Dia 10 de dezembro, sábado de manhã, acompanhado do Vigário Paroquial Pe. Melecio Kraiczyi, OSBM, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM se deslocou de Ponta Grossa para a colônia Fazendinha, Wenceslau Braz, para realizar a última Visita Canônica deste ano.
O almoço foi servido na casa da família de João Starepravo e Leocádia Chichoski. A sogra Sra. Irene Chichoski mora junto. O pai de João veio de Marcelino em 1950 e sempre trabalhou na lavoura. O casal formou cinco filhos. Também participou do almoço a Família da filha Andréia, casada com Fernando Maluf, que é diretor de um consórcio de municípios. O casal tem quatro filhos.
Às 13h30min, o Arcebispo Metropolita se dirigiu à igreja para verificar sua manutenção, bem como a dos seus pertences: campanário, pavilhão, churrasqueira, cemitério. Tudo se encontra em bom estado de preservação e foi devidamente registrado em fotos.
Às 15 horas, houve uma reunião com representantes de toda a comunidade. Dom Volodemer falou sobre a importância do resgate da história e a necessidade de se renovar o movimento do Apostolado da Oração e implantar sua própria catequese, pois isso ajuda em muito a preservar a identidade católica de rito bizantino-ucraniano. Aos membros do Conselho Administrativo Paroquial ele pediu para que façam um esforço em providenciar os elementos indicados em vista do bem geral da comunidade e da nossa Metropolia. O Pe. Melecio se propôs a celebrar duas vezes por mês a fim de facilitar principalmente a renovação do Apostolado da Oração.
Em seguida, o Metropolita teve um encontro com as crianças. A secretária Maria Margarida Starepravo, que é professora em São José da Boa Vista, o acompanhou e auxiliou na dinâmica do encontro.
Para o jantar e pernoite o Metropolita se hospedou na família do Sr. Melécio Haliski e Amélia Starepravo Haliski. O filho Marciano com sua família mora junto; ele é casado com Marilda Aparecida Pinheiro Haliski e tem três filhos: Isabela, Andressa e Gabriel. A família sempre foi da agricultura. O Pe. Melecio foi hospedado na família de João Starepravo.
Domingo, dia 11 de dezembro, à 09h30min, a pequena comunidade se reuniu em frente à igreja para prestar uma saudação ao Arcebispo Metropolita. Falando em ucraniano e português, Maria Margarida Starepravo fez um discurso de acolhida. Ela disse: “Pedimos que Vossa Excelência Metropolita nos abençoe e abençoe toda a nossa comunidade para que possamos sempre viver na fé, no amor fraterno e na paz do Senhor”. Em sua breve mensagem, Isabela Haliski pronunciou: “entre nossas crianças, adolescentes, jovens e casais que aconteça maior interação e um fortalecimento espiritual e moral de nossas famílias”. Sua colega Letícia Sabater entregou ao Metropolita um lindo vaso de orquídeas. O Presidente-Executivo Clemente Gimoski e sua esposa Simone Vilas Boas Gimowski saudaram o Metropolita com pão e sal. O Pe. Melecio finalizou sua saudação em ucranianos fazendo uma oração pelo Arcebispo Metropolita: “Que Deus vos conceda uma boa saúde e vida longa e Santíssima Virgem Maria sempre vos cubra com seu manto e auxilie em todas as boas causas”.
Seguiu a Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita e concelebrada pelo Pe. Melecio Kraiczyi, OSBM. Em sua homilia, Dom Volodemer fez considerações conclusivas da Visita Canônica dando algumas orientações concretas e animou os fiéis a se prepararem da melhor forma possível para a celebração do Natal. “O Natal deve ser celebrado não somente nos dias 24 e 25 de dezembro, mas durante todo o ano, porque dizemos ‘Xristos razdaietsia’, e isso significa que Cristo deve nascer ou renascer em nossas mentes e nossos corações todos os dias”, enfatizou o Metropolita.
Ao final da celebração eucarística, em nome de toda a comunidade, Maria Margarida Starepravo agradeceu ao Metropolita pela visita, com votos de muito sucesso pastoral. Stefani Gimowski lhe entregou um presente.
Para o almoço, Dom Volodemer e o Pe. Melecio foram recebidos pela família de Nicolau Gimowski, casado com Olga Paitax Gimowski. O casal formou três filhos, todos já casados: Márcio, Clemente e Ines Cristiane. Uma família de agricultores. Outras lideranças, parentes e amigos participaram da confraternização, que já teve uma atmosfera natalina.
FOTOS