Papanduva em festa jubilar

A Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada celebrou mais um Jubileu de Diamante de sua presença missionária e educacional em território brasileiro-ucraniano. Foi em Papanduva, Santa Catarina, nos dias 22 e 23 de outubro. Celebrou-se especialmente os 75 anos da Escola Menino Jesus.

Dia 22, com início às 19:15h, no centro de eventos da comunidade, houve uma tarde cultural de três horas de duração, sob a coordenação geral da Professora e Coordenadora Sra. Márcia Hunka. Foi apresentada em imagens a história da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada e a chegada das religiosas ao Brasil e a Papanduva. A história da Escola Menino Jesus foi sendo aos poucos narrada. Todas as diretoras, professoras, funcionárias, famílias e alunos que fizeram parte da história do colégio foram homenageados, muitos especialmente destacados e presenteados. Todas as 13 turmas, desde o maternal até o 5º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar algum número e o fizeram com muito empenho. As coreografias das danças, muito bem ensaiadas por uma ex-aluna e professora de balé Valdene Cividini Pagmissat, deram um colorido especial ao evento. Os discursos do apresentador Hilário Schulka, da Vice Superiora Provincial Ir. Terezinha Stoski, SMI, da Diretora Ir. Olga Truch, SMI e dos demais oradores focalizaram a filosofia educacional da instituição: escola mais família é igual à criança feliz; escola e família é uma parceria que dá certo; escola e família formam uma única equipe. A Escola Menino Jesus é um livro que todos escreveram junto. Seus profissionais e auxiliares atuaram como uma grande família e foram além de suas funções específicas: geraram grandes inspirações e fizeram a vida acontecer, cada um escrevendo sua própria história, seguindo o caminho dos valores, do bem.

Após o grande show, os presentes foram convidados a visitar a exposição sobre a história e a vida da Escola Menino Jesus e a se servirem do coquetel.

Domingo, 23, às 09:30, antes de iniciar a Divina Liturgia, fazendo a saudação e introdução à celebração, a Diretora Ir. Olga disse: “Celebrar um jubileu é fazer memória do caminho percorrido, das conquistas alcançadas, dos pecados cometidos, dos obstáculos superados, da história construída passo a passo, com perseverança e audácia. Mas celebrar um jubileu é também, perscrutar o horizonte do futuro e abrir-se às novas interpelações que o contexto apresenta à vida, missão e educação”. Após a saudação, as Irmãs Olga, Bernadete Karabinoski – Secretária da Escola e Elizabete Artin – Assessora e Professora entoaram em ucraniano o cântico: Bendizei, ó minha alma ao meu Senhor, bendizei.

A seguir procedeu-se a procissão com a apresentação dos símbolos jubilares: pão – semente generosa daqueles que doaram sua vida pela Escola Menino Jesus; Bíblia – orientou durante os 75 anos as Irmãs que construíram a história desta comunidade para serem sal, luz e testemunho de vida na comunidade cristã e na Igreja local; vela – missão da Escola Menino Jesus é ser esta luz como desejava a bem-aventurada Ir. Josafata Hordachevska, fundadora da Congregação das Irmãs Servas de Maria: “sejam luz  lá onde existem trevas”; número 75 – representa a soma de todos os esforços, lutas e conquistas, todas as maravilhas realizadas durante os 75 anos da comunidade das Irmãs e das comunidades eclesiais de Santo Antônio e São Sebastião, que através do seu apoio e colaboração fazem parte desta história; incenso – recorda a presença de Deus, nos coloca em união com Ele; emblema – de acordo com a Bíblia, o coração é o centro da vida, é nele que nascem os mais nobres sentimentos e as mais altas aspirações; estátua do Menino Jesus – Patrono da Escola, exemplo e modelo de vida para os alunos, professores, pais e comunidade das Irmãs, inspiração e modelo de eterno crescimento na sabedoria, obediência e graça diante de Deus e dos homens, o centro e a figura principal da celebração desse Jubileu; hino da escola – escrito por ocasião do Jubileu, retrata a história do passado, o presente e se projeta para o futuro como uma missão comprometedora de ser um instrumento de vida e transformação para a glória de Deus, louvor a Maria e paz para todos! O hino foi parcialmente entoado por um grupo de alunos.

Prosseguiu a celebração da Divina Liturgia pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelos Padres Basilianos Basílio Cembalista e Marciano Pensak que vieram de Iracema. Em sua homilia, após ter homenageado as Irmãs Servas pelo Jubileu da Escola em Papanduva, ele falou sobre a missão da Igreja, pois hoje é Dia Mundial das Missões. Explicou aos presentes o que o Papa Francisco espera dos cristãos em geral quando fala de uma “Igreja em saída”: é preciso fazer muitas saídas, com esforço pessoal, coragem e ajuda do Espírito Santo, contemplando o exemplo de Maria Santíssima.

Após a proclamação do hino litúrgico à Mãe de Deus, enquanto os cantores entoavam um canto mariano, as Irmãs Bernadete e Elizabete homenagearam-na especialmente trazendo em procissão um ícone e um buquê de flores, depositando-os num pedestal. Antes da bênção final, a Ir. Vice Provincial Terezinha tomou a palavra para agradecer a todos pela colaboração e participação e para entregar a bênção apostólica do Papa Francisco à Diretora Ir. Olga por ocasião do Jubileu de Diamante da Escola Menino Jesus. O Pe. Basílio Cembalista, OSBM usou o microfone para fazer uma homenagem às Irmãs em nome do Superior do Convento Basiliano e Pároco de Iracema Pe. Antônio Nazarko, OSBM. A celebração foi encerrada com a entoação de um solene “Mnohaia Lita” e Parabéns às Irmãs Servas e à escola jubilar.

Os presentes à celebração tiveram a surpresa de, ao sair da igreja, apreciar uma bela apresentação da Banda Marcial Escola Coração de Maria das Irmãs Servas de União da Vitória. Todos foram convidados para participar do almoço de confraternização no centro de eventos.

Parabéns Escola Menino Jesus! Mnohaia Lita! Sucessos – com as bênçãos do alto!

Fotos – Gentileza
FOTO VENTURI
Itaiópolis 47 3652-2202 / Papanduva 47 3653-2490
Gilmar Mastei 47 9205-8459
www.fotoventuri.com.br / [email protected]