Ordenação presbiteral do Diácono Samoel Hupolo

Domingo, dia 06 de dezembro de 2020, com início às 09h30min, na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus, cidade de Mallet, foi celebrada a Divina Liturgia da Ordenação Presbiteral do Diácono Samoel Hupolo, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch.

Estavam presentes os seguintes padres: Pe. Antônio Zubek, OSBM – Superior Provincial da Província Basiliana; Irineu Vaselkoski – Pároco de Mallet; Pe. Josafá Firman – Pároco de União da Vitória; Pe. Sérgio Hryniewicz – Pároco de Vera Guarani (Paulo Forntin); Pe. Joaquim Sedorowicz – Pároco da Arquicatedral em Curitiba; Pe. Vassilio Burko Neto – Pároco de Dorizon (Mallet); Pe. Josafat Roiko – Pároco de Reserva; Pe. Luiz Pedro Polomanei – Pároco de Rio das Antas (Cruz Machado); Pe. Sérgio Chmil – Pároco de Cascavel, representando a Eparquia; Pe. Daniel Horodeski – Pároco de Canoinhas; Pe. Clayton Katerenhuk – Reitor do Seminário Menor e Vigário Paroquial em Mallet; Pe. Silvano Surmacz – Pároco da Paróquia da Catedral de União da Vitória; Pe. José Levi Godoy – Pároco de Paulo Frontin.

A celebração contou com os serviços litúrgicos dos Diáconos Samoel Hupolo até rito de sua ordenação, substituído depois pelo veterano Diácono Permanente João Basniak, e Diácono temporário Michael Barbusa e dos Seminaristas Maiores de Curitiba e Menores de Mallet, que serviram como acólitos e sacristãos.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Moacir Alfredo Szinvelski e Esposa. A cerimônia de três horas de duração foi toda transmitida pela TvWeb Studio W, operada pelos membros da Família Ladika. A cantoria ficou por conta do coral paroquial, dirigido pelo jovem maestro Tiago Oszus.

Inicialmente, na entrada da igreja, o Metropolita, o Reverendíssimo Superior Provincial Pe. Antônio Zubek, OSBM, o Reverendíssimo Pároco Pe. Irineu Vaselkoski, o Diácono Samoel Hupolo, bem como os demais sacerdotes presentes, religiosos e religiosas, seminaristas e toda a comunidade presente foram recepcionados pelas crianças da catequese, sob a direção da Irmã Teofânia Oribka, ICSA. Com o canto “Feliz dia chegou, glória a Deus Emanuel, com alegria o saudamos, sê bem-vindo Samoel”, cantado em ucraniano, o Diácono Samoel foi especialmente saudado.

Em seguida, o Sr. Orestes Bileski fez a introdução à solenidade e cumprimentou o Metropolita. Dizendo que este dia é tão significativo para a nossa Igreja e Comunidade, ele saudou o Metropolita por celebrar sua ordenação presbiteral e como aquele “que está entre nós para um evento muito importante e sagrado, que é a celebração da Sagrada Liturgia e Ordenação Sacerdotal do querido jovem Diácono Samoel Hupolo”. E continuou: “Comemoramos também hoje o dia de São Nicolau, Santo que no seu grande amor a Deus e ao próximo ajudava e distribuía presentes, principalmente aos pobres e necessitados. Deus, na sua Providência Divina dá à nossa Igreja e a todos nós um presente sem igual, um novo sacerdote na pessoa do jovem Samoel, que fará de si mesmo uma oferenda agradável a Deus, será seu ministro e conduzirá almas para o céu. Hoje também é um dia especial, porque foi o dia da sua ordenação. Em nome da comunidade Sagrado Coração de Jesus, receba estas flores com uma calorosa salva de palmas”. A Professora Neli Sobanski entregou-lhe um vaso de flores e o casal Dario e Marli Baran saudaram Dom Volodemer com o pão e o sal como – símbolos de cordialidade e proteção, porque o pão em muitas culturas sempre foi e é símbolo de vida e o sal como elemento que protege e dá sabor. “Com este gesto tão nobre na cultura ucraniana, queremos honrar Vossa Excelência Dom Volodemer com votos de muita saúde, bênçãos divinas pelo seu zeloso serviço e unimos nossas orações em suas intenções. Seja bem-vindo, Metropolita Dom Volodemer, para rezar conosco”, finalizou sua saudação o Sr. Orestes.

