Metropolita visitou três comunidades da Paróquia de Iracema

Nos dias 02, 03 e 05 de março de 2017, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica em três comunidades da Paróquia Sagrada Família de Iracema, Município de Itaiópolis: Ouro Verde, Colônia Ruthes e Bley Pombas.

Acompanhado pelo recém-ordenado Diácono Juliano Cezar Rumoviski, dia 01 de março, quarta-feira, ao entardecer, depois de enfrentar muita chuva pelo caminho, o Metropolita chegou ao convento basiliano de Iracema, onde pernoitou. Foi atendido pelo Pe. Marciano Pensak, OSBM. O Pe. Francisco Kochmanski, OSBM estava celebrando a Divina Liturgia, após a qual rezou também o “Parastás” com a leitura dos “pomianekê”. Foi servida a janta.

Ouro Verde

Dia 02 de março, quinta-feira, o Pe. Francisco acompanhou o Arcebispo Metropolita indo com o seu carro até Craveiro, onde foram deixados seus pertences pessoais, e depois o conduziu até Ouro Verde, onde povo estava esperando a sua chegada. Em frente à igreja, os fiéis presentes fizeram uma singela recepção ao Arcebispo. A Sra. Rosa Bileski Litvin fez um discurso de recepção, com a apresentação do pão e sal pelo seu esposo Sr. Nicolau e sua filha Rosane Nicole Litvin. A Professora Sra. Terezinha Chirarski Linsmeir cumprimentou o Visitador e fez uma explicação do rito da recepção com pão e sal. O Pe. Francisco saudou Dom Volodemer com palavras respeitosas e de obediência.

Seguiu a Divina Liturgia. A leitura da epístola foi feita por Rosane Nicole Litvin. Em sua homilia, o Metropolita explicou o que é como se faz a Visita Canônica. Fez uma rápida explanação sobre os temas deste ano, quando se comemoram várias datas importantes, como os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e os 400 anos da fundação da Ordem Basiliana de São Josafat. O Diácono Juliano fez o papel de fotógrafo.

Após a Divina Liturgia, o Metropolita teve uma conversa com os principais líderes da comunidade. Foram colhidas algumas informações sobre a comunidade, que foram anotadas pelo Diácono. Foram verificados os livros documentais. Após a reunião, Dom Volodemer fotografou a igreja e seus arredores.

O almoço foi gentilmente oferecido pela família do Vereador Sr. Aloísio Havrelhuk, que também lida com plantação de frutas e pepinos para conserva. Possui uma câmera fria. Ele está decepcionado com a política devido ao alto grau de corrupção.

Voltando para Craveiro, o Metropolita descansou, se instalou e trabalhou com as fotos e a documentação da Visita Canônica. Às 16 horas, junto com o Diácono, tomou um lanche na residência das Irmãs Servas e, às 19 horas, jantou. As religiosas estão em três na casa: Ir. Eunice Baka, Ir. Emília Nogas e Ir. Doroteia Pochapski.

Colônia Ruthes

Dia 03 de março, sexta-feira, juntamente com o Diácono, o Metropolita tomou o café da manhã às 7 horas na residência das Irmãs. Saindo de Craveiro às 8 horas, a Ir. Emília Nogas, SMI foi à frente para mostrar o caminho para a Colônia Ruthes. O Pe. Cinézio Stachiu, OSBM, que atende a comunidade há pouco tempo, foi ao encontro do Metropolita, mas acabou indo por outra estrada e se desencontrando.

Pouco depois das 9 horas, Dom Volodemer já se encontrava paramentado em frente à igreja Nossa Aparecida para ser homenageado pelas lideranças da comunidade. O discurso principal ficou por conta da Catequista Sra. Andriely Bossy Okopniki. A recepção com pão e sal foi feito pelo Sr. Davi Dacechen – Presidente-Executivo. O menino Kaue Okopnik presenteou o Arcebispo com um buquê de flores. O Pe. Cinézio acolheu o Metropolita, aguardando dele palavras de orientações espirituais e melhoramentos pastorais.

A leitura da epístola foi feita por Leidiane Wassylkoski. A primeira parte da homilia de Dom Volodemer foi destinada para explicar o que é e como se realiza a Visita Canônica e a segunda parte abordou a diaconia no início da era cristã. Ele concluiu dizendo que hoje nós precisamos ter o mesmo espírito de diaconia para servir o Evangelho e servir também à comunidade e à sociedade.

Após a celebração da Divina Liturgia, o Metropolita verificou os livros oficiais da comunidade, conversou e deu várias orientações práticas aos líderes. O Diácono Juliano fez as anotações.

Após a reunião, Dom Volodemer fotografou a igreja e seus arredores. Depois foi ver o salão de festas da comunidade.

