Quinta Vicinal e Palmital receberam o Metropolita

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM esteve nas comunidades católicas ucranianas de Quinta Vicinal e Palmital, pertencentes à Paróquia de Rio das Antas, Cruz Machado, nos dias 25 e 26 de maio para a realização da Visita Canônica.

Quinta Vicinal

Vindo de Curitiba, dia 24 de maio à tarde, o Arcebispo Metropolita chegou primeiramente à sede paroquial em Rio das Antas para conversar com o Pároco Luiz Pedro Polomanei a fim de obter a documentação solicitada, ou seja, o histórico da comunidade e o relatório sobre a situação atual, e se informar sobre a programação da visita em Quinta Vicinal. Tomando um lanche com as Irmãs Servas de Maria Imaculada, seguiu viagem até Linha Vitória, onde se hospedou no convento das Irmãs de São José.

No dia seguinte, às 08h45min, o Sr. Ilário Ksenhuk, o Nhunho, Vice-Presidente-Executivo do CAP, veio buscar o Metropolita e a Ir. Margarete Tabachuk, ISJ, levando-os até a localidade de Quinta Vicinal, situada a mais ou menos 8 quilômetros de Linha Vitória. O Pároco Luiz Pedro e a Ir. Júlia Balkota, ISJ chegaram antes para ajudar a comunidade nos preparativos da recepção, celebração e confraternização.

Às 09h15min, o povo estava reunido em forma de círculo em frente à igreja para receber o Metropolita. Tendo o Arcebispo esquecido a “panahia”, o Pároco foi buscá-la na sacristia. O Metropolita aproveitou o momento para explicar o significado desse símbolo, usado pelos bispos orientais, e para falar um pouco sobre Maria Santíssima. As crianças da catequese entoaram um canto em ucraniano – “Me vitaiem vas”. O catequizando Rafael Siebert falou um verso em ucraniano e sua colega Silvane Sueli Bichewicz entregou um vaso orquídea ao Arcebispo. O Sr. Teodoro Berezowski – Presidente-Executivo do CAP e sua esposa Júlia saudaram-no com pão e sal. “Todos nós aqui reunidos sentimo-nos como uma família à espera da chegada do nosso pai espiritual. … Que Deus vos ajude a levar o amor acender a luz nos corações das pessoas. … Que sob a vossa proteção e bênção espiritual a nossa comunidade se fortaleça e cresça cada vez mais”.

Já no interior da igreja, o Pároco tomou a palavra para acolher o Metropolita com palavras de gratidão e esperança. “O senhor é o Bom Pastor que vem nos encorajar, rezar e abençoar a nossa comunidade para que renovemos a nossa fé e sejamos perseverantes como discípulos missionários trabalhando em prol do Reino de Deus”, pronunciou o Pe. Polomanei. O Catequista e Zelador do Apostolado da Oração Sr. José Ksenhuk leu as intenções e foi iniciada a Divina Liturgia. A homilia foi um momento de diálogo com a comunidade. Após ter explicado o que é Visita Canônica e a nossa identidade católica ucraniana, Dom Volodemer verificou o funcionamento da catequese e do Apostolado da Oração.

Por ser dia santo – Ascensão do Senhor, guardado praticamente por todas as famílias da comunidade, essas compareceram em grande número para receber o Arcebispo Metropolita pela primeira vez. A Divina Liturgia foi bem cantada, pois a maior parte canta com entusiasmo.

Na saída da igreja, foi distribuído o pão abençoado pelo Bispo. As fotos dos grupos comunitários foram feitas na frente da igreja a fim de dar maior respeito ao espaço sagrado. As crianças ganharam pirulitos das mãos do Metropolita; e como esses doces eram também apitos, a garotada produziu um som característico até os consumirem. Foram verificados os livros documentais.

Ao meio-dia, foi servido um saboroso almoço, com a participação de todos os presentes. Logo após o almoço, o Metropolita teve um rápido encontro com os membros do CAP, informando-se melhor sobre seus trabalhos administrativos, observações em relação à vida cristã comunitária e sobre os futuros projetos de melhorias na igreja e no salão.

