Ordenação Diaconal de Juliano Slominski, OSBM

No dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, a Comunidade católica ucraniana Nossa Senhora do Amparo do Bairro São Braz de Curitiba, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, celebrou com muita alegria a Ordenação Diaconal de Juliano Slominski, OSBM. Toda a comunidade se alegrou e se preparou muito para este dia, que foi para ela um marco histórico, porque foi a primeira ordenação realizada em sua igreja. Também neste dia foi comemorado os 19 anos de Ordenação Episcopal do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch.

A semana que antecedeu este dia memorável foi de muitos trabalhos na pequena comunidade, com os preparativos e o cuidado zeloso da igreja. No dia da ordenação, pela manhã, o grupo do Apostolado da Oração preparou um café para a família e amigos do Ordenando Subdiácono Juliano, que vinham de longe, uma vez que sua família é natural da cidade de Prudentópolis.

Às 10 horas, teve início a Divina Liturgia, celebrada pelo Arcebispo Metropolita e demais celebrantes. Após a entrada solene, o Pe. Arcenio Krefer, OSBM, que atende pastoralmente a comunidade, juntamente com o Presidente-Executivo Sr. Júlio Kochmanski, fez a acolhida de todos os presentes. A celebração foi cantada pelo Coral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, sob a regência do maestro Sr. Mário Tkatchuk. A solenidade foi transmitida pelo Facebook da comunidade.

Concelebraram os seguintes Padres da Ordem Basiliana: Pe. Antonio Zubek – Superior Provincial, Pe. Soter Schiller – Superior do Mosteiro e Seminário Maior São Basílio Magno de Curitiba, Pe. Sergio Ivankio – Superior do Mosteiro Sagrada Família de Iracema, o Pe. Eufren Krefer – Pároco da Matriz, Pe. Arcenio Krefer – Vigário Paroquial, Pe. Domingos Starepravo – Diretor espiritual do Seminário e Pe. Paulo Serbai – Chanceler da Eparquia. Também estavam presentes os Diáconos Juliano Makoski do Mosteiro Assunção de Nossa Senhora de Ivaí e o Diácono latino Matheus Kurta da Diocese de Guarapuava. Ainda marcaram presença as Irmãs Basilianas, as Irmãs Servas de Maria Imaculada, as Irmãs Catequistas de Sant’Ana, as Irmãs de São José e as Irmãs Franciscanas de São José.

Na homilia, o Arcebispo falou sobre o sentido do sacerdócio de Cristo, o qual todos devem seguir, principalmente os sacerdotes ministeriais, que devem, sobretudo, ministrar os sacramentos, serem misericordiosos e expiarem os pecados do mundo. Destacou três elementos importantes da visitação do Anjo Gabriel a Maria: a manifestação de Jesus no mundo por meio do seio de Maria; a manifestação da vocação de Maria; a manifestação da resposta cooperativa de Maria.

Após a consagração, teve início a Ordenação Diaconal. O candidato ao diaconato, conduzido pelo Superior Provincial, realizou três prostrações. Prosseguiu o rito da ordenação com a imposição de mãos do Arcebispo. Estando o Irmão Juliano ordenado diácono, ele recebeu as vestes e os objetos litúrgicos. Todo o ritual foi comentado em português pelo Pe. Arcenio.

Ao término da celebração, a comunidade homenageou o Metropolita pelo seu aniversário de Ordenação Episcopal e o Diácono Juliano pelo seu diaconato. O Diácono aproveitou para agradecer a Deus e a Virgem Maria por sua vocação e pela presença de todos os seus familiares e amigos. Ele agradeceu especialmente à Comunidade de São Braz que o acolheu como um dos seus e se tornou uma extensão de sua casa.

Para concluir, foi rezada a oração do terceiro ano vocacional do Brasil com o tema “Vocação: Graça e Missão”, conduzida pelo Diácono Juliano Slominski.

No Seminário São Basílio Magno, aconteceu um alegre momento de confraternização e descontração.

Texto: Diácono Juliano Slominski, OSBM

Fotos: Ir. Marcos Antonio Pensak, OSBM