Religiões pelas crianças

Aconteceu em Curitiba, no dia 17 de julho de 2019, o Encontro Nacional das Religiões pelas Crianças. Promovido pela Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC) e realizado pela Pastoral da Criança e o Museu da Vida.

O objetivo do encontro foi o de viabilizar mais um debate sobre a importância da união das religiões pela criança. O evento conseguiu reunir muitos líderes religiosos, juntamente com os jovens das diferentes comunidades de fé, para tratar do fortalecimento da família e as relações de cuidado e de proteção à criança, tendo como tema básico o serviço, o apoio e a responsabilidade em promover a Família Acolhedora em favor do convívio das crianças que vivem em situação de abandono e risco.

O tema do encontro “Família Acolhedora – As relações de cuidado e proteção no serviço de acolhimento”, foi conduzido pela Dra. Jane Valente. Ela enfatizou que “é preciso voltar o olhar para a importância de expandir o serviço de Família Acolhedora no Brasil, que traz inúmeros benefícios para as crianças, diminui custos e envolve a sociedade no problema sério de menores vivendo, de forma transitória ou não, longe de suas famílias de origem”. E foi mediado pelo Rabino Pablo Berman, Membro da Comunidade Judaica do Paraná e Presidente da Rede Global de Religiões pela Criança no Brasil (GNRC).

O evento contou ainda com a participação de representantes e jovens vindos de várias localidades do Brasil, das religiões Católica, Israelita, Anglicana, Muçulmana, Luterana, Candomblé, Batista, Espírita, Messiânica, Luterana e Outras Religiões Evangélicas. A Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, com sede em Curitiba, foi representada pela Coordenadora da Pastoral Familiar Srª Julia Regina Bordun Bertoldi.

A Pastoral da Criança participa da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC) desde o ano 2000, quando iniciou como uma iniciativa da Fundação Arigatou Internacional e com o apoio da Santa Sé. A missão da GNRC é promover uma aliança global de organizações religiosas e pessoas de fé e de boa vontade em diálogo, oração e ação, para defender os direitos e o bem-estar das crianças.

Transmito aqui o caloroso abraço e gratidão da organizadora Maria da Graça e do Dr. Nelson Arns Neumann pela importância dada na representação desta entidade religiosa no encontro.

 

Julia Regina Bordun Bertoldi