Metropolita no Bairro Alto

No final de semana 25 e 26 de agosto de 2018, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch dedicou seu tempo para se encontrar com a Comunidade do Bairro Alto, que tem São José Operário como Padroeiro de sua igreja.

Dia 25 de agosto – sábado – encontro dos líderes com o Metropolita

Sábado, 25, a partir das 14 horas, foi realizada uma reunião com os membros da comissão administrativa e dos representantes dos grupos que atuam na comunidade, com a finalidade de apresentar ao Metropolita o histórico e a situação atual da comunidade.

Abertura. O Metropolita Dom Volodemer iniciou a reunião com a invocação ao Espírito Santo e explicou a nova metodologia da Visita Canônica, que busca trabalhar com a totalidade de cada comunidade e cada paróquia, visando o bem total da Igreja de Cristo.

História da comunidade. O Pe. Soter Schiller, OSBM apresentou a história da comunidade, destacando que a igreja São José Operário com sua atuante comunidade pertence à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e teve seu início nos anos 70. A comunidade, através do Pe. Tarás Oliynek, OSBM, conseguiu autorização das autoridades civis para o uso de uma escola de madeira que estava desativada, sendo este o “marco zero” da comunidade. No dia 16 de março de 1975, foi celebrada a primeira Divina Liturgia. Em 26 de outubro de 2003, o então Bispo Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM oficializou solenemente a bênção e inauguração da igreja. Dona Ilária, que é uma das primeiras componentes da comunidade, lembrou que a evolução da comunidade aconteceu devido ao esforço dos seus membros, principalmente dos pioneiros.

Situação geral atual. Atualmente, a comunidade conta com 105 famílias cadastradas, sendo que 72 têm boa participação, 17 de participação média e 16 são consideradas de participação esporádica. Essas famílias moram em cinco municípios, fazendo com que o Pe. Soter “mereça uma medalha olímpica”. As celebrações litúrgicas são dominicais, com início às 08h15min, após a qual o Pe. Soter precisa se deslocar até a comunidade do Abranches, o que lhe dificulta um atendimento presencial melhor.

A comunidade possui os seguintes grupos: Movimento do Apostolado da Oração, Catequese, Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) e Grupo de Jovens. O atual Conselho Administrativo Paroquial está montado com os seguintes membros: Presidente-Executivo – Dionízio Tracz; Vice-Presidente-Executivo – Márcio Danichevez Primo; Tesoureiro – Demétrio Retka; Secretárias – Adriane Prusnal Tracz e Andreia Kolitski; Conselheiros – Metódio Kolitski e Nicolau Vach.

O Pe. Soter apresentou também os problemas enfrentados pela comunidade, sendo o principal a falta de instalações para a Catequese. Para suprir essa deficiência, é preciso utilizar o salão de festas, que não possui separação de sala, para alocar três turmas de catequizandos.

Melhorias e projetos. O Presidente-Executivo Dionízio Tracz relatou as recentes obras de restaurações e manutenções dos muros e portões. Apresentou como sugestão para sanar a dificuldade da Catequese: erguer um segundo piso na parte onde está a cozinha, que já tem estrutura para esta obra. Salientou que o forro do pavilhão é antigo, necessitando de reparos. Também a igreja precisa de uma nova pintura. Dionízio afirmou que é relevante observar que das 105 famílias cadastradas nem todas contribuem com a comunidade; assim, a comissão precisa gerir as contribuições da melhor forma possível. Na sequência, o Tesoureiro Demétrio Retka apresentou o livro-caixa ao Arcebispo para análise das receitas e despesas.

Grupo do Apostolado da Oração. Atanásia Tracz, Presidente do grupo do Apostolado da Oração, apresentou seu relatório. O grupo é formado por 40 membros, mas apenas 25 a 30 membros efetivamente participam das reuniões, que são realizadas nos primeiros domingos de cada mês. Há cinco meses, o assistente espiritual do grupo é o Seminarista basiliano Juliano Makoski. O Arcebispo explicou que o “apostolado” deve ser titulado como um movimento e não como pastoral, tendo uma espiritualidade e atuação apostólica vivida e praticada pelos leigos. O grupo procura estudar a intenção mensal missionária do Papa Francisco e utiliza como apoio a revista Missionário, editada em Prudentópolis. Com esses estudos, surge a reflexão para que o grupo olhe a realidade e disponha de atitudes para contribuir com a sociedade e com a comunidade. Além das reflexões, o grupo reza a Novena ao Sagrado Coração de Jesus. Pode-se destacar alguns pontos positivos do grupo: os membros estão à frente dos cantos litúrgicos; também são os componentes da comissão da igreja; outros praticam ação social. O Pe. Soter acrescentou que o grupo já contribuiu e auxiliou concretamente algumas famílias.

