Ordenação Diaconal de Samoel Hupolo

Em meio à turbulência planetária causada pela pandemia do coronavírus, com tantas informações desencontradas, instituições de pesquisa e cientistas “perdidos” e impotentes, manipulações de políticos do alto escalão moral e civilmente irresponsáveis, de grupos e indivíduos – uns assustados, em pânico, e outros desafiadores também irresponsáveis, o tempo todo recebendo tristes notícias de milhões de infectados e milhares de mortos, a Família Hupolo com a Comunidade de Lageado de Baixo, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e a Metropolia São João Batista tiveram momentos de conforto, esperança e alegria com a Ordenação Diaconal de Samoel Hupolo, filho de uma paróquia ucraniana histórica e de um município, onde o controle da pandemia é um dos mais sérios e rigorosos no Estado do Paraná.

A celebração aconteceu no domingo, dia 28 de junho, na igreja matriz, com início às 09h30min. Com ótima qualidade técnica e dinâmica televisiva, a transmissão pela internet aconteceu por meio do StudioW, uma gentileza do paroquiano Sr. Valdir Wladyka, sendo auxiliado pelos seus filhos Alex e Michele. Houve transmissão também pelo Facebook e YouTube. A Rádio Cidadão FM 87.9 de Mallet colocou no ar a bela celebração.

Com o tempo nublado, num dia bastante gelado, estando os celebrantes paramentados, do salão paroquial partiu a procissão para a porta principal da igreja, onde se iniciou a solene pontifical Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch.

Em procissão, os celebrantes adentraram o templo e o Pároco Ireneu Vaselkoski saudou os presentes, falando em ucraniano. Alertando para a situação pandêmica limitadora e constrangedora, ele explicou um pouco o primeiro grau do Sacramento da Ordem e lembrou as funções de um diácono no serviço à Igreja. O Pe. Ireneu fez citações de textos do Papa Francisco e do Arcebispo Maior Sviatoslav. Dirigindo-se ao Subdiácono Samoel, ele disse: “Sem Jesus Cristo, sem a força do Espírito Santo nada podemos fazer”; e terminou sua saudação citando o Papa: “Sejam alegres e jamais tristes, na alegria do serviço a Cristo, mesmo no meio dos sofrimentos, incompreensões e os próprios pecados. Tenham sempre presente o exemplo do Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir, E, por favor, peço-vos que não sejais senhores, mas pastores”.

Em seguida, o Subdiácono Michael Barbusa fez uma acolhida e uma introdução à celebração em português, saudando também os telespectadores e radiouvintes. Anunciou: “Hoje a nossa Paróquia Sagrado Coração de Jesus se alegra, porque mais um filho seu dá o primeiro passo rumo ao Sacerdócio… deixando de ser um simples leigo e passando a pertencer ao grupo do Clero”. Solicitou: “Rezemos juntos por este filho desta terra para que tenha um ministério abençoado e profícuo”.

Lidas as demais intenções pelo Sr. Dario Baran, prosseguiu a celebração, muito bem cantada pelo coral paroquial, com boa harmonização e equilíbrio entre as vozes, espírito de oração, dirigido pelo jovem Tiago Oszust. Além do já mencionado Pe. Ireneu, os seguintes sacerdotes concelebraram: Pe. Antônio Zubek, OSBM – Superior Provincial, Pe. Edson Ternoski – Reitor do Seminário Maior São Josafat de Curitiba, Pe. Josafá Firman – Pároco de União da Vitória, Pe. Josafat Roiko – Pároco de Reserva, Pe. Ricardo Mazurek Ternovski – Pároco de São Cristóvão (União da Vitória), Pe. Clayton Katerenhuk – Reitor do Seminário Menor São Josafat de Mallet, Pe. Thiago Protexe – recém-ordenado e Vigário Paroquial da Paróquia da Catedral de Prudentópolis.

O número de fiéis participantes, parentes do Subdiácono Samoel, todos usando máscaras, por recomendação das autoridades sanitárias, foi bem restrito, por causa da pandemia. O veterano Diácono João Basniak, de Mallet, e o jovem Diácono Marcos Chmilouski, OSBM, vindo de Ivaí, prestaram seus serviços litúrgicos, com a ajuda do próprio Subdiácono Samoel – até o rito de ordenação, dos seminaristas acólitos do Seminário Maior de Curitiba Jairo Kutianski, William Carlos Ferreira e Ivan Kerniski e também de Mateus Zub do Seminário Menor de Mallet.