O Pároco Pe. Irineu também fez a saudação ao Arcebispo Metropolita, ao Superior Provincial e aos sacerdotes e diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e a toda comunidade presente. Recordou o dia da ordenação do nosso Arcebispo e Metropolita Dom Volodemer, que aconteceu dia 6 de dezembro de 1981, em Roncador, na Paróquia de São Nicolau. Dirigindo-se ao ordenando Samoel, disse: “Hoje quero saudar, de modo especial, o Diácono Samoel que será ordenado presbítero. Saúdo também sua família, mãe, avó, bisavó, irmãs, amigos e demais familiares, bem como todo povo de Deus aqui presente. Fico pensando, qual será a missão que Deus está te reservando, levando em conta a vida difícil na família, as dificuldades encontradas pelo caminho vocacional e, hoje, no momento da tua ordenação, esse tempo de pandemia, tempo chuvoso, cheio de dificuldades. Terás, Samuel, um grande testemunho de fé a seguir… pois hoje celebramos o dia de São Nicolau, grande santo da Igreja de Cristo, exemplo de bondade, amor ao próximo, padre, bispo, defensor da fé em Jesus Cristo”.

Pe. Irineu continuou sua saudação lembrando muitos elementos da espiritualidade presbiteral e enaltecendo a caminhada vocacional do jovem Diácono, pronto para receber o Sacramento da Ordem. “Olha só que missão importante que Deus lhe reservou. … Não se trata de um projeto de realização pessoal, mas de uma vocação a servir a um projeto desenhado pelo próprio Deus. O padre só se realiza, só é feliz, quando deixa de buscar sua realização pessoal e, negando a si mesmo, toma a Cruz de Cristo e O segue. Mas é precisamente na sua união com o projeto de Deus, realizado na Cruz salvadora, que o padre encontra a fonte da sua felicidade”. Foram citadas algumas passagens bíblicas para fundamentar o discurso: “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe eu te consagrei” (Jr 1,4); “Somos embaixadores a serviço de Cristo” (2Cor 5,20); “Tomado de entre os homens, o sacerdote é constituído em favor dos homens, nas coisas que se referem a Deus” (Hb 5,1).

A seguir, os celebrantes adentraram o templo e o Seminarista Ivan Kerneski fez a acolhida e motivou os presentes para a melhor vivência do evento de hoje: “Acolhamos todos como Igreja este filho para ser nosso intermediário diante das coisas de Deus. Rezemos por ele nesta Divina Liturgia. Vamos juntos receber este novo mensageiro de Deus e, através da nossa oração, acompanharmos toda a cerimônia do dia de hoje, para depois ajudá-lo na missão que o Senhor lhe confere. Que este encontro de orações seja para nós um caminho de esperança maior na vida cristã, através da presença de mais um sacerdote em nossa Metropolia Católica Ucraniana”.

A epístola foi proferida pelo jovem Thiago Oszust, maestro do coral paroquial, que abrilhantou as cerimônias, e o Santo Evangelho foi proclamado pelo Diácono Samoel. Em sua homilia, Dom Volodemer situou o momento litúrgico, numa situação pandêmica dificílima, em contexto social mundial de trevas, na qual, felizmente, temos luzeiros, entre os quais o Papa Francisco. Prosseguindo, comentou um pouco o texto do Evangelho de hoje (Lc 13,10-17), que narra a cura de uma mulher encurvada, em dia de sábado, e afirmou que essa narrativa ilustra o projeto do Papa por uma “Igreja em saída”, uma igreja samaritana, uma moral e espiritualidade do amor e da caridade. Lembrou o grande São Nicolau: símbolo do amor cristão, patrono dos agricultores, defensor dos animais, mas, acima de tudo, é o patrono das crianças. O princípio de vida de São Nicolau era: “cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25,40). O pregador usou a metáfora paulina do soldado para encorajar o ministério do neossacerdote: “Ele não receberá a armadura, a couraça, o escudo, o capacete e a espada de um soldado romano, mas será paramentado com as vestes sacerdotais, cuja simbologia será explicada pelo comentarista, e receberá os instrumentos litúrgicos principais da sua santificação, missão pastoral e combate espiritual na construção do Reino de Deus, que é um reino de fraternidade, amor e paz, que contempla a verdade, o bem-comum, a justiça e a salvação eterna”.

Após a Grande Procissão, celebrou-se o rito da Ordenação Presbiteral do Diácono Samoel com os comentários feitos pelo Seminarista Ivan e o serviço litúrgico como arquidiácono do Pároco Irineu.

