Natal na Arquicatedral

 

A Paróquia da Arquicatedral São João Batista sediou este ano, dia 7 de dezembro, sábado, com início às 19 horas, o Festival de Corais Curitibanos Ucranianos executando canções natalinas ucranianas e celebrando a Santa Ceia Ucraniana – “Sviatey vetchir”. Foi o 20º encontro, com uma celebração em alto estilo, muito bonita, aconchegante, emocionante, que eleva o espírito.

O Reitor-Pároco Pe. Joaquim Sedorowicz fez a abertura, saudando a todos e destacando o sentido da solenidade, focada na celebração litúrgica do nascimento de Jesus, que dá o verdadeiro sentido do Natal, e nas tradições cristãs ucranianas, focadas nas canções natalinas, as nossas amadas “kolhadas”, e o jantar especial, chamado “Sviatey vetchir” – Santa tarde, que transcende o mero jantar e aumenta a fé, gerando fraternidade, comunhão e solidariedade.

O Sr. Miguel Hrysay fez o papel de mestre de cerimônias, apresentando os corais com seus principais componentes e fazendo breves explicações.

O coral da Igreja Ortodoxa ucraniana não pôde participar, porque assumiu um compromisso em Joaquim Távora.

A ordem das apresentações, com os nomes dos grupos coralistas, canções executadas, seus dirigentes e o nome dos entregadores das lembranças, seguiu o seguinte roteiro:

1º – Capela de Bandurristas Fialka: “Na Rizdvo Hrestove” – compositores: Iryha Gargat e Lybomyr Yakoviv e “Vo Vefleiemi” – “kolhada” popular, sob a regência de Rafael Herman. A entrega da lembrança do evento ao jovem Maestro foi feita por Dionéia Davibida de Lima.

2º – Coral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora: “Skenia vceslataia” – arranjo de H. Vereta e “Spe Issusse spe” – arranjo de M. Tkatchuk, sob a regência do Sr. Mário José Tkatchuk. A lembrança foi entregue por Lorrayne Maria Coblinski Hrysay.

3º – Coral e Orquestra Poltava: “Vo Vefleiemi zoria ciiaie” e “Sviatey vetchir”, composições tiradas do site Sviatohorska Lavra, sob a regência do Sr. Igor Kovaliuk. Entrega da lembrança: Dionéia Davibida de Lima.

4º – Coral Folclórico Barvinok: “Kolhad, kolhad, kolhadnetsia”, canção composta por V. Tymojenskiy, e “Oy u Vefleiemi stalasia novyna” – arranjo de O. Stadnyk, sob a regência do Sr. Felipe Oresten. A lembrança do evento foi entregue ao Maestro por Lorrayne Maria Coblinski Hrysay.

5º – Coral da Arquicatedral São João Batista: “Zname Boh”, composição de T. Turtchaniv, “Zemlhu iudeisku”, arranjo de S. Stelhmatchuk, e “Na rizdviani sviata”, de autor desconhecido, sob a regência do Sr. Leonardo Davibida. A entrega da lembrança do evento ao Maestro do coral anfitrião foi feita por Dionéia Davibida de Lima e Danilo Davibida de Lima.

Após as apresentações, o Maestro Leonardo agradeceu a presença do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer e da Equipe César Setti da Rádio Interligados de São José dos Pinhais e entregou uma lembrança ao Reitor da Arquicatedral Pe. Joaquim Sedorowicz pelo reconhecimento e apoio que tem dado ao coral e pela ajuda na organização do evento.

Foi dada a palavra ao Metropolita que agradeceu pelo convite e parabenizou os organizadores, dirigentes e componentes dos corais pela belíssima apresentação coralista natalina, desejando a todos os presentes um feliz Natal e abençoado Ano Novo. Dom Volodemer aproveitou o momento para destacar a presença de duas pessoas ilustres vindas da Ucrânia: Professor Leonid Sydorchuk, de Chernopil, que há vários dias dirige um workshop de dança da região da Bukovyna no Clube Poltava; Olha Sytnyk, que foi um dos coordenadores do Setor Público Euromaidan durante a Revolução da Dignidade, deputada e vice-presidente do conselho regional de Ivano-Frankivsk. Dia 6 de dezembro, no SUBRAS, ela deu uma palestra sobre a situação política na Ucrânia e falou sobre o direito à dupla cidadania.

O Coral da Arquicatedral encerrou o Encontro de Corais cantando com todos os presentes a conhecidíssima canção “Boh predvitchnei”.

Depois, no salão paroquial, houve o tradicional “Sviatey vetchir”.

Texto: Andreia Davibida e Secretariado Metropolitano

Fotos: Secretariado Metropolitano