Primeira Visita Canônica em Campo Largo

Aos 18 de agosto de 2018, com início às 17 horas, na sala de reuniões da igreja Nossa Senhora da Glória, do rito latino, situada à Rua Ermelino Ribas de Ramos, Vila Campesi, Campo Largo, os líderes do Conselho Administrativo Paroquial (CAP), do grupo do Apostolado da Oração, catequistas, adolescentes do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) e demais membros da comunidade ucraniana São Miguel Arcanjo de Campo Largo permaneceram reunidos, atendendo à convocação para a reunião com o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, por ocasião da sua primeira Visita Canônica.

A sessão iniciou com a oração do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai. O Arcebispo conduziu pessoalmente os trabalhos da reunião. Imediatamente, foram examinados os livros de registros históricos e as condições atuais da comunidade. O Sr. Elcio Baranhuk apresentou o Livro Histórico da Comunidade São Miguel Arcanjo para a apreciação e carimbo da Visita Canônica, acompanhado da apresentação do Livro de Atas pela Sra. Elisangela Krupek Baranhuk. Dom Volodemer aproveitou a oportunidade para elogiar os trabalhos desenvolvidos pela comunidade e deu orientações valiosas quanto à produção e ao arquivamento de documentos da comunidade.

Em seu discurso, o Metropolita explicou seu trabalho desenvolvido em todas as paróquias e comunidades, focalizando as pastorais e movimentos, com previsão de ser concluído ao final de janeiro de 2019. Especialmente, ele explicou a nova metodologia da Visita Canônica, que contempla preferencialmente o todo de cada comunidade e a paróquia como uma totalidade comunitária e eclesial. De posse das informações históricas e dos relatórios da situação atual de cada comunidade, ele juntará tudo num único documento e elaborará uma Carta Pastoral geral dirigida a cada paróquia como um organismo único. Tal documento será entregue à todas as lideranças e comunidades pertencentes à paróquia.

Em relação aos trabalhos com os diversos movimentos eclesiais e pastorais, foram abordados os seguintes: Pastoral da Comunicação; Pastoral Familiar; Projeto Paróquia Viva; Pastoral do Dízimo e Movimento das Romarias.

1) Pastoral da Comunicação. O Arcebispo ressaltou a importância e a necessidade de melhorar a comunicação da Metropolia com as paróquias e comunidades e aproveitou o momento para divulgar o site metropolitano, comentando sobre os avanços conquistados e a luta incessante em busca da perfeição.

2) Pastoral Familiar. A Metropolia está implantando a Pastoral Familiar, mas encontra dificuldades por falta de pessoas preparadas – padres, religiosos e leigos. Destacou ainda a importância de convidar pessoas e capacitá-las para prestar trabalhos pastorais nas comunidades, dando oportunidades às pessoas leigas, sempre ajudando e dando-lhes suporte para torná-las mais atuantes pastoralmente. Ressaltou a importância de se implantar essa pastoral também na Comunidade São Miguel Arcanjo. Por meio de um sistema de comunicação melhor, a Metropolia repassará às comunidades e seus agentes de pastoral as informações e subsídios necessários. O Metropolita chamou a atenção para que se faça a distinção na interpretação das palavras “encontro” e “curso”: “curso” é tido como uma palavra muito acadêmica, didática e escolástica, uma vez que “encontro” é mais associável às atividades religiosas.

3) Projeto Paróquia Viva. Em mais dois anos, até o ano de 2020, espera-se que todas paróquias e comunidades ucranianas da Metropolia tenham aderido plenamente ao Projeto Paróquia Viva com o propósito de reformular o modo de ser Igreja, com um senso de paróquia e comunidade, uma porção da Igreja, fazendo com que as pequenas comunidades como os grupos de Catequese, do Apostolado da Oração e Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) e outros grupos de pastorais ou movimentos vivam a totalidade da paróquia, da Metropolia, da Igreja Católica Ucraniana.

