Primeiro encontro metropolitano de jovens

Domingo, 08 de março de 2020, um dia alegre e especial para toda nossa juventude da Metropolia Ucraniana Católica de São João Batista, onde, na comunidade da Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade, no distrito de São Cristóvão, União da Vitória, Paraná, nossa juventude se reuniu para o 1° Encontro Metropolitano de Jovens, organizado em conjunto com o Grupo de Jovens Justri, Comissão Administrativa da Paróquia e Pastoral da Juventude Setor 2.

Mesmo com o dia amanhecendo em tons de cinza, logo o brilho e colorido dos primeiros grupos que começaram a chegar por volta das 8 horas da manhã, transformou este cenário, quando, após realizar o check-in, os jovens recarregaram suas energias com um delicioso café da manhã e puderam ter um primeiro contato entre os grupos.

Se fizeram presentes em torno de 280 jovens, vindos com seus grupos das cidades de Mallet, Rio Azul, Antonio Olinto, São Mateus do Sul, Curitiba, General Carneiro, Mafra, Paulo Frontin, Cândido de Abreu, Reserva, Três Barras, Paula Freitas, Carazinho, Iracema, Papanduva, Fazenda Rio Grande, Colônia Marcelino e União da Vitória.

Após o café, todos se dirigiram até a igreja para um momento preparatório à Divina Liturgia, momento este que contou com uma homenagem especial a todas as mulheres, sendo 08 de março Dia Internacional da Mulher. Esta homenagem não poderia ter uma melhor representante, Maria, a mulher mais importante de todas.

Na sequência, um dos membros da Pastoral da Juventude Setor 2, Ir. Juliana Zamulhak, SMI, fez uma mensagem de reflexão, contando com a entrada das cruzes que foram assinadas nos encontros anteriores nas cidades de Rio Azul e Paula Freitas, respectivamente, bem como a cruz símbolo deste encontro, que também recebeu assinatura dos jovens presentes nesta data.

Padre Ricardo Mazurek Ternovski, Pároco da comunidade anfitriã, usou a palavra para dar as boas-vindas a todos os jovens, bem como ao Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, que, com sua nobre presença, abrilhantou ainda mais o encontro com sua vasta sabedoria.

Às 9 horas, com a igreja praticamente tomada por jovens, foi dado início à Divina Liturgia, celebrada pelo Arcebispo Metropolita, concelebrada pelo Padre Ricardo e cantada pelos jovens e comunidade presente. O Padre Rinildo Viera, Congregação dos Padres Piamartinos, atendeu confissões.

Em sua homilia, Dom Volodemer primeiramente fez uma homenagem às mulheres, agradecendo-lhes pela presença e atuação na Igreja. Prosseguindo, ele agradeceu à Pastoral da Juventude, na pessoa do Coordenador, o Seminarista Samoel Hupolo, por estar organizando um evento tão grandioso em tão pouco tempo de trabalho; assim como ao Grupo de Jovens e à Comunidade da Paróquia Santíssima Trindade, que, mesmo sendo a mais nova paróquia, tem apresentado um trabalho valioso frente à Metropolia.

Ainda se dirigindo diretamente aos jovens, Dom Volodemer explanou sobre o sentido da vida, focalizando três aspectos fundamentais: 1ª – dimensão do conhecimento adquirido por meio das diversas ciências e dos estudos, o que é muito importante para os estudantes de todos os níveis; 2ª – dimensão da fé, conhecendo e vivendo as verdades da fé, porque a religião auxilia o ser humano a se transcender, a ver o mundo e a realidade de uma forma mais profunda; 3ª – dimensão da sabedoria de vida ou espiritualidade, mas apropriada aos tempos hodiernos, que exigem muita superação de tantos males, problemas e traumas, geralmente provenientes das relações humanas conturbadas, o que gera feridas emocionais que precisam ser curadas. Explicando um pouco mais essa terceira dimensão, Dom Volodemer disse: que a Psicologia e ciências afins auxiliam grandemente a viver uma espiritualidade cristã completa e correta, se se considerar a vivência do amor; lembrou algumas técnicas da PNL aplicadas na “Oração de amorização: cura do coração” elaborada pelo Pe. Alísio José Pedrini, que conduzem à libertação pessoal; insistiu na prática do perdão; explicou mais detalhadamente o conceito de ressignificação pelo qual cada pessoa deve se questionar e buscar novo valor e significado a seus problemas e provações existenciais.