Finda a reunião, o Metropolita verificou e fotografou a igreja e o salão. Depois, acompanhado pelo Ilário Ksenhuk e Paulo Ksenhuk, ele visitou o cemitério. Paulo é o responsável pela manutenção do mesmo. Aproveitando a proximidade, Dom Volodemer visitou ainda o local onde seria construída a igreja, o local onde foi construída e também o local do cemitério antigo, locais esses situados às margens do alagado da Usina Hidroelétrica de Rio D’Areia. Gerson N. Pirogek (filho do Mariano), Silvane Pirogek (nora), Sra. Pelagia Z. Pirogek e Sr. Mariano Pirogek acompanharam o Metropolita e lhe explicaram como tudo aconteceu.

Retornando ao salão da comunidade, o Metropolita tomou um café, se despediu da comunidade e retornou a Linha Vitória, de onde, recolhendo seus pertences, foi para Rio das Antas, hospedando-se na casa paroquial.

Palmital

Estando hospedado na casa paroquial de Rio das Antas, o Pároco Luiz Pedro Polomanei levou o Metropolita de carro até a localidade de Palmital, distante há uns 15 quilômetros da igreja matriz. As Irmãs Servas de Maria Imaculada Cecília Zamuliaka e Uliane Brecailo já se encontravam na igreja para ajudar nos preparativos.

Às 09h15min, em frente à igreja Nossa Senhora da Luz, as principais lideranças, algumas famílias e um grupo de catequizandos prestaram homenagem ao Visitador. O Sr. Nicolau Wowczuk – Presidente-Executivo e sua esposa Sra. Izabel Granater receberam o Metropolita com pão e sal. “Abrimos nossas mentes e corações para acolher a vossa palavra de orientação e ânimo para seguir em frente”, disse Nicolau. Sob a direção da Ir. Cecília, os catequizandos declamaram uma poesia de saudação de sua autoria: “És Pastor deste rebanho, trazes o cajado na mão. No peito, a Virgem Maria e Jesus no coração. Ao Reverendíssimo Metropolita Dom Volodemer nossa eterna gratidão. Somos comunidade pequena, quase insignificante, mas somos Metropolia, somos Igreja militante, lhe agradecemos pela visita, que nos faz seguir adiante. Como autoridade, viestes ao nosso encontro, com o desejo de nos conhecer, e como católicos comprometidos, queremos vos atender. Assumir o compromisso com mais amor, mais serviço, fazer a Igreja crescer. Seja bem-vindo entre nós, nosso querido Pastor. Te esperávamos com alegria, te acolhemos com amor. Receba o nosso carinho, na singeleza da flor”. O catequizando Luiz Gustavo Wrubleski entregou ao Metropolita um vaso de flores. Os catequizandos entoaram uma canção de felicitações em ucraniano e todos adentraram a igreja. O Pároco Polomanei cumprimentou o Arcebispo Metropolita antecipadamente se prontificando, junto com a pequena comunidade, a cumprir as suas orientações e determinações.

A Divina Liturgia foi cantada partes em ucraniano e partes em português. Destaque-se que o grupo dos homens cantou muito bem. A homilia discorreu sobre a Visita Canônica, a identidade católica ucraniana, a família cristã católica estruturada sobre o Sacramento do Matrimônio. Na última parte de sua fala, Dom Volodemer verificou a organização pastoral da comunidade e deu as devidas instruções.

Após a celebração, todos saíram para fora da igreja. O pão abençoado foi cortado e distribuído aos presentes. Foram feitas as fotos grupais. Dom Volodemer pessoalmente distribuiu doces aos catequizandos. Os membros do CAP tiveram um rápido diálogo com o Metropolita.

Dom Volodemer iniciou um trabalho de criação da Pastoral da Comunicação e da Cultura, falando sobre isso no final da homilia e depois conversando com o jovem Alessandro Sloty, que se prontificou a fazer a ponte comunicacional entre a Metropolia e a comunidade, anotando seu endereço e contatos.

Foi servido o almoço de confraternização no centro de eventos da comunidade, com a participação das principais lideranças com suas famílias.

Despedindo-se e conduzido pelo Pe. Luiz Pedro, o Arcebispo Metropolita visitou a pequena, mas ruidosa cachoeira do Rio Palmital e retornou a Rio das Antas.