Primeira Live da Pastoral da Juventude

Em uma noite com temperatura amena, típica de primavera, 25 de setembro do ano de 2020, exatamente às 20 horas, nas dependências da Escola Saint Joseph das Irmãs Ucranianas de São José, no Distrito de São Cristóvão, Município de União da Vitória, Paraná, iniciou a primeira Live da Pastoral da Juventude da Metropolia Ucraniana no Brasil.

Com o intuito de evangelizar através das redes sociais, levando um pouco da palavra de Deus com músicas e conversas, a Live teve início com a apresentação das Irmãs da Congregação de São – José Marta Anatólia Marinhak e Marina Litvin, junto ao Grupo do Ministério da Música da Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade, composta por Ademar Treuk, Gilmar Treuk e Lucas Uss, tocando e cantando “Música dos anjos”.

Em seguida, os apresentadores Padre Ricardo Mazurek Ternovski, Pároco da Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade, e o Diácono Samoel Hupolo, vindo de Mallet, deram as boas-vindas aos telespectadores que, através das páginas do Facebook e YouTube, puderam acompanhar e retransmitir o evento, bem como divulgaram os patrocinadores e os prêmios que foram sorteados durante esta Live. Prosseguindo, o Grupo Ministério da Música cantou “Porque ele vive”.

O evento contou com a participação dos jovens da Comunidade de São Cristóvão – João Murilo Stachechen e André Luiz Kotoski, que apresentaram em ritmo gaúcho a música “Aleluia”. Após algumas palavras do Padre Ricardo, agradecendo e enviando abraços às pessoas que estavam assistindo a Live, a Equipe do Ministério da Música apresentou “Meu mestre” e “Deus me levanta”.

A esta altura, o Padre Ricardo anunciou a presença do nosso querido Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, que, primeiramente, elogiou a organização do evento, especialmente a Equipe da Pastoral da Juventude na Metropolia, comandada pelo Coordenador Diácono Samoel, bem como o Padre Ricardo e o Ministério da Música da comunidade pelas belíssimas vozes e músicas apresentadas. Ele agradeceu o convite e desejou que o evento fosse um sucesso, o qual, utilizando-se das redes sociais, a palavra de Deus pudesse ser levada a tantos lares.

Continuando com a parte musical, a Live contou também com a participação especial do menino Gabriel Tomczyk da Silva, da Comunidade Ucraniana Sant’Ana do Rio dos Banhados, interior de União da Vitória, a mesma pertencente à Paróquia Santíssima Trindade. Com uma bela voz e o toque do violão, ele cantou a música “Utopia”. Na sequência, o Grupo Ministério da Música entoou “Amar como Jesus amou”.

No decorrer da Live, os apresentadores e animadores Padre Ricardo e Diácono Samoel foram agradecendo aos apoiadores e patrocinadores: Escola Saint Joseph, que cedeu seu espaço para a realização da Live, Escola Coração de Maria da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada de União da Vitória, Borille Telecomunicações, Tornearia São Jorge, Casa do Cereal e Adri e Neo Bordados, que auxiliaram com doações dos brindes para serem sorteados entre as pessoas que compartilhassem e comentassem em suas redes sociais. Também enviaram abraços a todos que assistiam, sendo estes de diversas cidades que a Live abrangia. Entre uma conversa e outra, as músicas “Boje Blestche Tobi”, “Oração da Família”, “Bênção dos lares”, “O sol se põe”, “Orar costuma fazer bem”, “Tu és minha vida outro Deus não há”, “Vou cantar teu amor”, “Nossa Senhora do Brasil”, “Deus está aqui nesse momento”, “Ilumina”, “Alô meu Deus” e “Deixe a luz do céu entrar” foram apresentadas lindamente pelo Ministério da Música. Os sorteios também foram acontecendo: quem assistia a Live pôde concorrer a belíssimos quadros com imagens santas, cuias decoradas juntamente com a erva para o preparo do chimarrão, cesta com produtos, toalhas e camisas bordadas ucranianas.

Após uma breve pausa, os convidados especiais retornaram para mais apresentações. O menino Gabriel emocionou a todos, juntamente com Irmã Marta, cantando a música “Estrelinha” e “Boa noite meu Pai”. Por sua vez, os jovens Murilo e André, com as músicas “Sistema antigo” e “Oh de casa oh de fora” animaram com sua gaita e ritmo gaúcho. Quase finalizando a Live, o Padre Ricardo e o Diácono Samoel fizeram mais alguns sorteios, desta vez sorteando as duas camisetas bordadas e demais quadros com imagens santas que foram abençoados.

Encerrando essa noite de muita alegria e evangelização, onde a palavra de Deus pôde ser transmitida longe, nesse momento tão delicado em que passamos devido à pandemia, nosso querido Metropolita Dom Volodemer, sempre muito gentil e carismático, agraciou a todos com uma bênção muito especial. Louvando a Deus pelo belo evento, agradeceu ao Diácono Samoel e ao Padre Ricardo. Ele agradeceu a cada um que, de uma forma ou outra, contribuiu para a realização do evento: patrocinadores, cantores, músicos, equipe técnica que auxiliou nos bastidores, bem como a imprensa que trabalhou na reprodução – Studio W, com as pessoas de Valdir Wladyka, Álex Wladyka e Michelle Wladyka.

E assim, após três horas de divertida evangelização, com o último sorteio da noite – um belo quadro do Arcanjo Gabriel, pintado pela Ir. Marina Litvin, que vai se especializar em iconografia na Ucrânia, e a canção executada pelo Grupo Ministério da Música “Boa noite meu Pai”, finalizou com sucesso a primeira Live da Pastoral da Juventude da Metropolia.

Texto: Gislene Bartoski

Fotos: Dom Volodemer e Ir. Simone

Postagem: Secretariado Metropolitano