Reciclagem para catequistas em Curitiba

Sob o lema “sou catequista por vocação e amor”, no dia 31 de agosto de 2019, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Curitiba, realizou-se o terceiro Encontro Regional para Catequistas da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista.

Na oportunidade, estiveram presentes 79 catequistas que se envolveram e participaram ativamente deste dia carregado de atrativos programados para elevar o espírito e anexar novas experiências práticas de catequese aos participantes.

Após a acolhida e um gostoso café, às 09:00 horas, o Pe. Clayton Martins Katarenhuk – Reitor do Seminário Menor São Josafat de Mallet celebrou a Liturgia Divina, cantada com vivacidade e alegria pelos catequistas que, com muito entusiasmo, encheram a igreja com sua presença e com suas vozes.

Terminada a Divina Liturgia, o Pe. Clayton palestrou sobre Catequese e Liturgia, despertando nos catequistas a curiosidade de descobrir na contemplação que a Palavra se faz presente também na natureza e em tudo o que foi criado por Deus pela força da Espírito Santo. O Verbo (Palavra) se fez Jesus e veio morar entre nós. Continuando a tradição bíblica, a Igreja narrou e descreveu fatos realizados por Jesus e a sua atuação enquanto homem e Deus. O Novo Testamento confirma o Antigo e, por Jesus, muitos costumes e leis foram melhorados e passados a limpo. Pela ação do Espírito Santo e com a graça de Deus, os catequistas tornam-se anunciadores da Palavra, escrita na Bíblia, interpretada e confirmada pela Tradição e pelos escritos e ditos dos Santos Padres.

Encerrada a palestra, os catequistas se envolveram na oficina cantada: A Ovelhinha e o Bom Pastor, acrescentando em sua bagagem mais uma novidade prática para ensinar a Palavra às crianças, brincando.

No intervalo do almoço, seguiram as sessões de teatro, encenadas pelas crianças de Curitiba e a segunda peça pelos catequistas de Ponta Grossa. Com o objetivo de cultivar e fazer conhecer o que é a tradição ucraniana, os participantes foram puxados para o caracol da “hailka”, que funcionou como exercício de alongamento para que os catequistas prosseguissem nas oficinas da tarde, despertos, curiosos e atentos.

Formaram-se três grupos: fé, alegria e amor. Estes grupos se organizaram em salas diferentes e a cada meia hora tocava o sino para que os participantes passassem para outra oficina. A Catequista Vera Vinharski, ISCJ apresentou várias sugestões de como ensinar a Bíblia para as crianças. Em um círculo, foram montados diferentes cenários com variados símbolos representando a passagem bíblica a ser trabalhada: A Samaritana, A Criação do Mundo, Moisés, outros. Nestes cenários montados, os personagens, como em um desenho animado, ganham movimento e voz, facilitando o envolvimento dos participantes e a memorização do assunto.

A catequista Ilza Volochen da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora fez os catequistas entenderem que a Palavra cresce e se multiplica como o fermento, quando o anúncio da Doutrina anunciada procede de Deus, pela ação do Espírito Santo. Quem prega suas próprias convicções, oferece um pão sem fermento, imprestável. Com todos os ingredientes em mãos e seguindo os passos necessário para fazer o pão crescer, as crianças podem entender melhor o desenvolvimento da espiritualidade dentro do coração humano.

Finalizando as atividades do dia, o Pe. Eufrem Krefer, OSBM – Pároco, motivou os catequistas a voltarem para as suas comunidades desejosos de colocar em prática todo o aprendizado e concluiu dizendo: “cada catequista trouxe no coração a sua comunidade a qual ama e doa sua vida para fazê-la crescer em graça e sabedoria. Catequista, você é o fermento que faz a Igreja crescer!”

Gratidão aos organizadores: Pe. Eufrem e Ir. Alice Bartoski, SMI, que articularam todas as lideranças da paróquia para a realização deste evento bem-sucedido e acolhido, em espírito de alegria e envolvimento pelos catequistas.

Ir. Dorilde Chiarentin, SMI – Coordenadora geral da Pastoral Catequética