4) Pastoral do Dízimo. Continuando o discurso, o Arcebispo pediu aos fiéis para que vejam o dízimo como um compromisso cristão, uma partilha inspirada no Evangelho, pois se trata da graça divina. A prática do dízimo é uma forma concreta pela qual o cristão manifesta a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, já que é por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitas obras de caridade e de assistência aos menos favorecidos. Pede para que seja criada a Pastoral do Dízimo na comunidade, a fim de que haja espiritualidade e partilha cristã, e não apenas o aspecto financeiro, “que pode cair no puro dinheirismo”.

5) Movimento das Romarias. Dom Volodemer prometeu reorganizar e aperfeiçoar as romarias realizadas na Metropolia: Iracema, Antônio Olinto, Rio das Antas e Vera Guarani. Para isso, os respectivos párocos, com a ajuda de outros padres e também de leigos, passarão por uma capacitação dirigida pelo redentorista Padre Joaquim Parrom – Reitor do Santuário Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. Pretende-se, assim, melhorar as romarias e também divulgar a devoção a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná.

O Metropolita deixou um momento à disposição para perguntas dos participantes, sendo todas respondidas em clima de descontração. O Sr. Mariano Borssuk informou sobre a situação em que se encontra o terreno doado para a construção da igreja São Miguel Arcanjo. O imóvel de 23,960m² está com a Escritura de Sessão e Direitos em nome da Metropolia, uma vez que a comunidade é nova e não possuí CNPJ. Mariano lembrou também que houve uma sobra de terreno e, com isso, foi possível recuar 13 metros da beira da estrada. Ele continuou falando sobre os projetos da construção da igreja e do uso das dependências da igreja Nossa Senhora da Glória, cujos responsáveis mantêm laços de amizade e parceria, confirmados e fortalecidos pelos líderes latinos da Paróquia Santa Cecília, incluindo o Pároco Gerson, que procura ajudar os ucranianos de forma altamente eclesial e fraterna.

Até mesmo em razão de os paroquianos ucranianos Eva Melnik, Lídia Farias e Miguel Daneliu estarem ligados à Paróquia latina nas atividades da Pastoral do Idoso e demais eventos, a parceria se torna mais amigável, significativa e produtiva. Dom Volodemer questionou sobre a quantia em caixa e o Tesoureiro Sr. Miguel Daneliu lhe informou o montante, o que animou ainda mais o Metropolita, pois ficou evidenciado que a comunidade é promissora também no aspecto financeiro. Recentemente, foi aberto uma conta bancária em nome da Metropolia e foi transferido o total para lá, ficando responsável o Padre Arcenio Krefer, OSBM – Vigário Paroquial e pastor da Comunidade São Miguel Arcanjo, até que seja elaborada a procuração para que dois membros do conselho tenham acesso à conta.

Às 18 horas, aconteceu a recepção ao Arcebispo Metropolita Dom Volodemer. O povo o aguardava com muito entusiasmo na entrada da igreja. Ele foi recepcionado pelo casal Elias e Tatiane Cristiane Kuchila: o Vice-Presidente Executivo Sr. Elias fez um breve discurso em ucraniano e a Sra. Tatiane Cristiane Moraes homenageou Sua Excelência em português. Disse Tatiane: “Em espírito de fé e com imensa alegria, neste momento, dirijo-vos a nossa saudação e felicitações por ocasião da vossa visita à nossa Comunidade São Miguel Arcanjo, em Campo Largo. Agradecemos o vosso carinho, cuidado e amor para com a nossa comunidade. Fazemos votos para que todos vossos dias sejam cheios de saúde, alegria e paz! Que o Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor, vos cumule de força e vigor. Santíssima Virgem vos cubra com seu manto divino. São Miguel Arcanjo, seja o vosso guardião! ‘Quem como Deus!’ Que Deus vos abençoe! Na Mnohaia lita!” As meninas Ana Paula Berger Copello e Alexandra Berger Durau entregaram-lhe um lindo vazo de flores e, num gesto singelo e carinhoso, o abraçaram.

