Paróquia Transfiguração em solenidade jubilar

O dia 30 de julho de 2017 certamente vai ficar bem gravado nos anais da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor em Ponta Grossa e nas cabeças de seus ilustres paroquianos. Em longa celebração, a Paróquia comemorou 400 anos de fundação da Ordem Basiliana de São Josafat, 120 anos de presença basiliana no Brasil, 79 anos de atuação apostólica em Ponta Grossa e região e inaugurou oficialmente o iconóstase. Exatamente no dia 30 de julho de 1617, a Ordem Basiliana, renovada por São Josafat Kuntsevicz, iniciou seu primeiro capítulo. A partir desse momento, a própria Ordem teve um desenvolvimento extraordinário e a Igreja Católica Ucraniana teve uma enorme renovação espiritual e pastoral, principalmente na parte ocidental da Ucrânia.

Esse mesmo dinamismo de vida monástica vivida evangelicamente e dedicação sacrificial à Igreja e ao povo de Deus, em união com o Papa e seu sábio magistério, os padres e irmãos basilianos trouxeram para as terras brasileiras e encarnaram em seus conventos e nas almas dos imigrantes ucranianos que para cá vieram, fugindo das guerras e da miséria em busca de melhores condições de vida.

Sob a iluminação alegre e bondosa do sol, que amenizou a temperatura invernal, a celebração iniciou às 09h30min com a procissão dos celebrantes e parte do povo, com alguns símbolos e estandartes, saindo da casa paroquial e se posicionando em frente à igreja. A igreja estava repleta de fiéis que assistiam à entrada dos diversos símbolos religiosos referentes às pastorais, movimentos e padroeiros da própria igreja matriz e de suas duas capelas-comunidades.

Com a entrada dos celebrantes, os Bispos Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita e Dom Sérgio Artur Braschi – Bispo Diocesano de Ponta Grossa foram recepcionados pelas lideranças locais. O jovem casal José Bardal e Valdenice Schastai Bardal fez a saudação aos Bispos e Padres. Hoje para nós é um dia especial, dia de festa e alegria. Porque temos a oportunidade de celebrar solenemente, junto com vocês, Basilianos, o vosso jubileu, e que é nosso também, pois somos uma Paróquia Basiliana”, disse José, e lhes transmitiu votos de motivação eclesial: “Para que as celebrações jubilares renovem em todos vocês o entusiasmo, a sabedoria e a coragem na vossa missão na Igreja de Cristo. Que São Basílio e São Josafat sejam para vocês grandes inspiradores de vida comunitária, de unidade e missão”. Finalizado o discurso, conforme pede a nossa tradição ucraniana, os jovens Guilherme Kuxma e Fernanda Kozan saudaram o Metropolita com pão e sal.

Acompanhados pelas catequistas, os membros do Movimento Eucarístico Jovem e os catequizandos fizeram uma apresentação muito bonita, cantando duas belas canções religiosas em português, a segunda acompanhada pelo teclado-piano. Mesmo que o grupo é grande, percebeu-se boa afinação das vozes infantis, o que criou um clima angelical.

Seguiu a leitura da história das comunidades com a apresentação dos quadros de seus respectivos padroeiros. A história da comunidade da igreja matriz Transfiguração de Nosso Senhor em Ponta Grossa foi lida por Rogério Luis Maximiv e Andréia Ostrufka Maximiv. Lurdes Stadnek apresentou o histórico da comunidade de Wenceslau Braz. A história da jovem comunidade católica ucraniana do Parque Nossa Senhora das Graças teve a apresentação de Dirce Homenchuk. Foi longa a apresentação histórica, mas fez a assembleia reconhecer os diversos líderes e inúmeros colaboradores que colocaram sua parcela de contribuição, muitas vezes com sacrifício pessoal e familiar, a fim de que o bem maior da comunidade eclesial prevalecesse e Reino de Deus ficasse mais próximo.