O almoço foi na casa do Sr. Cleverson Schomberg, que reuniu seus familiares. É casado com Ingri Carla Bauer com quem tem a pequena Helena Bauer Schomberg. Ele com o pai, que mora ao lado, dirige uma serraria, do outro lado da estrada.

Após o almoço, foi feita uma visita ao cemitério local. Logo veio a chuva.

Daí, seguindo o carro do Pe. Cinézio, o Metropolita passou por Bley Pombas e voltou ao Craveiro.

Sábado, dia 04, o Arcebispo Metropolita participou do I Encontro Catarinense de Cultura Ucraniana em Papanduva.

Bley Pombas

Domingo de manhã, dia 05 de março, em companhia do Diácono Juliano Cezar Rumoviski, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM dirigiu-se à Colônia Bley Pombas.

Inicialmente, Dom Volodemer preparou os paramentos para a celebração e inspecionou a igreja, as sacristias, os armários. Vale a pena ressaltar a grandeza e beleza do iconóstase proveniente da antiga igreja de madeira da Paróquia do Martim Afonso.

Pelas 9 horas, o Metropolita teve um encontro com as lideranças e o povo em geral, que já estava presente. Primeiramente, ele explicou o que é Visita Canônica e como ela deve ser realizada. Depois dialogou, pediu informações e deu orientações ao CAP, Apostolado da Oração, grupo de jovens, MEJ e às Catequistas. Durante o diálogo do Metropolita com a comunidade, o Diácono Juliano fez as anotações para o relatório da visita. Após o diálogo com as lideranças, Dom Volodemer verificou os livros da comunidade, colocando o carimbo da Visita Canônica com sua assinatura.

Paramentado, juntamente com o Pe. Cinézio Stachiu, OSBM, às 10h30min, o Metropolita foi homenageado em frente à enorme igreja. O discurso de recepção foi feito pela Sra. Lídia Wassilkoski, que falou em português, e pelo Sr. José Demetriv, que falou em ucraniano. Ambos falaram de improviso. José é irmão das Irmãs Basilianas Maria e Terezinha Demetriv. Ir. Maria trabalha no Boqueirão e Terezinha, em Canoinhas. A recepção com pão e sal foi feito pelo Presidente-Executivo Sr. Davi Mauricio e sua esposa Sra. Juliana Demetriv.  O buquê de flores foi entregue por Estefani Tchorney. O Pe. Cinézio finalizou a acolhida.

A leitura da epístola, em ucraniano, foi feita pelo José Demetriv. Em sua homilia, Dom Volodemer comentou o texto do Evangelho do dia sobre os primeiros discípulos (Jo 1,43-51), animando os fiéis a terem a mesma atitude de abertura de Filipe, que convidou Natanael para vir conhecer Jesus de perto, e a própria atitude de Natanael de aceitação. A Divina Liturgia foi muito bem cantada pela comunidade local.

Após a celebração litúrgica, o Arcebispo Metropolita fotografou o interior da igreja, sua parte externa, seus arredores e depois visitou o centro de eventos, em fase de acabamento, e o cemitério. O Presidente-Executivo Sr. José Mauricio Demetriv e o Vice Sr. Mauricio Wasylkovski acompanharam. Eles comentaram os trabalhos da construção e o projeto de construir uma capela mortuária. O Metropolita recomendou para que se construa algo bem planejado, funcional e que tenha uma arquitetura adequada.

O almoço foi servido na casa da Sra. Clementina Korenivski, irmã de Dom Dionísio Lachovicz. A família trabalha com lavoura e gado, com exceção de Clementina, que, tendo formação técnica em enfermagem, trabalha na área da saúde.

Após o almoço, o Pe. Cinézio conduziu o Diácono, que estava ao volante, e o Metropolita, à localidade onde nasceu Dom Dionísio. A casa de madeira onde mora Izidio Lachovicz e sua irmã Ana, é outra, não a original, que era mais abaixo. Ela é bela pela sua localização em meio a exuberantes arredores verdes, incluindo vários pinheiros, e interessante pela preservação do estilo tradicional ucraniano de construção, tendo a parede da sala de visitas coberta de quadros de santos, fotos e lembranças.

O Pe. Cinézio seguiu viagem a uma colônia onde teria reunião.

O Metropolita voltou para Bley Pombas a fim de visitar os pais do Pe. Irineu Wassilkoski. Seu pai José não está muito bem de saúde devido a um AVC, fala com certa dificuldade. Dom Volodemer fez uma oração e abençoou o Sr. José e outras pessoas da família.

A pedido da Catequista Sra. Lídia Wassilkoski Tchorney, o Arcebispo fez ainda uma rápida visita à Sra. Sofia Chiraski Wassilkoski, que está acamada. Recentemente, ela teve uma perna amputada devido a uma trombose.

O Metropolita voltou para Craveiro, terminou de fazer as malas e retornou a Curitiba.