Metropolita visita igreja ucraniana histórica

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM esteve na antiga comunidade ucraniana de Xavier da Silva – Paróquia de Iracema no dia 22 de abril para a realização da Visita Canônica.

Às 9 horas, o Visitador foi oficialmente recebido pela comunidade. Na entrada da igreja, o Sr. Clemente Zakaluznei – líder da comunidade saudou o Metropolita. Em seu discurso, ele disse: “Em nome de toda comunidade aqui de Xavier da Silva, tomo a palavra para agradecer a Deus, em primeiro lugar pelo dom da vida que nos dá. Agradeço pela vossa memorável visita à nossa humilde comunidade no dia de hoje. Quero agradecer também a todos que fazem parte desta comunidade e, especialmente, a todos os nossos antepassados que, com muito zelo, cuidaram desta comunidade. Hoje, como presidente em exercício, exerço a função de manter sempre em ordem a nossa igreja, igreja esta que é a primeira a ser construída em território fora da Ucrânia; e, por ser a primeira, devemos zelar pelo templo e também pela nossa cultura e principalmente pela nossa celebração”. A menina Aline Miretzki e seu colega Daniel Lis saudaram Dom Volodemer com pão e sal. Em sua saudação, o Pároco Antônio Nazarko, OSBM enfatizou o significado pastoral da primeira visita do Arcebispo Metropolita à comunidade. “O pequeno rebanho quer ouvir a voz do seu pastor e obedecer a suas palavras”, disse o sacerdote.

Em seguida, foi celebrada a Divina Liturgia. Em sua homilia, o Metropolita reconheceu o esforço da comunidade em manter a pequena e muito simples igreja de madeira, mas que é uma verdadeira relíquia, tendo um significado histórico, cultural e religioso enorme não somente para a própria comunidade, mas também para a paróquia de Iracema e de toda a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. O momento foi aproveitado para um diálogo com os líderes da comunidade. O Metropolita pôde se inteirar melhor sobre a realidade social e eclesial da comunidade à qual deu algumas orientações práticas. Vindo do convento de Iracema, as Irmãs Servas de Maria Imaculada Rosa Pankiv, Eugênia Denichevicz e Júlia Denichevicz auxiliaram nos preparativos da recepção ao Metropolita e nos cantos litúrgicos.

Finda a celebração litúrgica, foi distribuído o pão na saída da igreja e foi tirada a foto geral na escadaria em frente à igreja.

O Arcebispo Metropolita vistoriou os pertences da igreja e visitou o cemitério local, fazendo também registros fotográficos. Examinou detalhadamente os objetos sagrados no interior da igreja (tabernáculo, quatro crucifixos, uma imagem de Nossa Senhora) muito antigos e muito simples, mas que demonstram fielmente a profunda religiosidade dos nossos antepassados pioneiros e verdadeiros heróis.

Optou-se em fazer um almoço comunitário no pavilhão da igreja, onde todos puderam participam da alegre confraternização.

A história da comunidade ainda precisa ser escrita, mas é possível informar algumas coisas básicas. Consta nos relatos históricos que a igreja de Xavier da Silva vem a ser a primeira igreja católica ucraniana de rito bizantino-ucraniano construída em terras brasileiras. No ano de 1895, os primeiros moradores construíram uma pequena igreja dedicada a Santo Antonio, atualmente dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e até hoje conserva-se em seu estilo original. A parte interna é original e a externa é fruto de restauração.

Lê-se nos documentos que o território da igreja se encontra dentro da propriedade do Sr. Paulo Zakaluznei. Ali, de início, havia uma escola e deu-se espaço também ao cemitério o qual existe até hoje. Tanto a igreja como o cemitério e tudo o que lá se encontra estão sob os cuidados da família Zakaluznei.

Hoje, esta comunidade conta com menos de 20 famílias. As famílias saíram e foram morar em cidades distantes. Ela é mantida através de festa anual e seus organizadores têm um zelo muito grande por tudo o que possuem. Os participantes da festa têm um carinho especial devido à acolhida de seu povo; também o espaço oferecido, que é o potreiro do proprietário com suas verdes gramas e sombra das árvores, faz o grande diferencial – um contato direto com a natureza.

Assim, esta comunidade, por menor que seja, carrega dentro de si grande importância histórica e principalmente religiosa. É um povo que se identifica com a nossa Santa Igreja. Mantem-se de forma alegre na fé que herdaram de seus antepassados.