O jovem e dinâmico Pároco Metodio Techy, OSBM encerrou o momento da apresentação cultural e da acolhida, lembrando um pouco os desafios e dificuldades por ele enfrentados na administração da Paróquia, que foram superados com o toque da graça divina e ajuda de bons paroquianos colaboradores, líderes que amam a Igreja e se dedicam generosamente à sua comunidade. Em sua saudação, o Pároco salientou a responsabilidade de cada um diante da história tanto pessoal quanto comunitária, buscando o significado da festividade jubilar. Disse ele: Certamente nós já ouvimos dizer ou até mesmo falamos que ‘colhemos frutos daquilo que plantamos ou que vamos colher conforme semeamos’. Celebrar um jubileu é colher frutos de um determinado período de tempo e, ao mesmo tempo, planejar o futuro para que esta história continue a acontecer, ou seja, que novas sementes sejam lançadas e novos frutos sejam colhidos. Falar assim é afirmar que a história se faz a partir de nós e que em nós se reflete toda uma realidade histórica. Esta realidade histórica que vem impressa em nosso ser, em nossa família, nossa comunidade ou grupo nos enche de responsabilidade em mantê-la viva, em não a interromper e, se for preciso, corrigi-la… Celebrar a história é ver-se dentro dela e perguntar-se: o que eu fiz, o que deixei de fazer ou o que posso fazer por ela? Celebrar a história é elevar os olhos aos céus e bendizer a Deus por todas as maravilhas vividas. É olhar ao nosso redor e agradecer a cada um e a cada uma que fez e faz esta história acontecer. É agradecer por ser eu também responsável por ela”. O Pe. Metodio apresentou a placa comemorativa por ocasião da bênção do iconóstase e convidou o Metropolita para oficiar a bênção do iconóstase, auxiliando-o na execução do rito.

Logo foi dado início à Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Volodemer e concelebrada pelo Bispo Diocesano Dom Sérgio e 15 padres. Frei Pedro Paulena da Ordem Franciscana dos Capuchinhos aceitou o convite e participou alegremente da celebração. Todos os demais padres concelebrantes são basilianos: Pe. Antônio Royk Sobrinho – Superior Provincial; Pe. Metódio Techy – Pároco em Ponta Grossa, Pe. Mario Marinhuk – Superior do Convento São Basílio de Curitiba; Pe. Antônio Zubek – Superior do Convento de Prudentópolis, Pe. Sérgio Baran Ivankio – Superior do Convento e Noviciado Basiliano de Ivaí, Pe. Domingos Starepravo – Mestre de Noviços em Ivaí, Pe. Teodoro Hanicz – Diretor de Estudos da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno de Curitiba, Pe. Mario Prechasniuk – Pároco em Guarapuava, Pe. Tarcísio Zaluski – Redator do Jornal Pracia e da Revista Missionário, Pe. Émerson Sérgio Spack – Pároco em Roncador, Pe. Francisco Kochmanski – Vigário Paroquial em Iracema, Pe. Paulo Markiv – Pároco em Irati, Pe. Melécio Kraiczyi – Vigário Paroquial em Ponta Grossa e Pe. André Pistun – Vigário Paroquial em Prudentópolis. O Diácono Elton Estefano Wonsik, OSBM, residente em Prudentópolis, exerceu sua função litúrgica. Dois noviços de Ivaí serviram de acólitos. O coral formado por estudantes basilianos de Filosofia e Teologia de Curitiba e noviços de Ivaí abrilhantou a solenidade com o canto bem executado, suave, e novas melodias.

Em sua homilia, Dom Volodemer homenageou o Bispo latino presente e, na pessoa do Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM – Superior Provincial, homenageou a todos os padres, estudantes e noviços basilianos por ocasião do grande Jubileu. Depois, ele falou sobre o significado do iconóstase no sentido teológico, litúrgico, catequético e espiritual. O iconóstase com seus ícones comunica visualmente a realidade de Cristo; é uma teologia e catequese em cores. No sentido prático-espiritual, “é preciso contemplar o belo para não cair em depressão” (Augusto Cury); “é preciso contemplar o belo para não cair em desespero” (Papa Francisco), citou o pregador. “A contemplação é transformadora, transfiguradora: o ícone contemplado se torna ícone vivo em nós”, explicou Dom Volodemer.

Ao final da celebração, foi dada a indulgência plenária, concedida pelo Santo Padre Francisco à Ordem Basiliana de São Josafat por ocasião do Jubileu. O Pe. Royk e Dom Sérgio tomaram a palavra para fazer seus pronunciamentos de felicitação. Também Filomena Procek – Diretora Geral do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus fez uso do microfone para parabenizar a Ordem Basiliana e, especialmente, a Paróquia e manifestar seu contentamento pelo fato de seu fundador Pe. Cristóforo Myskiw, OSBM e membros de seu Instituto terem participado significativamente da estruturação da comunidade católica ucraniana de Ponta Grossa.

