No dia 01 de fevereiro de 2025, sábado, foram realizadas celebrações de benção e reinauguração de duas igrejas pertencentes à Paróquia Exaltação da Santa Cruz de Rio das Antas, Município de Cruz Machado: na parte da manhã, foi reinaugurada a igreja Bom Jesus, na Linha Antonina; ao entardecer, a igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Quinta Vicinal, foi abençoada e reinaugurada.
Linha Antonina
A Comissão Administrativa Paroquial, que tomou posse em suas funções em setembro de 2022, coordenada pelo Sr. Adilson Cechin, tendo já feito uma reforma no salão paroquial, decidiu reformar o templo dedicado ao título “Bom Jesus” de Nosso Senhor, que se encontrava já desgastado, com infiltrações, goteiras, pintura desgastada e rachaduras no piso.
A reforma foi realizada em uma única etapa pelo microempreendedor Sr. Everton Danielski, construtor civil, e consistiu no reparo e pintura de todo o telhado, vidros, paredes internas e externas, piso externo e interno, além da instalação de um novo lustre. Destaca-se o empenho da Comissão Administrativa e de toda a comunidade, tanto nas festas como auxiliando nas reformas quando necessário.
Antes do início da celebração, pouco depois das 9h, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch foi acolhido pela Sra. Isonete, que leu o discurso de acolhida, recebeu o pão e o sal dos jovens João Cechin e Luciane Slusarski e uma flor da catequizanda Júlia Kulenetz.
Após a acolhida, iniciou-se o rito da bênção e reinauguração da igreja reformada, começando pela aspersão com água benta da parte externa da igreja, oração e abertura das portas, aspersão da parte interna da igreja e oração em frente ao altar, continuando com a celebração da Divina Liturgia, concelebrada pelo Pároco Clayton Martins Katerenhuk, na presença das Irmãs de São José de Linha Vitória, da Comissão Administrativa Paroquial e de todo o povo de Deus.
Dom Volodemer, proferindo a homilia, falou sobre o novo sacerdócio de Jesus Cristo, o significado da festa de hoje, que é ligada ao Natal, encerrando o tempo litúrgico natalino, e lembrou que o dia 02 de fevereiro é Dia Mundial da Vida Consagrada, fazendo uma homenagem às religiosas presentes. Lembrando a benção de velas, disse que todo cristão batizado deve manter acesa a vela da fé-esperança-amor. Prosseguindo, ele comentou um pouco os momentos da apresentação do menino Jesus no templo: consagração a Deus, revelação ao mundo e revelação do drama de sua missão, drama esse profundamente sofrido por Nossa Senhora. Na iconografia, esse sofrimento é simbolizado pelas sete espadas.
Após a celebração, o Pároco Clayton abençoou as velas trazidas pelos fiéis, por ocasião da proximidade da Festa da Apresentação do Senhor no Templo.
Depois, no salão de festas, o Arcebispo Metropolita foi recebido para um almoço oferecido pela comunidade.
Uma ata, contendo um breve histórico dos trabalhos da reforma, foi lavrada anteriormente e assinada pelas principais lideranças.
Quinta Vicinal
A igreja dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi inteiramente reformada. O novo Conselho Administrativo Paroquial, que tomou posse no dia 26 de agosto de 2023, coordenado pelo Sr. Luis Roberto Bolach, determinou-se a concentrar seus esforços em reformar o templo, que se encontrava bastante desgastado, com infiltrações, goteiras, pintura desgastada, rachaduras no piso, com o sistema de iluminação falhando e muito defasado. Visando repartir melhor os esforços e limitados recursos da comunidade, a Comissão decidiu realizar a reforma em duas etapas, uma externa e outra interna, sendo que a primeira etapa ocorreu em fevereiro de 2024 e a segunda em dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Na primeira etapa, foi reformado o telhado, feita a pintura de toda a parte externa e a troca do piso externo, além da instalação de uma cúpula que deu ao templo uma aparência mais oriental. A etapa interna consistiu na reaplicação de verniz no forro e reparo das partes danificadas pela umidade, repintura das paredes, troca da iluminação e parte elétrica, com a instalação de novos ventiladores, novos lustres e de um novo ícone acima da porta de entrada da igreja, talhado em madeira, além da reaplicação de verniz e reforço nos bancos e troca de todo o piso. O empenho da Comissão e de toda a comunidade foi notável, tanto nas festas como auxiliando nas reformas, desde a limpeza do forro até a retirada do piso antigo, reforma dos bancos e sua retirada com os móveis de dentro do templo, e em vários outros momentos.
Sábado, ao entardecer, às 18h, já sendo Festa litúrgica da Apresentação do Senhor no Templo, a celebração da benção e reinauguração da igreja reformada Nossa Senhora do Perpétuo Socorro seguiu o mesmo roteiro da celebração na Comunidade de Linha Antonina, com o acréscimo da benção da cúpula e de um ícone.
Primeiramente, o Metropolita foi saudado pela comunidade, sendo acolhido pelo Coordenador Luís Bolach, sua esposa Felícia e sua filha Fabiane, que leu o discurso de acolhida, e lhe apresentaram o pão e o sal, simbolizando a Eucaristia e o chamado de sermos “sal da terra”. Em seguida, as crianças da comunidade entregaram a Dom Volodemer um vaso de flores e cantaram o canto “Вітаємо ми всі разом”.
Após a acolhida, seguiu-se o rito das bênçãos, começando pela bênção da cruz da nova cúpula, aspersão com água benta da parte externa da igreja, oração e abertura das portas, bênção do novo ícone acima da porta de entrada na igreja (dentro), aspersão da parte interna da igreja, oração em frente ao altar.
A celebração prosseguiu com a Divina Liturgia, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Pároco Clayton, na presença das Irmãs de São José de Linha Vitória, da Comissão Administrativa Paroquial e de todo o povo de Deus.
Em sua homilia, seguindo mais ou menos os pontos desenvolvidos hoje de manhã na Linha Antonina, Dom Volodemer destacou o simbolismo da luz, presente no Cântico de Simeão e nas velas que seriam abençoadas. Ele parabenizou as lideranças e a comunidade pela reforma completa e bem feita da igreja.
Ao final da Divina Liturgia, o Padre Clayton agradeceu ao Metropolita pela presença e celebração, aos fiéis presentes, às Irmãs de São José e à comunidade que se empenhou em “tornar bela a casa do Senhor”. O Pároco fez ainda a benção das velas trazidas pelos fiéis.
Encerrando a festividade, um jantar foi oferecido pela comunidade no salão ao lado da igreja.
A ata, assinada pelos dirigentes da comunidade, foi elaborada com muitos detalhes sobre a reforma e com várias fotos ilustrativas do “antes e depois” da reforma e do novo ícone.
Secretariado Metropolitano