Nossa Grande Mãe Krefer

No dia 23 de julho de 2017, na Igreja Santíssima Trindade da Colônia Marcelino, Município São José dos Pinhais, durante a celebração da Divina Liturgia iniciada às 10 horas, a Família Krefer e a Comunidade reuniram-se para louvar a Deus pelos 90 anos de vida da Senhora Maria Baran Krefer. (Foto 001)

Na introdução da Divina Liturgia, o Pe. Valdemiro Eufrém Krefer, OSBM destacou a celebração de ação de graças pela vida da Mãe Maria Baran Krefer, que estava completando 90 anos. Destacou também a importância da oração em nossas vidas e que a Mãe nos ensinou desde muito pequenos. A Mãe sempre diz que chegou até esta idade e tem boa saúde devido a um remédio muito eficaz: a oração de cada filho por ela. (Foto: 002)

O celebrante principal foi o Pe. Teodoro Hanicz, OSBM; concelebraram os Padres Mateus Krefer, OSBM, Eufrem Krefer, OSBM, Arcenio Krefer, OSBM, filhos de Dona Maria, e também os Padres Domingos Starepravo, OSBM e Sérgio Ivankio, OSBM.

A homilia foi proferida pelo Pe. Teodoro Hanicz, OSBM. Ele destacou duas virtudes da Dona Maria: 1) Grandiosidade da sua fé, religiosidade, participante ativa na Igreja e na Comunidade. 2) Gosto pela leitura. Maria gosta muito de ler o jornal “Pracia” e a revista “Micionar” e outros livros religiosos. Este exemplo deveria ser seguido pelas crianças, jovens e adultos presentes na celebração. Lembrou aos jovens universitários o quanto a leitura é importante, pois enriquece a pessoa culturalmente e, à pessoa idosa, estimula a memória. (Foto: 003)

Ao final da Divina Liturgia, o Pe. Arcenio Krefer, OSBM leu uma mensagem em nome dos filhos. A seguir, o texto da mensagem.

Quem é a Mãe Maria? Nasceu aos 19 dias do mês de julho de 1927. Com 7 anos de idade, recebeu o Sacramento da Eucaristia e, dia 31 de janeiro de 1942, com 14 anos de idade, recebeu o Sacramento do Matrimônio. Com 15 anos e meio tornou-se mãe do seu primeiro filho – Tadeu; assim, teve mais 11 filhos.

Sempre foi uma mulher guerreira, batalhadora, ajudava o nosso Pai Alexandre na lida do cultivo da terra, dando conta ainda dos afazeres da casa e dos cuidados com os filhos.

Mãe Maria, mulher de estatura baixa, porém, uma grande mulher, principalmente na sua fé. Quando éramos pequenos, incentivava-nos todas as noites a rezar o terço ajoelhados diante de várias imagens, quadros e ícones e, principalmente, dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Cuidava também para que fizéssemos as orações todas as manhãs e, aos domingos – ir para a igreja.

Mas o tempo foi passando e cada um de nós seguiu o seu caminho… Quatro filhos seguiram a vida sacerdotal, duas filhas seguiram a vida consagrada e cinco a vida matrimonial. As nossas opções de vida sempre foram respeitadas por ela e pelo nosso Pai Alexandre. Ajudavam-nos com suas orações e conselhos.

Admiramos muito a sua grandiosidade na fé, pois, no dia 5 de fevereiro de 2016, o filho Padre Doroteo partiu para a eternidade. Ficamos preocupados com a sua imensa dor, porém ela nos deu uma grande lição de fé; ela nos disse: “Se tudo isto é vontade de Deus, nada podemos fazer”. “Que seja feita a vontade de Deus!”

Mãe, hoje a Senhora faz 90 anos… quanta alegria! Queremos agradecer a Deus pela sua existência, pela sua presença entre nós. Quando alguém de seus filhos chega na sua casa, a Senhora sente muita alegria, muito amor, nos recebe de braços abertos e logo vai ajudar a preparar alguma coisa para comer. Por outro lado, quando um de seus filhos passa por algum problema, a Mãe ajuda-nos com suas orações ou diz palavras sábias através de bons conselhos.

