Nova Cúria Provincial das Irmãs de São José

Invocando a intercessão de São José e Maria Santíssima, o Fundador Padre Cirilo Celetski, as mártires da Congregação das Irmãs de São José, Irmãs Olímpia e Lourença, a Superiora Provincial Ir. Lucia Hulhak, ISJ convocou o Capítulo Provincial (Nº 020/2023 / 14.08.23) com a seguinte motivação: “Nós, Irmãs Ucranianas de São José, estamos reunidas em nome de Jesus Cristo, como, por causa d’Ele, estavam reunidos os Apóstolos com Maria, a mãe de Jesus. Como eles, temos interrogações. Mas pela fé, temos certeza de que, como eles, também nós recebemos o dom do Espírito que fecunda, forma e plasma a nossa Vida Consagrada. Como acontece a cada três anos, é chegada a hora de dar, com ainda mais força, a palavra aos Fundadores, para que a Congregação possa discernir o que a Divina Providência quer de nós neste momento”.

O Capítulo foi agendado para os dias 26 a 28 de dezembro de 2023 em Linha Vitória, Cruz Machado, Paraná, tendo como tema “Ao passado – gratidão, ao futuro – esperança e comunhão” e lema “Fazei tudo o que ele vos disser: amando, servindo e glorificando”.

A partir da convocação, seguiu um período de preparação em oração, reflexão e partilha, criando as condições necessárias para a ação inspiradora do Espírito Santo, buscando a conversão e a fidelidade ao Evangelho e aos Fundadores. Para as reflexões, foram programadas as seguintes palestras, que foram expostas no formato online: 20 de agosto – Palestra introdutória sobre o tema e lema, com a Madre Geral Ir. Elesaveta Bihun, ISJ; 18 de setembro – Caminhar juntos em direção à santidade, com o Pe. Inácio Malinoski, OSBM; 26 de outubro – Dons e talentos a serviço do Reino de Deus – Fortalecidos pelo poder do Espírito Santo, com o Frei Jaime Bettega, O.F.M.Cap.; 20 de novembro – Espiritualidade na Vida Consagrada, tendo como modelo São José e sua relação com Deus Pai, com o Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM.

No dia 26 de dezembro, terça-feira, dia da Sagrada Família e São José – Padroeiro da Congregação, as Irmãs que moram em Eduardo Chaves – Prudentópolis, São Cristóvão – União da Vitória e Cruz Machado se reuniram no convento de Linha Vitória.

Às 10 horas, na igreja São Miguel Arcanjo, foi celebrada a Divina Liturgia. Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ fez uma reflexão introdutória, lembrando o Padroeiro da Congregação como um homem justo e humilde, modelo de fé e amor familiar, e solicitando sua intercessão para os próximos dias da realização do Capítulo Provincial. “Que seja um momento de fortalecimento espiritual e renovação da nossa devoção. Ao nos reunirmos, confiamos na graça de Deus para nos guiar, fortalecer nossos laços e capacitar-nos a enfrentar os desafios com coragem”, orou a religiosa. Após os “tropários”, as Irmãs Mônica Karashouski e Daniele Lucavei da Silva renovaram os votos temporários e as Irmãs professas renovaram os votos perpétuos. Em sua homilia, Dom Volodemer destacou três virtudes de São José, muito importantes para a vida cristã no mundo de hoje: discrição, humanismo, eficiência e rapidez na execução da vontade de Deus; são três qualidade humanas, porém decorrentes da sua profunda ligação com Deus. Ensinava o Papa Bento XVI: para ser humanos, é preciso estar com Deus; o homem se realiza plenamente quando faz a vontade de Deus.

Comemorando o dia do Padroeiro da Congregação, o almoço foi festivo e de confraternização.

Iniciando as atividades especificamente capitulares, às 17 horas, na sala de reuniões, foi solicitada a luz do Espírito com a oração “Soberano celeste” e o Metropolita fez a introdução ao Capítulo, retomando e comentando brevemente o tema e o lema das palestras de preparação para o Capítulo. Ele disse que o tema da palestra ministrada pelo Pe. Inácio pode ser considerado uma síntese e o foco da caminhada pessoal de cada religiosa e da Província como um todo: “Caminhar juntos em direção à santidade!” Com muito sentido eclesial, sinodal e comunitário-religioso, é uma ideia-força. Como Secretária do Capítulo, foi escolhida a Ir. Marta Anatólia Marinhak e escrutadoras as Irmãs Simone Prestupa e Marina Litvin, as duas professas mais jovens. Os trabalhos continuaram às 20 horas com os diversos relatórios das atividades da Província dos últimos três anos.

