Primeira Divina Liturgia na sede própria em Joinville

O dia de sábado, 13 de julho de 2019, foi mais um dia que se tornou histórico para a Comunidade São Nicolau de Joinville, pois foi o dia da primeira Divina Liturgia celebrada na recém-adquirida sede própria, com o auxílio da Diocese de Joinville.

Desde cedo, o dia do sábado foi intensamente agitado, pois toda a comunidade mobilizou-se para arrumar e organizar as dependências, como fazer limpezas, construir bancos e uma mesa para servir de altar para a celebração litúrgica, verificação da parte elétrica, instalação de projetor para projeção dos textos em telão, arrumar o som, entre outras atividades necessárias. Assim que, às 18h40min, quando o Padre Pároco Jaime Fernando Valus, OSBM, chegou, já estava tudo pronto e havia muitas pessoas aguardando a celebração, que aconteceu às 19:00 horas.

Inicialmente, o Padre Jaime fez a bênção das dependências. Após a recitação das orações, ele realizou a bênção da parte interna e em seguida toda a comunidade o acompanhou na bênção na parte externa, em volta da casa, que a partir de agora é igreja ucraniana de Joinville. Em seguida, iniciou-se a Divina Liturgia, que foi vivamente cantada por toda a comunidade.

Na homília, o Padre Pároco ressaltou que este momento é de grande júbilo, pois concretiza-se o sonho que há muitos anos vinha sendo almejado; sonho este, iniciado com o Pe. Josafat Gaudeda e Pe. Geraldo Daciuk, OSBM (in memoriam), e de toda a comunidade, que durante todo este tempo empenhou-se para adquirir e possuir a sua própria igreja, para assim, rezar e manifestar a sua fé de acordo com o seu próprio rito, com os elementos específicos que fazem parte da própria fé. Foram muitas pessoas que envidaram esforços para que neste dia o desejo de muitos e da nossa Igreja Católica Ucraniana no Brasil se torna-se realidade. Por todas estas conquistas, damos graças e louvor a Deus, bem como agradecemos a todos que se empenharam e continuarão trabalhando para o maior crescimento espiritual e material da Comunidade São Nicolau em Joinville.

Ao final da celebração, com a bênção do Pároco, tomou posse a nova comissão administrativa da comunidade, que ficou composta com o seguinte quadro de membros:  Presidente-executivo – Marcos Martinhuk, Vice-presidente – Jovino Hlenka, Tesoureiro – Eduardo Dutka, Vice-tesoureiro – João Aparecido da Silva, Secretária – Vera Lúcia Komar Hlenka, Vice-secretária – Andréa Gruber Martinhuk e os seguintes conselheiros: Ana Cristina Zubyk Solovi, Mário Korinhoski, Bonifácio Solovi, Luiz Carlos Chapula.

Concluídas as celebrações, foi realizada uma pequena promoção com cachorro quente e bolo, da qual todos os presentes participaram. Foi também um momento de descontração e encontro de toda a comunidade, bem como de troca de ideias para futuras realizações.

Pe. Jaime Fernando Valus, OSBM – Pároco