Presbitério fortalecido com o Neossacerdote Michael

A Metropolia Católica Ucraniana São João Batista ficou ainda mais fortalecida com a Ordenação Presbiteral de um jovem presbítero – Michael de Lima Barbusa, proveniente da Paróquia São Basílio Magno de União da Vitória, ocorrida no dia 31 de janeiro de 2021. É uma Paróquia com características geográficas destacadas, porque, situada na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, cortada pelo majestoso Rio Iguaçu, é formada de comunidades de ambos os estados. Os familiares do neossacerdote são provenientes da Colônia Aquiles Stenghel, Município de Porto União, Santa Catarina.

As cerimônias começaram às 9 horas com a saída em procissão dos celebrantes e assistentes da casa paroquial até a entrada da igreja. A Presidente-Executiva do Conselho Administrativo Paroquial Nádia Zabczuk deu as boas-vindas ao Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e ao Diácono Michael de Lima Barbusa. Completando o significado dos símbolos do momento da recepção, Nádia disse: “Deus na sua infinita misericórdia concede à Igreja e a seu povo esse grande presente – mais um sacerdote, que fará de si mesmo uma oferenda agradável a Deus, será seu ministro e representante aqui na terra”. Os três priminhos do Diácono Michael, Henrique Gabriel Barbusa, Hellen Barbusa e Saiury Freisleben entregaram ao Metropolita um buquê de flores e a Vice-Presidente-Executiva Maria Jucelia Dambroski saudou o Metropolita com pão e sal. O Pároco Josafá Firman cumprimentou a todos os presentes e os que estavam sintonizados pelas redes sociais. Ele acolheu especialmente: o Metropolita, dizendo que a data é “tão especial para a comunidade paroquial, para esta cidade, para toda a Paróquia e para toda a Igreja Católica Ucraniana no Brasil”; e também o Diácono Michael, lembrando-lhe a grandeza da imposição das mãos do Arcebispo, que o tornou Sacerdote que se coloca “a serviço de Deus, da Igreja e de todo o Povo de Deus”.

Sob a entoação do hino litúrgico “Bude imia Hospodnhe”, todos adentraram o santo templo e deu-se início à Solene Divina Liturgia Pontifical, cantada pelos cantores locais sob a regência do jovem Tiago Oszust, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mallet, com os serviços litúrgicos do Diácono Romeu Smach, vindo da Comunidade São Josafat, Boqueirão, Curitiba, e após o rito da ordenação, do Diácono João Basniak de Mallet. Os seguintes sacerdotes concelebraram: Pe. Antônio Zubek, OSBM – Superior Provincial, Pe. Paulo Serbai, OSBM – Chanceler da Eparquia, Pe. Marcos Chmilouski, OSBM – Vigário Paroquial de Ivaí, Pe. Thiago Protexe – Vigário Paroquial da Paróquia da Catedral prudentopolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Pe. Dionísio Zaluski – Emérito, Pe. Neomir Gasperin Doopiat – Vigário Judicial e Diretor da Casa Nossa Senhora do Amparo em Marcelino, Pe. Josafá Firman – Pároco da Paróquia São Basilio Magno em União da Vitória, Pe. Joaquim Sedorowicz – Pároco da Paróquia da Arquicatedral São João Batista de Curitiba, Pe. Ricardo Mazurek Ternovski – Pároco de São Cristóvão, Pe. Clayton Katerenhuk – Reitor do Seminário Menor São Josafat em Mallet, Pe. Basilio Koubetch – Pároco do Santuário Nossa Senhora dos Corais, Pe. Vassilio Burko Neto – Pároco de Dorizon, Pe. Luiz Pedro Polomanei – Pároco de Rio das Antas, Pe. Josafat Roiko – Pároco de Reserva, Pe. Daniel Horodeski – Pároco de Canoinhas, Pe. Valdomiro Pastuch – Vigário Paroquial de União da Vitória. O clero latino estava representado pelo Pe. Silvano Surmacz – Pároco da Catedral de União da Vitória e Pe. Anderson Spgiorin – Pároco de Cruz Machado.

A celebração foi transmitida pelos seguintes meios de comunicação: Studio W de Valdir Adilson Wladyka, auxiliado pela sua Família, vinda de Mallet, pelo Facebook, YouTube e Rádio Educadora Uniguaçu.

Em sua homilia, Dom Volodemer situou o evento num momento ainda muito complicado por causa da pandemia do Covid-19, cujas dificuldades são amainadas pelos momentos litúrgicos do final do período natalino, da Festa dos Três Santos Hierarcas, do Domingo do Filho Pródigo e da Ordenação Presbiteral do Michael. Todos esses momentos estão carregados de iluminadoras mensagens espirituais. O Metropolita destacou o testemunho cristão e eclesial dos Três Santos, porque entre eles está São Basílio Magno, que é o Padroeiro da Paróquia. Na última parte da homilia, foram citadas frases dos Três Santos sobre o Sacerdócio, tão profundamente por eles vivido. Tendo luzes e ensinamentos tão fortes e eloquentes, o Metropolita concluiu: “Fortalecidos e iluminados pelas luzes natalinas, pelas luzes da Palavra de Deus e pelas luzes do ensinamento dos Três Santos, agradecemos a Deus em Cristo Jesus, nas luzes do Espírito Santo, pela graça do sacerdócio vivida pelos nossos presbíteros como luzes orientadoras da fé e pela graça de podermos acolher com muita gratidão e alegria mais um jovem presbítero na pessoa do Michael, desejando-lhe todo o bem e todas as luzes que iluminarão a sua caminhada eclesial e presbiteral, tornando-o mais um forte luzeiro do Reino para o bem do povo de Deus e da nossa Metropolia. Amém!”