Mãe, hoje só temos que agradecer por tudo que a Senhora tem feito por nós, por isso, receba de cada filho uma rosa, sinal da nossa eterna gratidão por tudo o que fez e faz por nós. O Padre Doroteo será representado na pessoa do Padre Teodoro. Enquanto entregamos as rosas, consagramos a nossa Mãe sob a proteção de Nossa Senhora cantando “Під Твій Покров!(Foto: 004)

Enquanto o coral cantava “Pit Tviy Pokrov”, cada filho entregava uma rosa em sinal de amor e gratidão por tudo que a Mãe fez e faz por cada um. Isto aconteceu em ordem decrescente de idade e o filho falecido, Padre Doroteo, foi representado pelo Pe. Teodoro Hanicz, OSBM. (Foto: 005)

O Sr. Mauro Ivankio, sua esposa Sandra Krefer Ivankio, seus filhos Tiago e Aline, e sua cunhada Simone Krefer Prestes, cantaram a música “Nós te amamos vovó”, representando todos os netos e bisnetos da Aniversariante. (Foto: 006)

Em seguida, o Pe. Arcenio leu o poema em ucraniano “Для Мами”, composto pelo Pe. Gabriel Haber, OSBM, Superior Provincial dos Padres Basilianos no Canadá.

Мамцю наша рідна, у Ваших дев’ятдесять,
Ці ніжні стрічки ми Тобі;
Найдобрішій на цій землі.
Нехай печаль у дім Ваш не заходить;
Нехай хвороба минає стороною.
Ми ввесь світ помістили у долоні,
І тобі даруєм, ми одній єдиній;
Але, – це замало б бути,
Щоб воздати за твою добру-доброту.
Ми все життя, наша мила МАМО,
Перед тобою в незплачених довгах;
Спасибі, рідна, за те що нас зростала,
За те, що взамін нічого не просила;
Що горе й радість шматуючи ділила.
Кращої долі бажаючи нам, –
Красива, дбайлива, ніжна-з-преніжних,
Ти, нам ввесь час потрібна!

Para finalizar as homenagens na igreja, todos os presentes cantaram “Mnohaia Lita”. Dona Maria recebeu os cumprimentos. Para registrar o momento festivo, foram tiradas fotos da Mãe Maria com os Padres celebrantes, com os filhos e com toda a Família: filhos, genros, noras, netos e bisnetos. (Fotos: 007, 008 e 009)

Após a celebração, os convidados foram recepcionados na casa da mãe com um delicioso almoço. Além dos Padres citados acima, estavam presentes: Pe. Basílio Koubetch, OSBM – Chanceler da Metropolia; Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM – Superior Provincial dos Padres Basilianos no Brasil; Pe. Mário Marinhuk, OSBM – Superior do Convento e Seminário Maior de São Basílio Magno e algumas Irmãs Servas de Maria Imaculada.

Após o almoço, todos foram convidados a participar do bingo, pois a aniversariante gosta deste tipo de diversão, cujos prêmios eram diversos e a cartela era gratuita. Enquanto acontecia o bingo, por volta das 16 horas, a aniversariante recebeu a ilustre visita do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, que cumprimentou a Mãe Maria e os convidados. Em seguida, enquanto a aniversariante cortava o bolo, todos cantavam “Mnohaia Lita”. (Fotos: 011, 012 e 013)

Foi um dia de muita alegria para a Família em viver este momento.

“Bendize ao Senhor, ó minha alma, e tudo o que há em mim, faz seu nome santo. Bendize ao Senhor, ó minha alma, e não esqueças nenhum dos seus benefícios”. Oração do salmista utilizada pelo Pe. Teodoro em sua homilia.

Deus seja louvado pela vida da nossa querida e grande MÃE!!!

Teresinha Inês Krefer Claudino