Ordenação sacerdotal de Clayton M. Katerenhuk

No domingo, 5º da grande Quaresma, dia 18 de março de 2018, na Arquicatedral São João Batista de Curitiba, com início às 09 horas e 30 minutos, transcorreu a celebração de ordenação sacerdotal do Diácono Clayton Martins Katerenhuk.

O Diácono Clayton nasceu no dia 12 de setembro de 1991. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Curitiba em 2008, tendo realizado sua formação nos seus seminários até 2016. Neste ano, após um tempo de discernimento e aprofundamento, sendo pertencente ao Rito Bizantino Ucraniano pelo laço familiar, solicitou ao Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM o ingresso no Seminário Maior Metropolitano São Josafat em Curitiba, em vista de estar a serviço da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. Tendo sido acolhido e, após mais um período de preparação e discernimento, recebeu o primeiro grau do Sacramento da Ordem em 26 de agosto de 2017, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, Curitiba, tornando-se diácono. Pouco depois, em novembro de 2017, foi nomeado Administrador do Seminário Menor São Josafat, em Mallet – Paraná, onde continuará, agora como padre, na função de Reitor, cuidando da formação dos seminaristas menores.

Texto: Seminarista Michael Barbusa

Fotos: Wilson Surmacz e Milena Carolina Rocha

A Divina Liturgia contou com a presença dos sacerdotes diocesanos e basilianos de Rito Bizantino, como também dos sacerdotes do Rito Romano. Além dos sacerdotes, estavam presentes as Catequistas Consagradas do Instituto Secular Sagrado Coração de Jesus, as Irmãs Servas de Maria Imaculada, as Irmãs de São José, as Irmãs Catequistas de Sant’Ana, as Irmãs Basilianas e toda a comunidade local. Muitas caravanas, vindas de diversas cidades, unidas em oração, prestigiaram fielmente a ordenação de mais um sacerdote para o povo de Deus.

No decorrer da celebração litúrgica, antes de realizar a reflexão sobre os dois textos da Liturgia de hoje, o Arcebispo Metropolita saudou a todos os Padres do Rito Bizantino e de Rito Romano, como também as congregações religiosas, as catequistas consagradas, os seminaristas de ambos os ritos, os pais e familiares de Clayton Katerenhuk. Com base no Evangelho de Marcos 10,32-45, Sua Excelência Reverendíssima explicou a importância do Sacramento da Ordem, dizendo que tem o significado de serviço que, a exemplo de Jesus Cristo, verdadeiro sacerdote, o Sumo Sacerdote, deve estar intimamente ligado ao ato de servir, neste caso, o povo de Deus, visando a salvação de todos. O Arcebispo ainda falou da forma como Cristo se entregou por nós, como sacrifício santo e perfeito. Utilizando-se da carta aos Hebreus, o Metropolita elencou os principais pontos relacionados à maneira de viver o sacerdócio que Cristo espera dos seus candidatos, seguidores e discípulos. Ainda fazendo uso do Evangelho, Dom Volodemer apresentou o verdadeiro sentido do diaconato e do sacerdócio, como serviço ao Reino de Deus; assim como Jesus serviu, Ele espera que seus discípulos e sucessores sirvam o Reino e a Santa mãe Igreja, que tem ele próprio como cabeça. Por fim, o Metropolita apresentou os desafios que o novo sacerdote irá enfrentar, lembrando que nem tudo será glorioso, fácil e bonito, mas, que, a exemplo de Jesus, na passagem do Evangelho do dia, terá momentos de “zombarias, açoites, cuspidas e crucificações”; ou seja, haverá certamente momentos de dificuldades, mas que poderão ser superados com a fé e o amor, num envolvimento profundo com Cristo.

Após o Arcebispo ter realizado sua reflexão sobre o Evangelho, deu-se continuidade à celebração litúrgica na qual, após a grande procissão e o Hino dos Querubins, o então Diácono Clayton Katerenhuk foi elevado ao grau sacramental do presbiterado através do juramento e da imposição de mãos feita por Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer.

