Ordem Basiliana recebe mais um sacerdote

Foi ordenado sacerdote no domingo, dia 11 de junho de 2023, pelo Bispo Eparca Dom Meron Mazur, durante a celebração Solene Pontifical da Divina Liturgia com o rito da Ordenação Presbiteral o Diácono Juliano Slominski, OSBM.

O ensolarado dia brilhou ainda mais na igreja São Josafat, Prudentópolis, com o primeiro sinal da bênção de Dom Meron, anunciando o início da Divina Liturgia, que foi cantada pelo coral São Josafat. Durante a liturgia, os trabalhos de acolitado foram realizados pelos irmãos basilianos do Seminário Menor, da candidatura e do noviciado de Ivaí e dos irmãos que estão na etapa da Teologia vindos de Curitiba. Todos colaboraram. A primeira leitura ficou sob a responsabilidade do Seminarista Guilherme Bobalo, toda cantada e em ucraniano. Na parte técnica de transmissão, ficaram responsáveis os Irmãos Lucas Lupepsa e João Paulo Konopaski. A fotografia estava sob o controle da empresa Michele Noivas.

“Hoje, Prudentópolis presenteia mais uma vocação à Igreja através da Ordem de São Basílio Magno”, disse o Eparca em sua homília. Para este momento, o Bispo reservou umas palavras a fim de receber todos os visitantes, como as irmãs e suas superioras, catequistas e padres latinos, seminaristas basilianos e diocesanos, padres e diáconos. Ele o fez primeiramente em ucraniano e seguidamente em português. Após essa recepção, ele fez uso do Evangelho, que foi cantado pelo Diácono Matheus Kurta, o qual aborda a vocação de Tiago e João – irmãos que trabalhavam juntos – frisando o fato de que o chamado é preciso ser atendido com amor, fazendo referência ao tema do III Ano Vocacional no Brasil: “Corações ardentes, pés a caminho”. Ressaltou que é preciso amar a Deus para responder ao chamado que Ele nos deu. Por fim, num segundo momento, concluiu sua fala, dando ênfase à sinodalidade, tema que o nosso Papa Francisco tanto nos lembra.

Pouco tempo depois do momento da homilia, deu-se início, após o Hino dos Querubins, o rito da ordenação narrado pelo Irmão Edilson Homenchuck. O Superior Provincial dos basilianos Pe. Antônio Zubek, OSBM guiou o Diácono Juliano até o altar. Juliano beijou os quatro cantos da mesa do altar. Prosseguindo, de joelhos, ele professou sua fé publicamente, realizou o juramento e aconteceu o sublime momento da ordenação, quando o Bispo impôs suas mãos na cabeça do Diácono e este recebeu o grau de sacerdócio do Sacramento da Ordem. Já como sacerdote, ele recebeu os paramentos apresentados por seus familiares e, para cada uma das vestimentas entregues pelo Bispo, o coral entoou o canto “Axios” – digno, em grego, afirmando que ele é digno de receber tais vestes. Após sua paramentação, juntamente com os outros padres, o neossacerdote celebrou a consagração eucarística conjuntamente e também ajudou a distribuir o Corpo e o Sangue de Cristo.

Durante todo o evento, estavam presentes diversas autoridades, dentre elas as superioras de todas as irmandades femininas, também do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, superior dos irmãos basilianos Pe. Soter Schiller, OSBM; o provincial basiliano Pe. Antônio Zubek, OSBM. O neossacerdote também contou com a presença de vinte e cinco padres, sendo três latinos e dois diáconos. Também estavam lá os seminaristas basilianos e diocesanos, os candidatos e noviços da Ordem de São Basílio Magno.

Após a celebração, foi realizada a tradicional sessão de fotos com o neossacerdote de diversos participantes tomando sua vez. Depois, o almoço foi servido no Salão Paroquial São Josafat com uma linda homenagem prestada pelo coral São Josafat, seguido de um “Mnohaia lita” e uma longa salva de palmas. Finalmente, o jogo de bingo com diversos prêmios providos pelos patrocinadores e benfeitores da Paróquia.

Cristo, o Primeiro Sacerdote, abençoe o ministério presbiteral do neossacerdote Juliano!

Texto: Seminarista Luis Paitach

Fotos: Michele Noivas – Prudentópolis

Postagem: Secretariado Metropolitano