Após a grande procissão com os Santos Dons, foi oficiado o rito da Ordenação Presbiteral. O Seminarista Alexandre Hanchuk foi o narrador e explicou o significado dos ritos, símbolos e paramentos sacerdotais. Outros quatro Seminaristas maiores serviram como acólitos. Ao Pe. Neomir foi concedida a função de arquidiácono e ao Pe. Basilio a de cerimoniário. Sempre, em nossas celebrações, os familiares do Ordenando também participam, trazendo para o altar os paramentos e objetos litúrgicos. São momentos de muita emoção e elevação espiritual.

Antes da bênção final, o Metropolita saudou especialmente o neossacerdote, lembrando as fases difíceis de sua vida, que foram superadas com a ajuda dos formadores, familiares e também de pessoas amigas. Comentou um pouco seu trabalho já realizado na Metropolia como Notário, Vice Chanceler e Arquivista, Coordenador da Pastoral da Comunicação. Comunicou que ele vai auxiliar a Paróquia da Catedral em Prudentópolis, mas continuará a prestar os serviços citados na Metropolia. Dada a palavra a quem quisesse felicitar o neossacerdote, o Pe. Joaquim Sedorowicz, falando em nome da Associação Santo André, o acolheu e destacou o espírito de serviço do Pe. Michael. O Pe. Joaquim lamentou o momento pandêmico, que impediu uma participação maciça na celebração. O Pe. Antônio Zubek, OSBM falou em nome da Província Basiliana e, lembrando as qualidades dos Três Santos Hierarcas, desejou ao neossacerdote um ministério sacerdotal exemplar. Representando o Bispo Diocesano Dom Walter e o Clero latino, o Pe. Silvano Surmacz augurou ao Pe. Michael os melhores votos presbiterais. Em nome da Eparquia, falou o recém-ordenado Pe. Thiago Protexe, manifestando alegria por presenciar a ordenação de seu colega de estudo e poder trabalhar juntos em Prudentópolis. O Pe. Josafá Firman, que estava organizando as falas, falou como Pároco e se colocou ao lado do neossacerdote como companheiro de caminhada.

Os discursos prosseguiram com as lideranças paroquiais e os familiares, que entregaram presentes ao neossacerdote. A jovem Deborah Sedor falou em nome da família, leu uma biografia do Pe. Michael e lembrou alguns momentos pitorescos da sua infância. O casal Ana Maria Lessenko Kalichak e Valdomiro Kalichak, líderes da Comunidade São Valdomiro de Aquiles Stenghel, de onde provém o Pe. Michael, manifestaram a grata alegria de ver um filho da comunidade subir ao altar: “Hoje se inicia uma nova etapa em sua vida, um sonho realizado. Nós, que conhecemos sua história, sentimos muita alegria de vê-lo diante do altar, tornando-se sacerdote. Sabemos que não foi fácil chegar até aqui, mas, com sua força de vontade e a graça de Deus, hoje podemos chamá-lo de Padre Michael. Nossa comunidade sente-se honrada em dividir contigo esse momento tão especial”. Giovana Chokailo homenageou o Pe. Michael em nome da Comunidade Paroquial São Basílio Magno. Tendo presenciado a ordenação de mais um filho da Paróquia, com gratidão e alegria ela lembrou alguns pontos fundamentais da espiritualidade sacerdotal, como a entrega e a disponibilidade, e conclui sua fala com profundos votos espirituais: “Nosso desejo neste dia tão grandioso, dia da tua ordenação, é que experiencie a alegria de servir e que seja fiel à missão de evangelizar. Que a sua vida e ministério sacerdotal irradiem luz por onde passar e inspire a todos com quem convive e irá conviver. Que o próprio Cristo, a quem é convidado a imitar, recompense amplamente sua vida de inteira doação ao Reino de Deus. Que a sua vida sacerdotal seja sempre coroada com muitas graças”. O coral prestou uma homenagem especial ao neossacerdote, que, emocionado, fez seus agradecimentos.

A solenidade religiosa foi encerrada com a bênção final, a série de “Mnohaia lita” e a longa sessão de fotos. O momento festivo e de confraternização aconteceu no Restaurante 202, no centro da cidade de União da Vitória. Apesar das restrições pandêmicas, foram momentos de alegria e de encorajamento esperançoso para continuar a vida na fé e no amor a Deus e ao próximo.

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Wilson Surmacz