Metropolita iniciou visita nas comunidades da Arquicatedral

No sábado, dia 12 de maio de 2018, às 15h30min, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch iniciou um novo ciclo de Visita Canônica nas comunidades pertencentes à Paróquia da Arquicatedral São João Batista. A igreja da comunidade, consagrada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, está localizada à rua Maranhão – n° 475, Boneca do Iguaçu.

Com o objetivo de verificar a realidade da comunidade, como o espaço físico e seus pertences, bem como acompanhar o desenvolvimento pastoral e reavaliar os objetivos propostos na última Visita Canônica realizada em novembro de 2008 e também para apontar novas metas e direcionamentos que serão implantados a partir da presente visita, D. Volodemer iniciou seu trabalho verificando as dependências físicas da igreja, tanto a parte interna como a externa: altar, sacristias, nave dos fiéis, campanário em construção, salão de eventos, banheiros, cozinha, centro catequético em construção, área de serviços, pátio. Ele aprovou os projetos e obras do campanário, dos dois salões de festas e do centro catequético, que foram idealizados pelo sr. Pedro Gugik Sobrinho e posteriormente desenvolvidos pelo arquiteto Luís Carlos Ballim para a execução e acompanhamento, tudo de acordo com as leis do município de São José dos Pinhais e conforme as exigências do Corpo de Bombeiros. As obras citadas estão em fase de conclusão. O guichê deverá ser removido, porque ficou fora do lugar, ocupando o espaço e comprometendo a visão, a estética e a acessibilidade.

Na sequência, aconteceu o encontro com as lideranças da comunidade: Apostolado da Oração, Grupo de Jovens, Catequese, Oficinas de Oração, Grupo Folclórico Tchóven, Grupo de Reflexão, Catequese Familiar, Conselho Administrativo Paroquial (CAP).

Dirigindo-se aos líderes presentes à reunião, Dom Volodemer falou que essas visitas, que devem acontecer a cada pelo menos cinco anos, segundo as leis eclesiásticas, são muito importantes, pois fazem melhorar a metodologia pastoral, conhecer a realidade total da comunidade e de cada grupo dentro da mesma. Neste novo ciclo de visitas, Dom Volodemer está focando mais o conjunto do seu trabalho pastoral e, por isso, busca um contato mais direto com as lideranças das diversas comunidades, promovendo reuniões e encontros de formação. Com os fiéis da comunidade, sempre está sendo programada uma celebração solene e uma confraternização, o quanto possível comunitária. Ele dá ênfase ao trabalho com os leigos, principalmente neste ano de 2018, que é o Ano do Laicato e quando vai acontecer o Sínodo dos Bispos sobre a juventude.

Segundo o Arcebispo Metropolita, o que precisa fazer urgentemente na Metropolia, a fim de que tenha um bom andamento pastoral, é completar a implementação da Pastoral Familiar, implantar a Pastoral do Dízimo, dando fundamentos e orientando para que servem essas pastorais e como devem ser aplicadas. “É urgente a Pastoral da Comunicação, que será inicialmente ligada à Cultura”, disse Dom Volodemer. Ele enfatizou que é possível tornar a nossa Igreja mais viva, presente e atuante; inclusive, a Pastoral Social, se buscada em conjunto, poderá se concretizar. “O trabalho da Igreja não é só celebrar e rezar, mas atuar com coerência na sociedade. A Igreja tem que viver o Evangelho, o amor e a justiça de uma forma concreta. E precisamos capacitar pessoas para isso”, completou.

No dia 13 de maio de 2018, às 09h45min, a celebração iniciou com a recepção do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer, que foi recepcionado pelas crianças da comunidade e integrantes do grupo Tchóven. A sra. Odete Gugik, Presidente-executiva desta comunidade, dirigiu algumas palavras de gratidão pela visita tão ilustre do nosso Metropolita e disse que foi de grande importância esses momentos para reforçar a nossa fé. O Vigário Paroquial e Reitor do Seminário Maior São Josafat Pe. Edson Ternoski finalizou a recepção saudando o visitante como o bom pastor.

Na sequência, deu-se início à Divina Liturgia Solene Pontifical, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Padre presente. O Diácono Romeu Smach exerceu sua função. Os Seminaristas Ivan Kerniski, Jairo Kutianski e Thiago Protexe serviram como acólitos, com a ajuda do Michael Barbusa e de dois sacristãos locais. O grupo de cantores da comunidade, sob o comando das Irmãs Basilianas Maria Demetrio e Ariane Andruchechen, cantaram com muito entusiasmo a Divina Liturgia.

Comemorando o Domingo dos Santos Padres do primeiro Concílio de Nicéia em 325, a Festa de Nossa Senhora de Fátima e o Dia das Mães, e comentando o texto da “oração sacerdotal” de Jesus (Jo 17,1-13), o Arcebispo Metropolita resumiu a palestra proferida ontem às lideranças e falou sobre força da união com Deus e com a comunidade. “Precisamos nos unir até por questão de podermos nos defender diante de um mundo tão problemático”, destacou Dom Volodemer.

Ao final da Divina Liturgia, a comunidade celebrou o Dízimo, com palavras de motivação do Metropolita. Após os tradicionais “Mnohaia lita”, foi feita uma bela homenagem às mães, sob a direção da sra. Odete Gugik. As mães presentes receberam ícones, especialmente confeccionados pela sra. Lídia Valvruc, presidente do grupo do Apostolado da Oração. As mães foram convidadas para virem com seus ícones até a frente do altar para serem abençoados por Dom Volodemer. Odete fez ainda agradecimentos ao Arcebispo e ao Padre Reitor.

Prosseguindo a festividade, no salão de festas, houve o almoço de confraternização com 140 pessoas da comunidade. Antes das pessoas se servirem, ainda foi feita uma emocionante homenagem das catequistas para as mães e a Nossa Senhora de Fátima. O evento foi encerrado com uma foto oficial do Arcebispo Metropolita com a comunidade na escadaria da igreja.

Secretária do CAP