Metropolita visitou a Comunidade de Pinhais/Piraquara

Entre os dias 30 de junho e 01 de julho de 2018, a Comunidade católica ucraniana Exaltação da Santa Cruz da cidade de Pinhais/Piraquara recebeu a segunda Visita Canônica com a presença do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch.

O momento foi bastante especial para a comunidade que iniciou os preparativos da vivência desta importante ocasião há mais de dois meses. Para que a visita pudesse transcorrer dentro de seus objetivos, a comunidade planejou cada uma das etapas a serem realizadas, antes, durante a visita e no tempo da pós visita. Ainda na preparação, o Vigário Paroquial Edson Ternoski realizou reuniões bastante didáticas, explicando os objetivos deste evento, quais as necessidades e sugerindo como as pessoas poderiam ajudar na organização. Na sequência, incentivou para que a própria comunidade pudesse recepcionar a autoridade canônica com cantos entoados por membros da própria comunidade de Pinhais. Para tanto, disponibilizou o auxílio de seminaristas que ajudaram nos ensaios dos cantos que foram entoados ao longo da Divina Liturgia celebrada em 01/07.

Outro ponto incentivado pelo Vigário Paroquial, foi a redação do histórico da comunidade em texto descritivo. O trabalho foi desenvolvido por membros da comunidade a partir de depoimentos de fiéis que iniciaram as primeiras atividades na igreja de Pinhais/Piraquara, bem como com depoimentos de pessoas que atualmente fazem parte. Deste trabalho também se desdobra um projeto para a produção de um livro sobre a história da igreja Exaltação da Santa Cruz de Pinhais e sua comunidade a ser realizado em um prazo de 12 a 18 meses.

Paralelamente, as lideranças da comunidade também se comprometeram a fazer levantamentos de livros de registros e relatórios de todas as áreas, as quais pudessem dar base nas análises do visitante. Outros membros ainda se ocuparam em preparar a espiritualidade para os dias de visita. A realização da novena ao Sagrado Coração de Jesus, realizada durante o mês de junho convergiu para a preparação espiritual.

Operacionalmente a administração da igreja preocupou-se em deixar todos os espaços passíveis de visita e acolhida, bem como organizou todas as etapas da visita propriamente dita.

Em visita

No sábado, dia 30 de junho, Dom Volodemer foi recepcionado por diferentes lideranças da comunidade. Em um encontro que durou perto de duas horas, várias questões foram colocadas. O Arcebispo ouviu os paroquianos bem como trouxe uma visão sobre as atividades e projetos da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. Entre os pontos discorridos na reunião estão:

1 – Necessidade de realização de visitas com intervalos de no mínimo cinco anos, com um representante da Metropolia;

2 – A necessidade de reforçar o trabalho em conjunto com todas as lideranças da igreja;

3 – Analisar o relatório da visita realizada em 2008 bem como o relatório de 2018 para se ter o acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas e dos resultados a serem alcançados;

4 – Realização de um plano pastoral geral da Metropolia com os principais pontos a serem realizados a curto, médio e longo prazos;

5 – As celebrações litúrgicas tiveram uma grande evolução nos últimos anos. Contudo, há espaço para melhoramento, principalmente no que diz respeito ao foco na Eucaristia celebrada na Divina Liturgia;

6 – Há necessidade urgente da criação da Pastoral Familiar, mas ainda se esbarra na questão da falta de padres preparados e disponíveis para a implantação;

7 – Dentro deste contexto, buscar realizar encontros, como, por exemplo, de pais e padrinhos, cursos de noivos, entre outros;

8 – Fortalecimento e criação de novas pastorais nas comunidades;

9 – A Metropolia tem o projeto de desenvolver a Pastoral do Dízimo, orientando os párocos a repassar essas informações junto às comunidades;

10 – Projeto da criação da Pastoral da Comunicação – item bastante importante para que o mundo digital também possa contribuir para levar informações rápidas e importantes aos paroquianos;

11 – Assembleia dos líderes adultos leigos para discutir como se deve agir na Igreja;

12 – Formação de líderes leigos com conhecimento aprofundado sobre o estatuto da Metropolia e para que possam ajudar na adequada disseminação das informações;

13 – Envolvimento maior dos líderes leigos da comunidade nas pastorais da Metropolia a fim de unir esforços;

14 – Foi frisado que é necessário conhecer mais o Direito Canônico para dar segurança às diversas pastorais;

15 – Durante a celebração litúrgica, um leigo pode ter a palavra em determinados assuntos, mas com a autorização do celebrante principal. A pregação principal sempre é da competência do ministério ordenado (bispos, padres, diáconos).

16 – Divulgar com maior afinco o boletim da Metropolia e seus assuntos importantes.

Após a reunião, Dom Volodemer visitou todas as áreas físicas da comunidade. Foi apresentado o projeto do salão de festas em fase avançada de construção/conclusão. A finalização das salas de catequese, espaço para refeitório e espaço para a biblioteca.

Encerrada a visita, o Arcebispo foi recebido pela família da Dona Veronica Mizga cujos filhos prepararam e serviram um belo jantar. O encontro foi também um momento de confraternização e oportunidade para conhecer melhor a vida e o dia a dia da comunidade.

Domingo

O dia iniciou com a recepção do Arcebispo em uma cerimônia solene preparada pela comunidade. O pão e o sal foram ofertados como forma de reforçar a tradição em recepções importantes para a comunidade. Na sequência, canções religiosas foram entoadas por crianças da catequese. Um breve discurso foi proferido pela administração da comunidade e em seguida o Vigário Paroquial deu as boas-vindas ao visitante, dando início à Divina Liturgia.

Preparada pela comunidade, a celebração teve a presença maciça dos membros da comunidade. Em sua homilia, Dom Volodemer destacou alguns pontos os quais discutiu no dia anterior com as lideranças comunitárias e reforçou o ensinamento do evangelho do dia, que abordou a questão dos dons do Espírito Santo, em que todas as pessoas são convidadas a partilhar aquilo que têm de melhor para o bem comum.

Ao término da celebração, o Arcebispo abençoou as novas salas de catequese e posteriormente foi recepcionado em um almoço de confraternização na qual toda a comunidade participou, encerrando desta forma a Visita Canônica 2018.

Texto: Everson Mizga, Luiz Ilnisk, Mario Cesar Hlatchuk e Natalia Chornobay

Fotos: Sabrina Sklar