povo de Deus. A celebração encerrou com o canto a São Basílio Magno “O Vacelie Velekiy”.

Após a celebração litúrgica, os convidados foram recepcionados no Debas Buffet & Eventos – Sítio Debas, em Reserva.

Demais presentes na celebração jubilar

Sacerdotes e Irmãos Basilianos: Pe. Soter Schiller, OSBM; Pe. Domingos Starepravo, OSBM; Pe. Januário Prestavski, OSBM; Pe. Paulo Serbai, OSBM; Pe. Elias Marinhuk, OSBM; Pe. Sérgio Ivankio, OSBM; Pe. Ireneu Kraiczyi, OSBM; Pe. André Pistun, OSBM; Pe. Valmor Szeremeta, OSBM; Pe. Inácio Malinoski, OSBM; Ir. Osvaldo Waselkoski, OSBM; Ir. Lucas Lupepsa, OSBM; Ir. João Paulo Vituriano, OSBM; Ir. João Paulo Konopaski, OSBM; e candidatos/seminaristas basilianos do noviciado.

Sacerdotes do Clero Secular: Pe. Joaquim Sedorowicz; Pe. Edson Ternoski; Pe. Neomir Doopiat Gasperin; Pe. Samoel Hupolo; Seminaristas: Eduardo Ternouski e Felipe Onesko.

Irmãs Servas de Maria Imaculada: Ir. Dionisia Diadio, SMI – Superiora Provincial das Irmãs Servas de Maria Imaculada, e Ir. Juliane Martinhuk, SMI, Secretária Provincial.

Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus: Maria Aparecida Pankievicz, ICSCJ – Conselheira Geral; Cecília Tlomaski, ICSCJ – Secretária Geral, e Vera Lúcia Vinharski, ICSCJ.

Irmã Basilianas: Ucrânia – Ir. Mahdalyna Vytvytska, OSBM – Conselheira Provincial; Argentina – Ir. Anastasia Laszkarow, OSBM – Superiora Provincial das Irmãs Basilianas; Ir. Mariela Rotzen, OSBM; Ir. Rosana Anheluk, OSBM; Ir. Mônica Jaciuk, OSBM; Ir. Adriana Barszczuk, OSBM.

Paróquias e Comunidades: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Reserva – Mário Kozan – Presidente-Executivo da e sua esposa Eliane Lopata Kozan e demais fiéis da comunidade; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São José dos Pinhais – Pedro Gugik, Diomar Odete Incote Gugik, Basílio e Ivone Oliniki; Menino Jesus, Canoinhas – Camila Chupel.

Agradecimentos

É com satisfação e júbilo que nós, Irmãs da Ordem de São Basílio Magno, celebramos os 50 anos de nossa presença no Brasil. Essa data representa um carisma desejado e cultivado em vários lugares no decorrer dos anos pela vontade de Deus e por sua graça. Nosso estilo de vida consagrada foi iniciado pelos nossos fundadores São Basílio Magno e sua irmã Santa Macrina; estilo que prioriza a oração, a comunhão, a vivência comunitária e a presença religiosa no meio do Povo de Deus.

A nossa gratidão se eleva primeiramente a Deus, que, mesmo diante das cruzes e dificuldades, esteve sempre presente com seu amor misericordioso quando e onde menos se esperava. Gratidão ao Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e ao Bispo Eparca Dom Meron Mazur por fazerem parte desta caminhada, seja com orações, seja com sua presença de Pastores. Agradecemos ao Padres e Irmãos da Ordem de São Basílio Magno que, durante todo esse tempo, sempre estiveram juntos no auxílio espiritual, ensino, partilha e vivendo como família. Gratidão aos Padres do Clero Diocesano da Igreja Greco-Católica Ucraniana, com os quais realizamos e efetuamos os trabalhos pastorais nas comunidades junto ao Povo de Deus com respeito, solidariedade, ajuda mútua e orações. Agradecemos às religiosas dos diversos carismas presentes em nossa Igreja no Brasil: Irmãs Servas de Maria Imaculada, Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs Catequistas de Sant’Ana, Irmãs Ucranianas São José; somo agradecidas pela presença amiga e companheirismo na vida religiosa consagrada. Os nossos agradecimentos se estendem a todos que fizeram e fazem parte da nossa vida, que colaboraram direta ou indiretamente com o nosso trabalho, com orações, benfeitorias, ajuda nas suas mais variadas expressões.

Que o Senhor da Vida, aceite esse perfume agradável de generosidade de todos, e guarde, ilumine e se faça sempre presente em nosso meio. Assim seja!

Irmãs da Ordem de São Basílio Magno