No dia seguinte, 27, quarta-feira, dia do protomártir São Estêvão, às 7 horas, na capela do convento, foi celebrada a Divina Liturgia. O Metropolita falou sobre os primeiros grandes personagens – referências da fé cristã lembradas nesses dias natalinos: Maria Santíssima, São José, Sagrada Família e Santo Estêvão, o primeiro mártir. Junto com as beatas irmãs mártires da Congregação, Olímpia e Lourença, Santo Estêvão encoraja a todos para a fidelidade e perseverança na fé católica, vivendo nos dias atuais o “martírio da ridicularização”, conforme o ensinamento dos Papas Bento XVI e Francisco.

Às 09:30, aconteceu a sessão de eleição da nova Superiora Provincial e das três Conselheiras, cujos nomes foram repassados à Superiora Geral e seu Conselho para a aprovação. Pelas 11 horas, em transmissão online, a Superiora Geral Ir. Elesaveta Bihun, ISJ, acompanhada pelas suas Conselheiras, cumprimentou a nova Superiora Provincial Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ e seu Conselho, comunicando a aprovação e desejando sucessos com as bênçãos divinas. A nova Cúria Provincial ficou assim composta: Superiora Provincial – Ir. Marta Anatólia Marinhak; 1ª Conselheira e Vice Provincial – Ir. Lucia Hulhak; 2ª Conselheira e Ecônoma – Ir. Simone Prestupa; 3ª Conselheira – Ir. Sueli Ksenhuk; Secretária – Ir. Maria Smaha.

A seguir, a Ir. Lucia fez seus agradecimentos, cumprimentou a Ir. Marta como nova Superiora Provincial e lhe entregou um buquê de flores, reforçando a motivação da futura gestão: “trabalhar juntas para ter êxito”. Tomando a palavra, Ir. Marta agradeceu pela confiança das irmãs delegadas nela depositada, pediu orações para a nova Cúria Provincial e concluiu dizendo: “estamos aí para servir”. Todas as irmãs capitulares dirigiram-se para a capela, onde as eleitas prestaram juramento de cumprirem seus cargos com amor, responsabilidade e fidelidade.

Numa atmosfera descontraída e sororal (soror – irmã), as sessões seguintes foram destinadas para a troca de ideias e estudos sobre as propostas e projetos a serem cumpridos durante os próximos três anos.

O capítulo foi encerrado dia 28, às 7 horas, com a celebração da Divina Liturgia. Comentando as leituras do dia (Mc 10,17-27 e Tg 1,19-27), Dom Volodemer enfatizou a necessidade de atenção diante das falsas riquezas da cultura pós-moderna, principalmente a “liquidez” das relações humanas em que o “amor é liquido” (Zygmunt Bauman) e de se esforçar para ser não somente ouvintes, mas sobretudo realizadores da Palavra. Ao final, ele agradeceu às Irmãs pelos trabalhos realizados em prol da Metropolia sob o comando da Ir. Lucia Hulhak e sua equipe, parabenizou a Ir. Marta e suas Conselheiras pela eleição e apresentou seus votos de muito êxito, com as bençãos divinas e ajuda celeste de São José e das beatas mártires Irmãs Olímpia e Lourença. Os votos foram sonorizados com o solene “Mnohaia lita”.

A eleita Superiora Provincial Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ resumiu os trabalhos capitulares e as perspectivas futuras, motivados pelo tema do Capítulo: “Ao passado gratidão, ao futuro esperança e comunhão”. Diante das circunstâncias da vida da Congregação, “nunca perder a esperança de dias melhores, porque é o que mais precisa nos dias atuais”. A partir dessas motivações, as perspectivas são muito boas. “Acreditamos que poderemos fazer bastante pela Congregação e, é claro, em prol da comunidade em geral, das pessoas que sempre precisam de nós. Pedimos para que São José sempre nos acompanhe, seja o nosso guia nesse tempo, que nós possamos cada vez mais servir ele sempre mais com amor e dedicação”, disse a Superiora Provincial.

São José, abençoa a nova Cúria Provincial e a Província brasileira das Irmãs de São José!

Secretariado Metropolitano