Pastoral Catequética e MEJ. O relatório da Catequese foi apresentado pela Catequista Eva Maria Andreiu Portulhak. A Catequese é realizada todos os domingos após a Divina Liturgia e conta com o trabalho de cinco catequistas: Eliane Aparecida Juk Gonçalvez, Eva Maria Andreiu Portulhak, Gabriela Levistski dos Santos, Ir. Fátima Borodiak, SMI e Terenha Tracz. O grupo de catequizandos é composto por dez crianças, cinco adolescentes e um adulto, divididas entre a pré-catequese, primeiro, segundo, terceiro ano e o grupo do MEJ.

As crianças fazem no mínimo três anos de Catequese e entre dois a três anos de participação no MEJ até serem transferidas para o grupo de jovens. O encontro do MEJ é realizado no primeiro e no terceiro domingo de cada mês. A proposta de realizar os encontros de catequese e do MEJ no domingo é para garantir a participação das famílias e das crianças nas celebrações. Os encontros duram duas horas e quinze minutos, considerando os dez minutos de intervalo, durante o qual as crianças se servem de um lanche comunitário, providenciado em sistema de rodízio pelas famílias..

Como material didático, são utilizados os livros disponibilizados pela própria Metropolia. As bíblias utilizadas durante a Catequese foram adquiridas com o caixa da Catequese e ficam armazenadas no armário do salão. A Catequese com adultos utiliza como material didático o livro Catecismo básico para jovens e adultos da Editora Ave Maria. O MEJ utiliza os subsídios elaborados e enviados pela Ir. Alice Bartoski, SMI.

A catequese possui um caixa que está sob a responsabilidade da Catequista Eliane. A posição do caixa atual é de R$ 271,31 e foi formado com base no pagamento de matrículas (R$ 50,00 por criança – taxa anual), bem como a promoção de pescarias e rifas das festas da comunidade. O caixa é utilizado para a compra dos livros, as lembrancinhas em dias especiais e também financia o transporte da Ir. Fátima. Em casos de saldos positivos, é realizado anualmente um passeio com outras comunidades que possuem alguma finalidade religiosa ou cultural específica. Quando há necessidade de um maior investimento, é utilizado o saldo do caixa geral da comunidade, após a aprovação da comissão administrativa.

Como já informou o Pe. Soter, uma das dificuldades enfrentadas pela Catequese é a ausência de estrutura física para os encontros, pois os da Catequese são realizados nas dependências do salão e os do MEJ, na cozinha. Por se tratar de quatro turmas distintas, muitas vezes os assuntos das outras turmas acabam distraindo a atenção das crianças. Além disso, é muito importante para que no ano de 2019 mais uma catequista seja enviada para o Curso de Formação de Catequistas, pois atualmente atuam apenas três catequistas formadas.

Como pontos positivos da catequese, destaca-se que a comunidade tem famílias muito participativas e presentes e percebe-se que as crianças são acompanhadas pelos pais. A Catequese e os pais são responsáveis pelos coroinhas durante as celebrações da Divina Liturgia. Para que isto aconteça, existe uma escala de crianças por datas. A Catequese possui dois grupos de WhatsApp, sendo um somente das catequistas e outro das catequistas com os pais. Estes grupos colaboram muito para a atualização das informações e lembretes entre os participantes.

O Pe. Soter reforça que as famílias são presentes na educação cristã familiar e na Catequese, sendo que algumas mães se dispõem a contribuir diretamente nos encontros catequéticos. O Padre ainda solicitou para que seja criado um diretório metropolitano para o acompanhamento da Catequese nas comunidades. Tendo a informação de que a Catequista Eliane Juk Gonçalves é pedagoga formada, Dom Volodemer destacou que facilita muito e é muito proveitoso para a Pastoral Catequética uma catequista ter formação pedagógica.

Pastoral da Juventude. Andréia Kolitski representou os jovens e relatou que o grupo é formado por seis participantes. Apenas quatro frequentam a reunião mensal. Em alguns casos, verifica-se a falta de incentivo dos pais para com a participação dos jovens na comunidade. Os encontros geralmente são realizados no segundo domingo, após a celebração litúrgica. O grupo tem como responsável o Seminarista Juliano Makoski, que está à frente do mesmo há um ano. A reunião dos jovens inicia com a leitura de uma passagem bíblica, na sequência se faz a explicação do tema e depois os membros discorrem sobre o assunto tratado. Para o próximo mês, setembro, o grupo iniciará o terço na residência de cada membro, a fim de aproximar os jovens e suas famílias.