Ao final da Divina Liturgia, o Metropolita saudou o neossacerdote lembrando sua própria ordenação, que foi em dia chuvoso, assim como a da primeira ordenação por ele celebrada – do Pe. Sérgio Baran Ivankio e a de hoje. Mas enfatizou que a chuva é bênção de Deus, tão necessária no Paraná e outros estados. Dom Volodemer lembrou a caminhada de luta e superação do Pe. Samoel, reconheceu suas iniciativas à frente da Pastoral da Juventude e o animou para o combate espiritual tendo os instrumentos adequados, como a Bíblia – a “espada” da Palavra de Deus.

Em seguida, o Metropolita convidou os sacerdotes que quisessem homenagear o neossacerdote. Os seguintes padres tomaram a palavra: Sérgio Chmil – Pároco de Cascavel, falando em nome da Eparquia, Pe. Joaquim Sedorowicz – Presidente da Associação Santo André e Pároco da Arquicatedral, Pe. Antônio Zubek, OSBM, em nome da Ordem Basiliana de São Josafat, Pe. Josafá Firman – Pároco de União da Vitória, conterrâneo do neossacerdote, que o conheceu desde a infância. O Pe. Joaquim referiu que a Associação recebe o Pe. Samoel de braços abertos, que é uma satisfação vê-lo formado, lembrando o passado de formação nos seminários; disse que é uma alegria imensa tê-lo entre o clero diocesano por serem da mesma terra de Mallet; falou que muitos paroquianos da Arquicatedral gostariam de estar presentes, mas devido à pandemia não puderam comparecer. Os demais padres falaram da alegria contagiante do neossacerdote e pediram que ele continue com essa alegria na vida espiritual e que nunca perca seu entusiasmo, sendo um padre humilde, feliz e agraciado com muitas graças e bençãos.

Irmã Teofânia e as crianças homenagearam novamente o Pe. Samoel com um belo canto e lhe entregaram um buquê de rosas. Ele abençoou as crianças num gesto de agradecimento.

Finalizando as homenagens, o Sr. Paulo Montchak, tio do neossacerdote, falou em nome da família, manifestando a alegria em ter um parente sacerdote: “Dia 06 de dezembro de 2020. Essa data ficará marcada na história de Samoel Hupolo, ou simplesmente Samuca. Hoje, ele foi ordenado aqui na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Assim ele inicia uma nova fase em sua vida. O sonho daquele menino que ingressou no Seminário Menor São Josafat, em Mallet, no ano de 2008, se torna uma realidade. … Hoje, a pandemia do coronavírus impede que os familiares lhe deem um abraço ou um beijo para parabenizá-lo por sua conquista. Justamente para cumprir as medidas sanitárias e por fazerem parte do grupo de risco da doença, muitas pessoas hoje não podem estar presentes nessa cerimônia, mas saiba que você é um menino iluminado. Motivo de orgulho para sua família, amigos e comunidade ucraniana. Parabéns, Samoel, que você seja muito feliz em sua caminhada!”

Tomando a palavra, o Pe. Samoel agradeceu por todas as felicitações, agradecendo a Deus por ter sido ordenado sacerdote e fez agradecimentos a todos, principalmente à sua família. Agradeceu também às pessoas que cuidaram da transmissão e as que acompanharam pelos meios de comunicação. Ressaltou a grata presença das catequistas as religiosas. Homenageou especialmente a Ir. Elizabete Regina Paulicz, SMI, que estava presente e o preparou para a Primeira Eucaristia. “E todos juntos vamos ser Igreja, caminhar juntos, Deus seja louvado”, concluiu.

Dada a bênção final, foi encerrada a Divina Liturgia com a entoação dos tradicionais “Mnohalia lita”. O Pe. Samoel foi carinhosamente cumprimentado por todos os presentes à solenidade e também recebeu muitos presentes da família e dos amigos.

Os paroquianos em geral levaram suas refeições – comidas típicas ucranianas para casa, servidas no sistema drive-thru, e os convidados especiais tiveram um almoço de confraternização no centro de eventos da Paróquia. Apesar da pandemia e do tempo chuvoso, aliás muito esperado, foram momentos de alegria, paz e esperança para todos que se fizeram presentes. Graças e louvores sejam dados ao Senhor da vida!

Texto: Neli Sobanski

Fotos: Wilson Surmacz

Postagem: Dom Volodemer