Paróquia Sant’Ana celebra Jubileu de Prata

No domingo conhecido como Nedilha Miasopusna – Domingo da Libertação (abstinência) da carne, dia 19 de fevereiro de 2017, a Paróquia Católica Ucraniana Sant’Ana do Pinheirinho, Curitiba, celebrou com júbilo seus 25 anos de fundação.

No ano de 1968, os descendentes de ucranianos que se encontravam na região sul de Curitiba sentiram a necessidade de criar a sua própria comunidade religiosa. Foi então que, sob o espírito de liderança da Sra. Paulina Hruba Szpak e da família Balaban, e com o auxílio do Seminarista Josafat Gaudeda, hoje sacerdote idoso residente em Cascavel, o Pe. Tarás Oliynek, OSBM iniciou suas atividades pastorais no Bairro Pinheirinho. Com o passar do tempo, a comunidade Sant’Ana foi crescendo e a primeira capela, construída em 1968, já não era suficiente para acolher aos fiéis que ali participavam das celebrações litúrgicas. Deste modo, em 1986, foi inaugurada pelo então Bispo Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM (in memoriam) uma igreja majestosa que, pela sua beleza inconfundível, tornou-se um marco referencial naquela localidade.

A comunidade se expandiu cada vez mais. Em decorrência deste crescimento, muitos descendentes residiam também em outros bairros, como Vila Santa Amélia, Vila São Pedro e Fazenda Rio Grande, que formaram três novas comunidades com suas respectivas capelas: São Nicolau, Nossa Senhora das Dores e Divino Espírito Santo. Em vista deste desenvolvimento e para que pudesse haver um adequado atendimento pastoral aos fiéis, no dia 23 de fevereiro de 1992, através do Decreto nº L. II-113/92 Fls. 009, expedido pelo então Eparca, foi criada a Paróquia Sant’Ana, tendo sua sede situada na Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza, 8228 – Pinheirinho.

Segundo o Presidente-Executivo do Conselho Administrativo Paroquial (CAP) Sr. Dorotey Gaudeda, “a Paróquia atualmente conta com aproximadamente 400 famílias que buscam o conforto espiritual nas igrejas que a compõem. O atual Pároco Edison Luis Boiko não mede esforços em atender a todos, especialmente na ministração dos sacramentos, liturgias e visitas aos paroquianos enfermos. A Paróquia também conta com as pastorais da catequese, dos Movimentos Eucarístico Jovem e Apostolado da Oração e grupo de jovens. Além disso, conta com os imprescindíveis serviços pastorais das Irmãs Catequistas de Sant’Ana e catequistas leigas que exercem papel fundamental na formação religiosa das crianças. Assim, neste ano jubilar, da Paróquia Sant’Ana: gratidão aos fundadores e mantenedores deste templo que na sua essência busca conduzir o seu rebanho para a salvação eterna!”

Merecidamente, dia 19 de fevereiro, a comunidade paroquial celebrou seu Jubileu de Prata. Às 09h30min, com a entoação dos cânticos Pid tviy pokrov e Bude imia Hospodnhe, os celebrantes e acólitos saíram em procissão da casa paroquial e adentraram o majestoso templo. O Sr. Presidente-Executivo acolheu a todos e saudou especialmente as autoridades eclesiásticas. Orientadas pela Ir. Teofania Oribka, ICSA, as crianças da catequese fizeram uma bela homenagem a Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita cantando duas canções religiosas apropriadas, com gestos e coreografia. A seguir, o Pároco cumprimentou a todos os presentes e especialmente o Metropolita e lhe entregou o crucifixo a ser usado na celebração. Seguiu a Divina Liturgia em ação de graças, exemplarmente cantada pelo grupo de cantores da Paróquia jubilar.

Em sua homilia, Dom Volodemer enfatizou a prática da misericórdia, comentando o texto sobre o juízo final (Mt 25,31-46) e alguns trechos da Carta apostólica Misericordia et misera do Papa Francisco com o objetivo de fundamentar e animar a continuidade do projeto “Paróquia viva” e as reflexões e ações para este ano de 2017 que focam a diaconia social. Ele citou um trecho do nº 5 do referido documento, muito significado para os propósitos em pauta: “Agora, concluído este Jubileu, é tempo de olhar para diante e compreender como se pode continuar, com fidelidade, alegria e entusiasmo, a experimentar a riqueza da misericórdia divina. As nossas comunidades serão capazes de permanecer vivas e dinâmicas na obra da nova evangelização na medida em que a ‘conversão pastoral’, que estamos chamados a viver, for plasmada dia após dia pela força renovadora da misericórdia. Não limitemos a sua ação; não entristeçamos o Espírito que indica sempre novas sendas a percorrer para levar a todos o Evangelho da salvação”.

Além do Pároco Edison, concelebraram os reverendíssimos padres: Antônio Royk Sobrinho, OSBM – Superior Provincial, Josafat Gaudeda – vindo de Cascavel, Teodoro Haliski, OSBM – Vigário Geral da Eparquia sufragânea, Mário Marinhuk, OSBM – Superior do convento basiliano de Curitiba, Elias Marinhuk, OSBM – Secretário Provincial e Basilio Koubetch, OSBM – Chanceler da Metropolia. Os Diáconos Romeu Smach e Juliano Cezar Rumoviski exerceram suas funções litúrgicas. Os Seminaristas Diocesanos do Seminário Maior São Josafat serviram como acólitos.

Encerrada a celebração litúrgica, o Pároco fez seus agradecimentos e deu a palavra ao Vereador Sr. Tito Zeglin, que entregou um documento oficial por parte da Prefeitura de Curitiba homenageando a comunidade católica ucraniana jubilar do Pinheirinho. O Vereador também foi homenageado, porque exatamente no dia de hoje, com sua esposa e família, ele celebra 40 anos de vida matrimonial. Seguiram os diversos “Mnohaia lita” e as costumeiras fotos grupais. Um “Mnohaia lita” muito especial foi executado em homenagem às crianças da Paróquia que marcaram sua presença na celebração em número significativo e se apresentaram muito bonito.

Após a celebração, foi servido o almoço festivo nas dependências da Paróquia.

Celebrar 25 anos de fundação da Paróquia Sant’Ana é dar graças a Deus por todos aqueles que fazem parte desta história: pelos que ajudaram na edificação física e, sobretudo, espiritual desta comunidade, todos os párocos diocesanos e basilianos que passaram e deixaram a sua marca indelével. Comemorar este Jubileu de Prata é olhar para o passado e agradecer pelo que foi vivido e se animar para o que ainda se viverá, colocando tudo nas mãos do Senhor, sob os olhares benévolos da Padroeira Sant’Ana. É celebrar e abrir o coração para agradecer a Deus por esta história exemplar. Louvado seja Deus por este momento de ação de graças!

Diácono Juliano Cezar Rumoviski

FOTOS: CRUZEIRO DO SUL

João Simões

Rua Nova Esperança, 601 – Sítio Cercado

CURITIBA – PR

41 3349-4496 / 99905-2252