Proposta administrativa. Henrique Portulhak apresentou uma proposta para a comunidade, visando a continuidade e um trabalho pastoral mais eficiente da Igreja, o qual vai além da finalidade financeira, considerando também a ação social. Tal proposta sugere como cada grupo poderia contribuir para manter a religiosidade e a cultura ucraniana, formando a comunidade e orientando na tomada de decisões para cada área: administração, pastoral, movimento, ação social, cultura. O Arcebispo demonstrou interesse e incentivou a continuidade do projeto.

Melhoramentos pastorais. Relatando a falta de padres e de preparação específica dos mesmos, o Metropolita informou que existe um projeto para a criação de novas equipes visando melhor comunicação em nossa Metropolia. Falou ainda sobre algumas pastorais que precisam ser implantadas: Pastoral Familiar, Pastoral do Dízimo. Ainda este ano será criado o Conselho de Leigos e o Conselho Pastoral. Dom Volodemer pretende ainda melhorar o Movimento das Romarias, fazendo uma capacitação com os párocos que estão à frente de paróquias onde acontecem romarias e peregrinações: Iracema, Antonio Olinto, Rio das Antas e Vera Guarani. Insistiu muito na necessidade de engajar leigos nas diversas pastorais e movimentos. Lembrando os apelos do Papa Francisco, afirmou que “temos que ser criativos e corajosos”; e indagou: “como trabalhar para a Igreja nos dias de hoje?”

A reunião terminou com agradecimentos do Arcebispo e logo após os participantes confraternizaram-se com um lanche e café preparados pelos membros da comissão.

Dia 26 de agosto – domingo – recepção, Divina Liturgia, confraternização

Recepção. Dia 26 de agosto, domingo, antes da Divina Liturgia, na entrada da igreja, sob um sol brilhante, o Arcebispo Metropolita foi recepcionado pelo presidente Dionízio Tracz e sua esposa Lucia Tracz com o tradicional pão e sal. A Sra. Terenha Tracz pronunciou um texto no idioma ucraniano. Disse Terenha: “Alegramo-nos nesta ocasião, porque sabemos que sua copiosa bênção deitará sobre nós e fará crescer o nosso esforço e fidelidade a Deus, à Igreja e à nossa comunidade. Nós valorizamos sua vinda no meio de nós a fim de orar conosco, tomar conhecimento, observar nosso trabalho, nossa maneira de vida comunitária, para nos mostrar como organizar-se melhor e fazer de nós leigos mais atuantes segundo a vontade da santa Igreja. Nós desejamos ser uma comunidade viva e crescer em todos os aspectos, ser engajados – tanto as crianças como os jovens, pais e idosos, constituindo uma verdadeira comunidade cristã atuante com um só coração e uma só alma”.

As crianças entoaram uma bela canção, também no idioma ucraniano. Uma catequizanda entregou ao Visitador um buquê de flores. O Pe. Soter finalizou a recepção com palavras de saudação fraterna.

Divina Liturgia. Tendo os celebrantes e os fiéis adentrado a igreja, se fez uma introdução à celebração e foram lidas as intenções. Prosseguiu a Divina Liturgia presidida pelo Arcebispo e concelebrada pelo Pe. Soter. A celebração foi cantada pelos cantores da própria comunidade.

Em sua homilia, Dom Volodemer reconheceu e parabenizou a comunidade pelos avanços pastorais e comentou a parábola sobre o “banquete nupcial” (Mt 22,1-14), explicando em maiores detalhes o significado da “veste nupcial” para a vida da Igreja: graça do batismo, disposições espirituais, como a fé, a conversão, virtude da caridade (São Gregório Magno).

Homenagem às Catequistas. Após a Divina Liturgia, o Arcebispo homenageou as catequistas pelo seu dia e as abençoou individualmente. Os catequizandos lhes entregaram presentes da comunidade. O Metropolita se dispôs a tirar fotos com os fiéis, com os grupos e ainda abençoou especialmente os que se aproximaram.

Confraternização. O encontro com o Arcebispo Metropolita encerrou com o almoço de confraternização, preparado por uma equipe terceirizada. O casal Elizeia Natalia Stempkoski Vack e Alfredo Vack confeccionou um bolo personalizado com a imagem da igreja especialmente para a recepção do Arcebispo. Por ocasião da celebração da Independência da Ucrânia ocorrida nesses dias, os enfeites do bolo ficaram nas cores azul e amarela – uma obra de arte, diante da qual alguns convivas ficaram “com pena” de degustá-lo. Muito bonito e gostoso, foi consumido com “Mnohaia lita”, parabéns e “vivas” para as autoridades presentes, os autores da “obra” culinária e artística e para toda a comunidade.

Texto: Andreia Kolitski

Fotos: Henrique Portulhak