Pinhalão inaugura igreja

O domingo do dia 11 de fevereiro de 2018 foi muito especial para a Paróquia Santíssima Trindade, que ontem à noite presenciou a bênção e inauguração de sua casa paroquial, e especialíssimo para a pequena comunidade da colônia Pinhalão, recebendo o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM que oficiou a bênção e inauguração da igreja consagrada ao Sagrado Coração de Jesus.

FOTOS – gentileza de FOTO IRIS

Pouco antes das 10 horas, todos os celebrantes, cantores, auxiliares e o povo em geral já estavam posicionados para o início da grande celebração. Primeiramente, em frente à igreja, o Metropolita foi recepcionado pelas lideranças locais. O jovem Presidente-Executivo Rafael Edson Konek deu as boas-vindas com a satisfação de um compromisso comunitário bem cumprido. Em seu discurso em português, mas também pronunciando algumas expressões em ucraniano, ele disse: “Representando a todos aqui presentes, nesta porção do povo de Deus, com muito carinho e amizade, agradecemos a sua presença, neste histórico dia que a nossa comunidade tanto esperou. Dia em que agradece a Deus pelas inúmeras graças alcançadas, dia em que a nossa igreja está sendo abençoada. … Dê-nos a sua bênção de pai e pastor para nunca nos desviarmos da verdadeira fé e da única Igreja. Pedimos sua bênção apostólica para a nossa comunidade que hoje oficialmente inicia uma linda história”.

O casal Miguel Weiwanko e Teresa Krekniski Weiwanko saudaram o Metropolita com pão e sal, conforme a nossa tradição. O menino Michel Weiwanko lhe entregou um buquê de flores. Muito agradecida, na pessoa de seu líder representante, o Presidente-Executivo, a comunidade homenageou seu Pároco Ricardo Mazurek Ternovski, que incentivou, animou e ajudou as lideranças na conclusão da obra. O Pároco, por sua vez, saudando Dom Volodemer, lembrou sua determinação em documento escrito, por ocasião da Visita Canônica, para que a igreja fosse concluída o quanto antes.

Rezadas as orações iniciais e cumprido o ritual da bênção da parte externa da igreja, todos adentraram o templo e o Pe. Ricardo leu o histórico da comunidade, publicado abaixo. Tudo estava sendo devidamente anunciado pela comentarista Sra. Cláudia Snijak – Secretária da Paróquia. Os fiéis acompanhavam a cerimônia com muito interesse e devoção, sendo que a maioria estava participando pela primeira vez de uma bênção de igreja. O próprio Arcebispo introduziu o rito principal, que é a ablução do altar com água, vinho, água rosada e unção do altar com um óleo vindo da Terra Santa, a terra de Jesus. Seguiu a lavação do altar, a unção dos pontos da igreja onde estavam afixados os sete símbolos dos Sacramentos, e oração final.

A celebração continuou a partir do Triságion – Deus Santo…. Em sua homilia, o Arcebispo Metropolita explicou a sacralidade do templo e seu significado fundamental para a vida do povo de Deus: local sagrado de oração, encontro com Deus e salvação. Lembrando o projeto “Paróquia Viva”, que este ano reflete sobre a “Liturgia e vida de oração”, ele exortou os fiéis para o respeito do lugar sagrado e os animou a aprofundarem este elemento tão importante na vida da Igreja.

Concelebraram os Padres Ricardo – Pároco de São Cristóvão e Josafá Firman – Pároco de União da Vitória. O Diácono João Basniak e os acólitos Eduardo Barbosa Araújo e Tiago Henrique Oszust prestaram serviço litúrgico. O coral da Paróquia de São Cristóvão, dirigido pela Ir. Eleutéria Karolus, ISJ abrilhantou a bela e simbolicamente rica celebração.

A presença de outras Irmãs da Congregação de São José, que auxiliaram nos preparativos e também no canto, das Irmãs Servas de União da Vitória e do Seminarista Samoel Hupolo como cantor do coral, honrou a comunidade.

Antes da bênção final, a comentarista Cláudia leu a ata da bênção da igreja, que imediatamente foi assinada pelo Arcebispo Metropolita e pelos Párocos Josafá e Ricardo. O Pe. Ricardo ainda tomou a palavra para fazer os anúncios e dar a palavra final de reconhecimento e agradecimento a quem era devido.

Entoados os diversos “Mnohaia lita”, todos os que quisessem foram chamados para assinar a ata história. Os convidados e todos os paroquianos puderam se servir confortavelmente, apesar da chuva leve que havia começado, de um ótimo almoço, preparado com muito carinho pela comunidade local. Notavam-se sorrisos estampados nos rostos de muitas pessoas, que demonstravam a alegria e santo orgulho de ter levado a cabo a construção da igreja.