A celebração foi embelezada pela diaconia litúrgica dos Diáconos permanentes Romeu Smach do Boqueirão, Curitiba, e João Basniak de Mallet (após o rito de ordenação do neossacerdote), pelos cantos litúrgicos e religiosos muito bem executados do Coral da Arquicatedral, dirigido pelo Maestro Leonardo Davibida, e da Capela de Bandurristas Fialka, dirigida pelo Seminarista Samoel Hupolo, e pelos Seminaristas do Seminário Maior São Josafat de Curitiba, que serviram como acólitos e comentaristas. Além desses serviços litúrgicos, o Vigário Geral Pe. Edison Luis Boiko exerceu a função de Arquidiácono durante o rito da ordenação sacerdotal e o Reitor Pe. Edson Ternoski fez o papel de mestre de cerimônia.

Encaminhando-se para o término da Divina Liturgia, deu-se o início aos discursos. O primeiro a discursar foi o Arcebispo Metropolita, que apresentou a grandeza em receber mais um sacerdote na Metropolia. O Arcebispo expressou sua gratidão primeiramente a Deus, porque a iniciativa da vocação é sempre divina, realizada no Padre Clayton. Expressou ainda sua gratidão à Arquidiocese de Curitiba por todo o trabalho e formação dirigida ao neossacerdote, enfatizando o quanto é trabalhoso formar um seminarista, tendo em vista que ele passou a maior parte do seu processo de formação na Igreja de Rito Romano. Dom Volodemer simultaneamente agradeceu aos familiares e aos pais, Deonísio e Ana Maria Katerenhuk, primeiros educadores, que souberam educar o filho na fé e deram todo apoio para que ele atendesse ao chamado feito por Deus. Por fim, dirigindo-se ao neossacerdote Padre Clayton, o Arcebispo agradeceu pelo seu sim ao chamado divino, apresentou os desafios da vida sacerdotal e pediu para que Deus o abençoe nesta nova etapa da vida.

Após o discurso do Metropolita, o Reitor da Arquicatedral e presidente da Associação de Santo André dos padres diocesanos, Padre Joaquim Sedorowicz, agradeceu primeiramente pela ordenação sacerdotal ter sido realizada na Arquicatedral São João Batista e, em nome dos padres diocesanos de Rito Bizantino Ucraniano, agradeceu ao novo membro do clero metropolitano e o parabenizou pelo esforço no decorrer de sua caminhada.

Ao término do discurso do Padre Joaquim, a palavra foi dirigida ao novo sacerdote, que agradeceu à Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer, aos padres diocesanos de rito Bizantino e Romano, aos padres basilianos, às congregações religiosas presentes, às catequistas consagradas, aos seminaristas e todos os presentes. Citando o Salmo 27, falou que o verdadeiro motivo da sua escolha é a busca da face de Deus, que se dá com o auxílio da graça do Espírito Santo. Agradeceu também ao Monsenhor Francisco Fabris, que foi quem o levou para o seminário e que, neste dia especial, apresentou a túnica. Expressou sua gratidão às inúmeras pessoas que, no decorrer de sua caminhada, passaram por sua vida. Agradeceu ao Padre Joaquim, à catequista consagrada Maria Aparecida Pankievicz pela ornamentação da Igreja e à comunidade paroquial pelos preparativos para o almoço e a festa de confraternização. Agradeceu ainda ao Diácono João Basniak pela acolhida no Seminário Menor São Josafat em Mallet. Especialmente, ele agradeceu a presença dos padres concelebrantes da Arquidiocese de Curitiba, dos quais alguns foram seus colegas ao longo do curso de Teologia. Enfim, agradeceu a seus familiares por todo apoio que recebeu e pediu para que todos realizassem orações para ele.

Finalizada a homenagem do Padre Joaquim, a Capela de Bandurristas Fialka prestou uma homenagem ao neossacerdote. O Seminarista Samoel Hupolo, em nome dos músicos e cantores da Capela, fez um discurso apropriado para o momento de louvor e gratidão.

Após os cumprimentos ao neossacerdote e a longa sessão de fotos, todos foram convidados para se dirigirem às dependências do salão paroquial, onde ocorreu o almoço festivo.

Rezemos pelo neossacerdote Clayton Martins Katerenhuk para que Deus o abençoe, ilumine e proteja de todo mal que possa encontrar no decorrer do exercício de seu ministério e que, com o auxílio do Espírito Santo, possa buscar a salvação de todo o povo de Deus.