Finalizando a recepção, o Pe. Arcenio fez a acolhida ao Arcebispo “como o Pastor e como pai”, reforçando os agradecimentos e pedindo orações e bênçãos aos fiéis da comunidade para que se mantenham sempre perseverantes na vida cristã e na preservação das belas tradições ucranianas. O sacerdote manifestou seu contentamento à frente da comunidade, que é incipiente, mas é muito promissora: “A nossa comunidade é a mais nova, a caçula das igrejas ucranianas no Brasil, mas busca resgatar e manter as tradições, costumes, o rito e a religiosidade trazida pelos avós e que é a base para orientar as nossas vidas. Ainda não temos a nossa igreja e, por isso, o acolhemos nesta igreja latina, que foi a nós caridosamente cedida. Porém, o entusiasmo e a vontade de ter a construção de uma igreja bonita, no estilo oriental é muito grande. É um sonho de todos! Mas estamos muito felizes, porque temos a essência de uma Igreja, que é a Igreja viva, que somos todos nós: famílias pertencentes a igreja ucraniana São Miguel Arcanjo”.

Prosseguindo, todos adentraram a igreja para a celebração da Divina Liturgia presidida pelo Arcebispo e concelebrada pelos Padres Antonio Roik Sobrinho – Superior Provincial, que também atendeu confissões, e Arcenio.

Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre as vocações, pois estamos no mês de agosto, dedicado às vocações fundamentais. Ele enfatizou a importância da participação dos leigos nos trabalhos pastorais. Aproveitou a oportunidade para animar as lideranças locais no sentido de unir as forças para a construção de uma igreja bonita, dentro do estilo bizantino-ucraniano, porque “Deus é belo e merece algo belo”. O Metropolita afirmou que “a comunidade tem tudo para conseguir a construção da igreja”: terreno doado pelo casal generoso; lideranças conscientes; profissionais, como mestres de obra, construtores, marceneiros, eletricistas… Além disso, tem boa organização, união e boa-vontade. Ele lembrou a afirmação da sua primeira visita de que “a comunidade tem um santo forte, o Padroeiro São Miguel, que ajudará a vencer todos os obstáculos e formar uma comunidade exemplar”. E complementou: “todos os crentes, os que têm fé em Deus, os cristãos, católicos, precisam adotar o mesmo lema do Santo Padroeiro – ‘Quem como Deus”!

Ao final da celebração, por ocasião do Dia do Religioso, a comunidade homenageou com muita alegria e gratidão a Irmã Aurélia Romakiv, SMI que já há dois anos vem realizando um trabalho pastoral muito profícuo, com muito tino para atrair as crianças e adolescentes, o que agrada muito aos adultos. O Senhor Arcebispo, auxiliado pelo Padre Arcenio, fez a bênção das flores. Dom Volodemer agradeceu e abençoou a todos presentes.

Em nome da comunidade São Miguel Arcanjo, sempre bem-humorado e brincalhão, o Sr. Mariano Borssuk agradeceu a todos pela presença e colaboração, realçando a alegria da comunidade em ter recebido o “paizão da igreja ucraniana”, que deixou claro seu otimismo em relação à comunidade caçula da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. “Apesar de sermos a comunidade ucraniana mais nova, com sete anos de existência, temos um potencial muito grande em ser um exemplo de organização. Demonstrou entusiasmo ao perceber que tem em sua vanguarda um bom pastor, uma pessoa bondosa, cheia de projetos e sonhos, disposta em apoiar e zelar pelas suas mais novas ovelhas”. O Sr. Borssuk ressaltou ainda uma parte do discurso do Senhor Arcebispo, na qual cita “que precisamos formar uma liderança forte com muita união, participação, com opiniões formadas e bem elaboradas nos projetos de edificações. Que não haja desânimo, nem falta de fé diante das dificuldades que aparecem em nosso caminho”.

Juntamente com os Padres e a Ir. Aurélia, os paroquianos foram recepcionados com o jantar festivo, servido no salão de festas da Paróquia Santa Cecília. Na ocasião, com palavras de agradecimento e a entrega de flores, foram homenageadas algumas pessoas que se destacaram pelos bons trabalhos prestados à comunidade.

Texto: Elisangela Krupek Baranhuk

Fotos: Seminarista Michael Barbusa – Câmera Nikon D7000