A Comunidade Santo Antônio de Papanduva, Santa Catarina, pertencente à Paróquia Sagrada Família de Iracema, entre os dias 7 e 13 de junho de 2024, vivenciou três eventos importantes: encerramento das Nove Primeiras Sextas-feiras, Festa do Padroeiro no domingo dia 9, que foi também Festa do Sagrado Coração de Jesus, e dia 13, dia do Padroeiro Santo Antônio de Pádua.
Novena das Nove Primeiras Sextas-feiras
Com as iniciativas do Pároco de Iracema – Pe. Emerson Spack, OSBM e da Coordenadora do Apostolado da Oração em Papanduva – Ir. Lúcia Krominski, SMI e colaboração da Zeladora Sra. Terezinha Kuracz Cimbalista e da Vice Zeladora Sra. Tereza Bodnar Szperun, os membros do Movimento e outros paroquianos tiveram mais uma oportunidade de celebrar a Novena das Nove Primeiras Sextas-feiras. A Comunidade cumpriu mais uma vez o que Jesus revelou à Santa Margarida Maria Alacoque na 12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Em 2022, o Pe. Emerson Spack, OSBM – Pároco de Iracema, além das celebrações da Divina Liturgia de sábado e domingo e nos dias santos, decidiu celebrar nas primeiras sextas-feiras. Assim, todo mês ele vinha confessar e celebrar a Divina Liturgia.
Em 2023, em uma das reuniões mensais do Apostolado de Oração, a Ir. Lucia Krominski, SMI incentivou os membros a fazerem a Novena das Primeiras Sextas-feiras, já que em todas as primeiras sextas-feiras do mês eram celebradas a Divina Liturgia e a Novena ao Sagrado Coração de Jesus. Mesmo que alguns membros já tivessem feito a Novena nos anos passados, todos acataram a ideia.
Relata a Ir. Lucia: “Antes de levar a proposta ao Pároco, não sei se por coincidência ou, melhor, por iluminação divina, na Primeira Sexta-feira de abril 2023, o Pe. Emerson anunciou que iríamos fazer a Novena ao Sagrado Coração de Jesus e que tínhamos a tarefa de divulgar e convidar outros para que fizessem a Novena. Assim, em junho de 2023, iniciamos; e a última celebração da Novena se deu exatamente na Festa do Sagrado Coração de Jesus, no dia 7 de junho. Encerramos as novenas com grande participação e louvor pela graça de chegarmos à 9ª sexta-feira”.
Festa do Sagrado Coração de Jesus e do Padroeiro
Domingo, dia 9 de junho, com início às 10 horas, aconteceu a celebração litúrgica centrada sobre a Festa do Sagrado Coração de Jesus. Mas foi também uma celebração em homenagem ao Padroeiro Santo Antônio de Pádua. Da porta principal da igreja se fez uma entrada solene com o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer, os coroinhas, o estandarte do Apostolado da Oração e outros símbolos do Movimento até o altar.
A Sra. Tatiana Czornei – Secretária do Conselho Administrativo saudou o Metropolita como pai e pastor, cuja presença significa “um momento forte de renovação, mudança interior, crescimento espiritual e fortalecimento na fé”; um encorajamento “para nunca nos desencorajarmos da nossa caminhada, não nos desviarmos da verdadeira fé e da única Igreja!” Em sinal de gratidão, carinho e admiração, sua filha Pietra Czorni Pinheiro entregou ao Metropolita um vaso de flores. Finalizando seu discurso, Tatiana pediu para que todos os presentes abrissem seus braços o mais que pudessem, pronunciando em alta voz: “Dom Volodemer seja bem vindo!” E concluiu: “Dom Volodemer, receba nosso abraço e o carinho de nossa comunidade Santo Antônio!”
O Pároco Emerson Spack, OSBM deu as boas-vindas ao Metropolita e a todos, agradecendo pela presença e pela colaboração e pedindo para que todos rezassem com o Metropolita pelo crescimento espiritual da comunidade.