O Sr. Roberto Camargo, lembrando os grandes fundadores São Basílio e São Josafat, prestou uma emocionante homenagem aos Padres Basilianos: Foi nesta seara plena de significados que a Ordem de São Basílio Magno trilhou o seu caminho até os dias de hoje, uma missão condecorada com uma fé inabalável. São 400 anos de fidelidade a uma missão que a cada dia se fortalece, porque suas raízes são profundas e frondosas – assim são os Padres missionários Basilianos… Uma chama que continua acesa nos dias atuais, iluminando e despertando corações para que, a exemplo de São Josafat, venham empenhar-se como missionários na caminhada da Igreja”. Reconhecendo os diversos serviços pastorais prestados pelos religiosos basilianos, Roberto continuou: “Foram vocês, queridos padres, que acolheram nossos antepassados em terras brasileiras e continuam nos aquecendo com o calor da cultura, arte e espiritualidade ucraniana. Sua presença de verdadeiros amigos na fé, homens simples, mas cheios de convicção e coragem, inteligência e sabedoria, nos enchem de orgulho de fazermos parte da família basiliana”. Finalizando seu discurso com efusivos parabéns, ele concluiu: “Nós, as Pastorais e Movimentos desta Paróquia, desejamos aos diletos filhos de São Basílio e irmãos do fervoroso monge e zeloso sacerdote, bispo e mártir da Igreja Ucraniana – São Josafat, que possam eficazmente encarnar com bravura os valores e ideais destes dois modelos que delinearam o carisma de vossa benemérita Ordem Basiliana. Que os valores da vida comunitária e a realização do desejo de Cristo ‘que todos sejam um’, encarnados e vivenciados heroicamente por São Josafat, possam ser manifestos com renovado dinamismo e perpetuados nas futuras gerações”.

Adotando o critério da representatividade, foram entregues memorandos e lembranças às seguintes pessoas: Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, representando os seus antecessores já falecidos Dom José Martenetz, OSBM, Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM e Dom Meron Mazur, OSBM – o primeiro Bispo Eparca de Prudentópolis; Bispo da Diocese de Ponta Grossa Dom Sérgio Artur Braschi, representando toda a Igreja Latina e sua participação na história da Igreja Católica Ucraniana e da Ordem Basiliana no Brasil; Superior Provincial da Província brasileira São José Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM, representando os seus antecessores e representando a Ordem Basiliana da Província Brasileira e das províncias de outros países; Diretora Geral do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus Filomena Procek, representando o Instituto e em reconhecimento pela sua importância e participação na fundação e na história desta comunidade paroquial; Superiora da Comunidade das Irmãs Servas de Maria Imaculada de Ponta Grossa Ir. Roberta Badelhuk, SMI, representando toda a Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, em agradecimento pela sua presença e participação na história desta Paróquia; Superior do Convento Basiliano de Ivaí Pe. Sérgio Baran Ivankio, OSBM, representando seu convento e o Noviciado Assunção de Nossa Senhora de Ivaí, em agradecimento pelo empenho desta comunidade na formação dos novos membros da Ordem Basiliana; Superior do Convento Basiliano de Curitiba Pe. Mario Marinhuk, OSBM, representando os basilianos residentes na capital paranaense e o centro de formação acadêmica de Filosofia e Teologia dos Seminaristas Basilianos, em agradecimento pelo empenho desta comunidade na formação dos novos membros da Ordem Basiliana e presbíteros da Igreja de Cristo; Sr. João Broniski – Presidente-Executivo do Conselho Administrativo Paroquial da Paróquia Transfiguração, representando toda a comunidade paroquial de Ponta Grossa, todas as famílias que fizeram e fazem parte da história desta comunidade, todas as pastorais e movimentos, todos os conselhos administrativos do passado e do presente, “todos aqueles que amam a nossa Igreja, ele que se entrega totalmente pelo bem da comunidade e amor à Igreja; ele que tem a alma basiliana e que representa a alma de todos os paroquianos, pois foi eleito pela comunidade e a ela representa”; Pe. Metódio Techy, OSBM, atual Pároco, “representando todos os sacerdotes, párocos e auxiliares que passaram por esta comunidade ao longo de sua história, convidado como forma de agradecimento a reconhecimento por tudo que fizeram e que fazem pelo Reino de Deus e pelo auxílio espiritual de todos os paroquianos”.

A bela e motivadora solenidade, muito bem organizada, finalizou com o almoço de confraternização, congregando representantes basilianos, dos institutos de vida consagrada, paroquianos das comunidades e amigos latinos da Paróquia Transfiguração.

A Paróquia Transfiguração merece um reconhecimento destacado como um todo, porque nos últimos anos subiu a um nível administrativo e pastoral muito bom e agora, com o Jubileu Basiliano, tem um brilhante e qualificado coroamento com a construção do iconóstase. Parabéns, Ordem Basiliana! Parabéns, Basilianos do Brasil! Parabéns, Paróquia Transfiguração!