Novena a São Sebastião em Papanduva

Pela segunda vez, a primeira foi no dia 13 de janeiro de 2018, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch foi convidado pelo Pároco Everaldo Antônio da Conceição da Paróquia São Sebastião de Papanduva, pertencente à Diocese de Caçador, para participar da Novena em homenagem ao Padroeiro da Paróquia e também do Município. Desta vez, no sábado, dia 11 de janeiro de 2020, o Metropolita fez a abertura da Novena, que será encerrada no dia de São Sebastião, 20 de janeiro, pelo Bispo Diocesano Dom Frei Severino Clasen.

Todas as atividades e eventos paroquiais estão sendo voltados para lembrar os 70 anos de fundação da Paróquia e reforçar vida paroquial. A Paróquia São Sebastião é uma das igrejas principais e reconhecidas da região de Papanduva em Santa Catarina. Segundo o Pároco Everaldo, ela foi construída antes do concílio e já num estilo bem moderno, destacando-se pela alta torre, amplo átrio e pelas pequenas janelinhas em forma de flecha, que lembram o primeiro martírio do grande santo soldado oficial do exército romano São Sebastião.

Recentemente, a casa paroquial, que foi a primeira casa em alvenaria de Papanduva, foi completamente restaurada, ficando muito bonita, espaçosa e funcional. E a história da Paróquia está sendo resgatada, tendo a Paróquia a graça de ter no primeiro livro tombo uma descrição científica e detalhada dos inícios feita pelo primeiro Pároco João Zelesny, vindo da Hungria, e sendo professor de Filosofia em Curitiba. O livro tombo uma preciosidade que o atual Pároco apresentou ao Metropolita com muita emoção.

Segundo o Colunista da Gazeta do Povo Roberto Gomes, o Padre João Zelesny era jugoslavo e lecionava Ontologia em moldes tomistas: “Desenvolvia a aula com a aflição avassaladora da qual só sujeitos grandalhões são capazes. … Figura inesquecível. Grandalhão. Sempre com a mesma batina negra e surrada … Sólido exemplar iugoslavo que enfiara cabeça adentro a filosofia de Tomás de Aquino, defendida contra tudo e contra todos. … Era respeitado, mesmo pelos que discordavam dele. Defendia com competência e honestidade suas crenças. Passamos por um ano de filosofia aristotélico-tomista” (O túnel, o trem, a filosofia. In: Caderno G, Colunistas, 12/04/2014, www.gazetadopovo.com.br, acessado em 12/01/20).

Conforme comentou o Pároco Everaldo, a população da região de Papanduva é predominantemente eslava, constituída aproximadamente por 60% de poloneses e 30% de ucranianos. Ambas as etnias são muito religiosas, preservam com amor suas tradições, e a convivência também é muito boa, principalmente no que tange às celebrações das festividades de seus respectivos padroeiros. As festas de Santo Antônio, Padroeiro da Comunidade Católica Ucraniana, e São Sebastião, Padroeiro da Paróquia Latina, são celebradas conjuntamente. Foi o que aconteceu mais uma vez, e de forma muito bonita, no dia 11 de janeiro de 2020.

Às 18 horas, lidas as intenções, Dom Volodemer foi recebido com calorosas palavras do Pároco Everaldo e com o pão e sal da parte de um casal, no átrio da igreja. O Pároco Everaldo e o Diácono Pedro Bodnar concelebraram. Da parte ucraniana concelebraram, desde o início o Pe. José Novossad, OSBM – Vigário Paroquial e, mais tarde, porque estava celebrando em Iracema, o Pe. Antônio Nazarko, OSBM – Pároco. O grupo de músicos da Comunidade Santo Antônio cantaram canções natalinas ucranianas (kolhadas) e as Irmãs Servas de Maria Imaculada de Papanduva, Iracema e Craveiro puxaram os cantos litúrgicos, seguidas pelos fiéis da Comunidade Ucraniana, maior parte no nosso idioma, com a tradução em português projetada em duas telas.

Em sua homilia, fazendo menção ao tema sinodal deste ano, o Metropolita falou sobre a importância da comunhão e da unidade, que é uma dimensão fundamental da fé cristã, e destacou a beleza da comunhão entre as duas comunidades, latina e ucraniana. Prosseguiu falando sobre a comunhão de valores específicos das duas tradições cristãs e enfatizou o testemunho de fé, fidelidade e coragem de São Sebastião, que encarou o imperador Maximiano o qual, não atendendo seu pedido para que parasse de matar os cristãos, ordenou o segundo martírio por açoitamento. Dom Volodemer falou sobre o martírio-testemunho no mundo atual – martírio da ridicularização – e fez uma citação da homilia do Papa Bento XVI durante a vigília de oração pela beatificação do Cardeal John Henry Newman (1801-1890), no Hyde Park, Londres, lembrando os mortos em Tyburn, sábado, dia 18 de setembro de 2010: “Na nossa época, o preço que deve ser pago pela fidelidade ao Evangelho já não é ser enforcado, afogado e esquartejado, mas muitas vezes significa ser indicado como irrelevante, ridicularizado ou ser motivo de paródia. E, contudo, a Igreja não se pode eximir do dever de proclamar Cristo e o seu Evangelho como verdade salvífica, fonte da nossa felicidade última como indivíduos, e como fundamento de uma sociedade justa e humana”.

Após a homilia, o Pároco Everaldo dirigiu a Novena a São Sebastião, em frente à estátua, colocada do lado esquerdo na frente da igreja, com a oração própria ao Santo Mártir e o oferecimento de velas votivas.

Antes da bênção final, o Pároco Everaldo tomou a palavra para fazer os anúncios paroquiais e os agradecimentos, especialmente ao Metropolita, que presenteado com uma bela cesta.

Após as fotos com as lideranças locais e os convidados ucranianos, os mesmos tiveram um belo momento de confraternização na casa paroquial.

Todos os dias que cobrem a Novena, de 11 a 20, têm uma programação com várias celebrações. Mas os dias mais repletos são os dois últimos: no domingo, dia 19, acontecerá uma grandiosa cavalgada, com Missa Campal, almoço com costela fogo de chão, mateada das famílias e auto de São Sebastião – encenado pelos jovens da Paróquia; dia 20, segunda-feira, feriado municipal, haverá a procissão de São Sebastião saindo da igreja Santo Antonio, Missa Pontifical com o Bispo Diocesano, almoço gratuito, corte do bolo de São Sebastião – comemorativo aos 70 anos da Paróquia, leilão dos 70 anos, leilão de gado e outros animais doados pelos devotos e bênção dos animais.

Obrigado Padre Everaldo e parabéns pelo pastoreio. Bênçãos a toda a Paróquia. Boas festividades por ocasião dos 70 anos. São Sebastião, ora por nós!

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Facebook da Paróquia São Sebastião