Finalizada a Divina Liturgia, todos se dirigiram ao espaço exterior da igreja para realizar a foto oficial do evento.

Dando continuidade ao evento, aconteceu a primeira palestra do dia, com o historiador e pesquisador Professor Aloísio Witiuk. Primeiramente, ele homenageou as mulheres, convidando a todos a darem as mãos para assim rezar a Oração da Ave Maria, em agradecimento a Maria, Mãe de todos e mulher mais especial de todas. Continuando, o mesmo abordou o tema do encontro, “Sentido da vida”, indagando a todos sobre o respeito que se deve ter à vida, começando por resgatar os ancestrais, nosso passado, onde toda a trajetória de nossa vida começou, pois é na família que os valores são formados. Comentou sobre a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, sem pré-julgamentos, e o principal: compreender que a vida é bela e o melhor de tudo, um dom deixado por Deus e Ele sempre dá uma segunda chance a quem precisa. O Professor Aloísio também dividiu com a juventude um pouco da sua experiência pessoal de vida e paternidade. Concluindo, citou a linda e poderosa Oração de São Francisco de Assis, que ensina que é preciso perdoar e acreditar em Deus, que tudo sabe e que nos provê no momento certo.

Em seguida, todos se dirigiram ao centro de eventos da Paróquia, no qual após a bênção do Padre Josafá Firman, Pároco da Paróquia São Basílio Magno, que também se fez presente no evento, todos puderam se deliciar com um saboroso almoço, preparado com muito carinho pela equipe da Comissão Administrativa da Paróquia Santíssima Trindade, com o animado e incansável trabalho de um grupo de senhoras.

Iniciando as atividades da tarde, às 13h30min, agraciados pela Mão Divina, que colaborou com toda essa juventude e a presenteou com um céu azul lindo, visto que o tempo teve uma abertura, ao contrário do início da manhã, que estava em tons de cinza. Sob o comando da equipe da Pastoral da Juventude – Setor 2, iniciaram as atividades dinâmicas, os jovens foram divididos em grupos para adivinhar parábolas e perguntas relacionadas ao Evangelho.

Fechando as atividades de reflexão, o Padre Silvano Sumarcz, Pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus, da cidade de União da Vitória, iniciou sua fala com a frase retirada do Canto de Maria “em cada mulher que a terra criou, um traço de Deus Maria deixou” e a Oração da Ave Maria para assim homenagear mais uma vez todas as mulheres pelo seu dia. Prosseguindo, Padre Silvano durante sua fala colocou a pergunta aos jovens: “Qual o sentido da vida?” Pouco depois, anunciou para alegria de toda juventude presente e toda comunidade ucraniana, a presença do querido Bispo Dom Walter Jorge, recém-chegado Bispo Diocesano de União da Vitória, que foi muito ovacionado por todos presentes, ainda recebendo as boas-vindas do Coordenador da Pastoral da Juventude, Seminarista Samoel, bem como do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer. Em poucas palavras, Dom Walter Jorge colocou a importância do jovem se fazer presente na comunidade, de ser a luz que guiará outros jovens no caminho do bem. Para concluir, o Padre Silvano retomou sua fala contando em resumidas palavras a história de Irmã Dulce e encerrou com a Oração do Anjo da Guarda.

Finalizando este evento, o Coordenador da Pastoral da Juventude Samoel Hupolo agradeceu primeiramente a todos os membros da Pastoral da Juventude – Setor 2 pelo apoio e trabalho realizado neste evento: ao Grupo de Jovens Justri, em nome da Coordenadora do Grupo, Fernanda Pelepek,  que também utilizou o espaço para agradecer a todos que se fizeram presentes.

Ao retomar a fala, Samoel repassou as datas dos próximos eventos da Pastoral, convidando todos a já se programarem para se fazerem presentes nestes. Em seguida, os jovens foram convidados a se deslocar até o centro de eventos para concluir este evento com um lanche da tarde, preparado com muito carinho. Antes, porém, Samoel convidou toda equipe da cozinha, do churrasco e todos os integrantes do Grupo Justri, que se empenharam para que esse evento acontecesse, para receber uma calorosa salva de palmas.

E assim, encerrou-se este maravilhoso dia, fundando o 1° Encontro Metropolitano de Jovens.

Texto: Gislene Bartoki – Paróquia de São Cristóvão

Fotos: Wilson Surmacz – Paróquia de Mallet

Postagem: Dom Volodemer – Arcebispo Metropolita – Curitiba