Além do Pároco, o Pe. Marciano Pensak, OSBM, em sua idade avançada, concelebrou com muita disposição. O coral da Paróquia São Josafat de Prudentópolis, sob a regência da Ir. Celina Sloboda, SMI, abrilhantou a celebração, cantando composições mais elaboradas. O Pároco e a Comunidade católica ucraniana de Papanduva convidaram o coral para cantar nesta ocasião, porque a iconóstase recém-construída é uma miniatura da iconóstase da igreja matriz da Paróquia São Josafat de Prudentópolis, cujo Pároco Dionísio Horbus, OSBM celebra seu Jubileu de Prata Sacerdotal. O Pe. Dionísio não pôde vir para esta festividade.
Iniciando a sua homilia, o Metropolita disse que há grande proximidade entre Santo Antônio de Pádua e Santa Margarida Maria Alacoque. Santa Margarida foi a mística do Sagrado Coração de Jesus no século XVII. Santo Antônio, que viveu entre o final do século XII e início do século XIII, é apresentado com o menino Jesus nos braços, às vezes sobre a Bíblia, significando seu grande amor por Jesus e sua palavra de amor e de salvação, centralizada no Coração de Jesus. Santo Antônio pode ser considerado o precursor da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Prosseguindo, Dom Volodemer explicou a frase que Jesus disse à Santa Margarida em 1690: “Minha filha Margarida, vá e divulgue que o meu coração ama, sofre e ensina”.
Ao final da celebração litúrgica, foi rezada uma breve Novena ao Sagrado Coração de Jesus.
Durante a entoação dos tradicionais “mnohaia litas”, o Metropolita fez um reconhecimento especial pela colocação da iconóstase e o Pároco aproveitou a oportunidade para fazer vários agradecimentos, especialmente à Ir. Celina e ao coral.
A festa continuou com o almoço festivo, serviços de cozinha e diversões populares, sempre acompanhados de uma boa música ao vivo.
Festa do Padroeiro
Dia 12, a partir das 19 horas, a estátua de Santo Antônio de Pádua foi levada de carro para a Paróquia São Sebastião. Às 19:30, foi celebrada a Santa Missa.
Dia 13, quinta-feira, às 09:30, a estátua saiu em procissão da igreja matriz São Sebastião em direção da igreja Santo Antônio. Esta procissão se juntou a outra, da Comunidade ucraniana, que se encontrava nas proximidades da igreja ucraniana. Chegando à igreja, foi dado início à Santa Missa em português.
Celebraram os Padres de Iracema: Pe. Sérgio Baran Ivankio, OSBM – Superior do Convento Basiliano, Pe. Emerson Spack, OSBM – Pároco, Pe. Marciano Pensak, OSBM – Emérito e Pe. Antônio Lachovicz, OSBM – Vigário Paroquial; os Padres latinos: Elizeu Osinski – Pároco de Papanduva, celebrando seus 25 anos de vida sacerdotal, e Pe. Eleandro – Pároco da Paróquia São José de Monte Castelo.
A homilia foi proferida pelo Pe. Antônio Nazarko, OSBM – Vigário Paroquial em Mafra e que esteve celebrando seu aniversário natalício. Ele falou sobre as qualidades espirituais e pastorais de Santo Antônio de Pádua como místico e pregador, que amava a Palavra de Deus revelada em Jesus Cristo e a fazia chegar e tocar profundamente os ouvintes. O pregador exortou a todos a imitar o Santo. Destacou o amor de Santo Antônio aos pobres e desamparados, o que precisa se traduzir para nós “na atenção às pessoas ao nosso redor”. O Pe. Nazarko explicou ainda a simbologia do pão que vai desde o fato de ser um dos principais alimentos até o máximo valor da Eucaristia.
Secretariado Metropolitano