Primeiro encontro de capacitação da Pastoral Familiar

A equipe da Pastoral Familiar da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista realizou no dia 26 de outubro do corrente ano o primeiro Curso de Formação para Líderes em preparação aos Sacramentos do Batismo, Crisma e Matrimônio, no Centro de Formação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus no Município de Mallet.

Estiveram presentes representantes das paróquias e suas comunidades dos municípios de Canoinhas, Cruz Machado, Curitiba, Mafra, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Reserva, São José dos Pinhais e Colônia Marcelino, Três Barras e União da Vitória.

O encontro de formação teve o intuito de ofertar informações e subsídios sobre a estrutura da Pastoral Familiar, seus objetivos em prol da família, orientações sobre como estruturar um grupo de casais e líderes e um grupo de estudo, aproximando-se da realidade das famílias junto às ações da Igreja.

Deu-se também um enfoque teórico para que os líderes e agentes da Pastoral Familiar se aprofundem na doutrina católica e na vivência dos Sacramentos do Batismo, Crisma e Matrimônio, conforme o Direito Canônico, Catecismo da Igreja Católica, documentos, encíclicas e exortações apostólicas.

Esses agentes de pastoral estarão preparados para organizar os encontros-cursos com Pais, Padrinhos e Noivos, que poderão ser estruturados de modo coletivo ou personalizado, conforme a realidade e características de cada comunidade.

Serão realizados outros encontros formativos complementares, que darão mais suporte às atividades pastorais iniciadas nas paróquias e suas comunidades, conforme calendário a ser divulgado posteriormente.

Julia Regina Bordun Bertoldi

A Metropolia agradece de coração o trabalho dos Coordenadores, Palestrantes, o generoso pessoal da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mallet e

agradece também aos casais que estão entendendo a importância dessa pastoral e estão se prontificando e se capacitando para prestar esse nobre serviço às Famílias:

as futuras, as instituídas e bem-sucedidas, às que estão com dificuldades. Tudo isso para o bem do Reino de Deus, da Igreja e da sociedade.

PARABÉNS!!!