Parabéns, Comunidade de Pinhalão! Que o Sagrado Coração de Jesus vos recompense generosamente e vos conceda muitas bênçãos e graças!

BREVE HISTÓRICO DA COMUNIDADE DE PINHALÃO

As informações históricas sobre a comunidade ucraniana Sagrado Coração de Jesus de Pinhalão, município de União da Vitória, foram tiradas em primeiro lugar do livro de atas da referida comunidade e depois completadas pelas pessoas desta comunidade. Outras informações foram fornecidas pelo Sr. Benedito Parastchuk em sua própria residência.

A comunidade do Pinhalão é constituída por pouco mais de 20 famílias, a maioria delas sobrevive da agricultura, e parte delas são famílias de assalariados que desenvolvem trabalhos em fazendas da região.

Antes que se formasse a comunidade ucraniana de Pinhalão, suas famílias pertenciam à comunidade de Rio do Meio, Município de União da Vitória.

A igreja tem como Padroeiro o Sagrado Coração de Jesus. Teve como primeiro pastor o Pe. Nivaldo Koslinski, de saudosa memória.

A comunidade de Pinhalão originou-se do empenho de três pessoas: Miguel Kondrat, Estanislau Weivanko e Ivanira Pachevicz Bilenki, que tomaram a iniciativa de conversar com o Pe. Nivaldo Kozlinski, Pároco de Rio das Antas, sobre a possibilidade de organizar a vida eclesial na Colônia Pinhalão. Isto aconteceu no dia da inauguração da Igreja de Santa Teresinha em Rio do Meio. Neste diálogo, o referido sacerdote indagou o grupo sobre a possibilidade de celebrar a Divina Liturgia em alguma casa da localidade. O Sr. Miguel Kondrat, de bom grado, ofereceu a sua casa. Desde então, as celebrações se realizavam em sua residência por dois anos, até que a comunidade obteve um lugar mais apropriado. A data deste evento não é precisa. Presume-se que foi em 1995. As referidas pessoas são consideradas fundadoras desta comunidade. Provavelmente, no mesmo ano, foi feita a doação do terreno para a construção da igreja: metade foi doada por José Zielinski Primo e Helena Weivanko Zielinski e outra metade por João Kopeck e Catarina Weivanko Kopeck.

No dia 29 de setembro de 1996, houve uma reunião para a construção do pavilhão e da igreja. Nesta ocasião, as onze pessoas presentes se comprometeram com uma doação de uma taxa de R$10,00 para a construção do pavilhão. A Srª. Helena Weivanko Zielinski doou uma novilha para a rifa, que foi lançada para arrecadar fundos para as despesas. Na ocasião, foram arrecadados R$60,00.

No dia 15 de dezembro de 1996, foi formada a primeira diretoria, composta de onze pessoas, cujo primeiro presidente-executivo foi Miguel Weivanko.

No ano de 1997, a Divina Liturgia já estava sendo celebrada no pavilhão da igreja e não mais na casa de família como inicialmente.

No ano de 2006, foi eleita uma nova diretoria, sendo eleito como Presidente-executivo o Sr. José Cezar Bilenki. Esta mesma diretoria foi reeleita no dia em 2008. A partir desta data, já consta nas atas do CAP, a presença do Pe. Irineu Vaselkoski, Pároco da Paróquia de Rio das Antas, e foi o grande motivador para o início da construção desta igreja.

No do dia 25 de janeiro de 2009 realizou-se a bênção da pedra fundamental da igreja Sagrado Coração de Jesus, que foi oficializada por Dom Daniel Kozlinski. Nesta ocasião, foi realizada a Primeira Comunhão de um grupo de crianças.

No ano de 2010, houve a escolha da nova diretoria, sendo eleito como Presidente-executivo o Sr. Eneas Wanderlei de Lima.

No ano de 2015, foi realizada uma nova eleição para a diretoria, na qual o presidente eleito foi o Sr. Rafael Edson Konek, que até o momento exerce a função. Esta eleição foi realizada quando o Pe. Luis Pedro Polomanei atendia a comunidade.

As pastorais que atuam na comunidade são: Catequese e Apostolado. Até então, a comunidade estava sendo acompanhada pelas Irmãs Servas de Maria.

No dia 1º de maio de 2016, a comunidade Sagrado Coração de Jesus do Pinhalão começou a fazer parte da nova Paróquia Santíssima Trindade – São Cristóvão – União da Vitória, tendo como Pároco o Pe. Ricardo Mazurek Ternovski, que desde então acompanha a comunidade, dando ânimo e perseverança, sempre incentivando para o término da igreja, a qual está concluída e sempre aberta aos fiéis. Atualmente, a comunidade está sendo acompanhada pelas Irmãs Ucranianas de São José.