Em sua homilia, situando o contexto litúrgico do 4º domingo após a Festa de Pentecostes e a Ordenação Diaconal, Dom Volodemer falou sobre a santidade dos santos ucranianos, a santidade fundamentada no Sacramento da Ordem e alguns pontos das duas leituras do dia que motivam a busca da santidade em geral. Concluindo a apresentação dos santos ucranianos, dos beatificados e dos que foram abertos processos de beatificação, o Metropolita disse: “Diante da perseguição silenciosa dos dias atuais, com tanta propaganda anticristã e anticatólica, o testemunho destes nossos santos e santas, heróis de primeira grandeza, grandeza humana e grandeza espiritual, a maioria de mártires, que em meio a tantas provações souberam permanecer fiéis a Cristo e à Igreja, que eles despertem em nós uma fé mais viva e vibrante, para que nós tenhamos a coragem de viver o ‘martírio da ridicularização’ (Papa Bento)”. Concluiu sua pregação com a seguinte exortação: “Continuando a celebração desta Divina Liturgia e preparando o nosso espírito para o rito da Ordenação Diaconal, vamos orar e vamos nos esforçar e colaborar com a graça de Deus para que nós todos e principalmente o Diácono Samoel, em breve presbítero, nunca, jamais se separe do amor de Cristo!” O texto da homilia pode ser consultado na íntegra após esta reportagem.

Após a consagração dos Santos Dons, o hino marial, a oração pelas autoridades eclesiásticas e a proclamação com bênção “o amor do Salvador e Deus nosso, Jesus Cristo, esteja com todos vós – e contigo também”, o comentarista Subdiácono Michael Barbusa anunciou e introduziu a cerimônia de Ordenação Diaconal, explicando cada rito, conforme os respectivos momentos. O Pe. Edson Ternoski prestou o serviço litúrgico de arquidiácono.

Ao final da Divina Liturgia, foi dada a palavra a quem quisesse cumprimentar o novo Diácono Samoel. Em nome do coral e da Paróquia de Mallet e também em nome da Pastoral da Juventude da Metropolia, o jovem maestro Tiago Oszust tomou a palavra para fazer uma singela homenagem ao novo Diácono. Tiago relembrou alguns dados biográficos do Samoel, destacando a religiosidade da família e da comunidade onde viveu sua infância como elemento determinante na sua vocação. Sobre a família ele disse que seus membros “cresceram num ambiente cristão, repleto de fé, alegria, respeito, amor a Deus e ao próximo” e que “desde cedo aprenderem o significado da cruz e do sofrimento (falecimento do pai), mas nunca perderam a alegria e a fé”. Após citar o lema de ordenação “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13), que estava afixado num banner sobre a iconóstase, Tiago concluiu sua fala com palavras de reconhecimento e oração: “Queremos dizer que nós te admiramos muito: o teu jeito de ser, tua alegria é contagiante, a tua simplicidade nos aponta para aquilo que é essencial, o teu jeito amigo e sincero nos fala do amor e da ternura de Jesus de Nazaré. Deus te deu muitos dons, que fazem de você esta pessoa única, especial. Rezamos pedindo ao Mestre Jesus que te fortaleça com o seu Espírito Santificador, multiplicando em tua vida os dons recebidos para colocá-los a serviço da Igreja e do Reino de Deus. Sob a proteção da Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, confiamos a tua vida e vocação, para que, auxiliado por ela, você possa exercer o teu ministério com o coração unido ao coração do Divino Mestre”. O Diácono foi presenteado com um belo vaso de flores.

Em nome da Associação Santo André, como seu secretário, o Pe. Ricardo acolheu o Diácono Samoel como o membro mais novo da mesma. O Superior Provincial Pe. Zubek o cumprimentou em nome da Província São José da Ordem Basiliana de São Josafat, enaltecendo a vocação sacerdotal. Revelando momentos especiais da infância, o Pe. Firman manifestou contentamento em ter um seguidor da mesma Comunidade de Lageado de Baixo. Tendo a palavra, o Diácono Samoel fez seus agradecimentos e dirigiu o último a seus familiares e, muito emocionado, agradeceu principalmente à mãe Severa, “que não é nada severa”, mas puro amor, que teve de educar os filhos sozinha, porque o pai Simão faleceu repentinamente aos 38 anos. O Pároco Ireneu encerrou os pronunciamentos.

Com a bênção final e despedida litúrgica, foram entoados os “Mnohaia lita” às autoridades, sacerdotes, religiosas, fiéis e todo o povo de Deus, entre os quais um mais solene ao Diácono Samoel Hupolo para que seja abençoado em seu ministério.

O almoço foi servido na casa da mãe do novo Diácono, em Lageado de Baixo, sendo convidados somente os celebrantes e uma pequena parte dos parentes, por causa da situação sanitária pandêmica.

Parabéns, Diácono Samoel! O Senhor lhe acompanhe sempre!

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos:

Wilson Surmacz: Ordenação Diaconal em Mallet

Metropolia – Michael Barbusa: Almoço festivo em Lageado de Baixo