Posse no novo Arcebispo de Curitiba

A Arquidiocese de Curitiba, que vinha sendo administrada pelo Bispo Auxiliar Dom Rafael Biernaski após o falecimento inesperado de Dom Moacyr José Vitti, aos 73 anos, em junho do ano passado, após sofrer um enfarte, no início de janeiro deste ano o Papa Francisco nomeou o novo arcebispo na pessoa do paranaense Dom José Antônio Peruzzo.

Dom Peruzzo é natural de Cascavel, nasceu em 1960 e foi ordenado padre em 1985. Foi nomeado bispo diocesano de Palmas e Francisco Beltrão pelo Papa Bento XVI em 24 de agosto de 2005 e esteve no comando da diocese desde 11 de dezembro de 2005. Possui mestrado em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Instituto Bíblico em Roma e doutorado pela Universidade Santo Tomás de Aquino, também em Roma, Itália. Seu lema episcopal é: “Fazei discípulos… Ensinai”. Atualmente, exerce a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB e bispo referencial da Animação Bíblico Catequética da CNBB do Paraná.

À época da nomeação, Dom Peruzzo disse que ficou assustado em um primeiro momento, mas que, depois, sentiu comoção. “Com um desafio desta magnitude estou abrindo caminhos e espero que outros também possam percorrer estradas semelhantes e conhecer o quanto a evangelização pede o máximo”, afirmou.

Em solenidade celebrada na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no dia 19 de março, festa de São José, com início às 19 horas, Dom José Antônio Peruzzo tomou posse como o novo arcebispo de Curitiba. O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer presidiu o início da cerimônia. Cerca de 5 mil pessoas acompanharam a celebração no local. Ao todo, 66 emissoras transmitiram a cerimônia ao vivo para todo o Brasil através do sinal da Rede Evangelizar. Autoridades religiosas, civis, familiares, amigos e sacerdotes, estiveram presentes e algumas fizeram uso da palavra para saudar o novo líder da Igreja Católica em Curitiba. A hierarquia católica ucraniana estava representada pela presença do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e do Bispo Eparca Dom Meron Mazur.

O Senhor ilumine a vida e os caminhos do Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo em sua nova missão!

Fonte:
www.cnbbs2.org.br