Metropolita visitou Montaury e Becker

Nos dias 28 e 29 de junho de 2017, realizando a Visita Canônica na comunidade da Igreja Matriz Sagrada Família de Iracema, Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita visitou as pequenas comunidades de Linha Montaury e Colônia Becker.

Dia 28, quarta-feira, às 14 horas, o Pároco Pe. Antonio Nazarko, OSBM, que atende pastoralmente a pequena comunidade de Linha Montaury, levou o Metropolita até a localidade. A Ir. Rosa Pankio, SMI acompanhou. Os fiéis compareceram e se reuniram às 15 horas em sua escolinha-capelinha para a recepção de seu Pastor.

Lidas as intenções pela Sra. Kovalski, a jovem Joceléia Hunka Miretski proferiu um discurso de saudação ao Metropolita. “O amor, a amizade, o respeito e o sacrifício são os alicerces de todos nós. Pode ter certeza que a sua chegada nos causa muita alegria entre todos. Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito: um se chama ontem e outro amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. Seja bem-vindo à nossa comunidade”, disse Joceléia.

Em sua saudação, o Pároco lembrou o ensinamento do Papa Francisco que pede uma “Igreja em saída” e disse: “Aqui estamos perante, talvez, o mais pequeno e simples espaço celebrativo. Não temos muita estrutura física, porém contamos com o povo que tem um coração temente e voltado para Deus. Ao fazermos parte da Paróquia Sagrada Família de Iracema, nos unimos a todos que a ela pertencem. E hoje, diante da graça de Deus, recebemos vossa Excelência Reverendíssima para ouvir vossa palavra. Acolher a mensagem do santo Evangelho e mostrar nossa unidade com toda a Metropolia. Deus nos chama. Façamos nesta celebração da Divina Liturgia o encontro pessoal com Cristo e sejamos abençoados através de vossas mãos. Excelência Reverendíssima Metropolita Dom Volodemer, seja bem-vindo”.

Seguiu a celebração da Divina Liturgia, recitada em português, com algumas partes cantadas. Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre o significado das figuras dos grandes Santos Pedro e Paulo. Elogiou a comunidade pela sua união com a Paróquia e pediu para que continue sempre assim.

Depois da Divina Liturgia foi servido um lanche comunitário para o qual contribuíram todas as famílias.

No dia seguinte, Festa de São Pedro e São Paulo, no mesmo horário, foi a vez da comunidade de Colônia Becker receber o Metropolita.

Em companhia da Ir. Rosa Pankio, SMI, o Pároco levou o Metropolita para conhecer o novo centro de eventos da comunidade e o local da futura igreja. Descendo até a capela e tendo-a vistoriado e conversado com os líderes, Dom Volodemer e o Pároco se paramentaram. Exatamente às 15h30, no interior da capela, o Metropolita recebeu uma calorosa homenagem, pois era a primeira vez que um Bispo visitava a localidade. Primeiramente, o grupo de catequizandos cantou uma canção de saudação e a pequena catequizanda Aline Zape falou um discursinho. Seguiu o cumprimento de uma adolescente e a saudação com pão e sal por um catequizando e uma catequizanda. Em nome do Conselho Administrativo Paroquial, a jovem Simone Myketiuk deu as boas-vindas ao Metropolita. “É com muita alegria que o recebemos de braços abertos esperando que o senhor possa ver de perto a nossa realidade, mas que, sobretudo, possa enxergar o que existe além de cada rosto e de cada coração, intercedendo a Deus por nós e nossas famílias”, disse Simone. O Sr. Paulo Myketiuk – Presidente-Executivo e sua Esposa entregaram um vaso de orquídeas ao Visitador. A recepção foi finalizada com as palavras positivas do Pároco.

Prosseguindo, deu-se início à Divina Liturgia, com o uso do incenso e muito bem cantada pelas cantoras e cantores da própria comunidade. Como em Linha Montaury e na igreja Matriz, a homilia focalizou o significado das duas grandes figuras de São Pedro e São Paulo para a vida cristã e eclesial. O Arcebispo Metropolita aproveitou a oportunidade para animar e orientar a comunidade na construção da futura igreja.

Encerrada a celebração, o Metropolita verificou os livros documentais e conversou com as lideranças locais.

Após a reunião, os presentes puderam se servir do lanche carinhosamente preparado pela comunidade.