Metropolita em visita a Carazinho II

Entre os dias 19 a 21 de fevereiro de 2016, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade ucraniana de Carazinho II, colônia também conhecida como Carazinho dos Andreiv ou Carazinho São Miguel, município de Paula Freitas, pertencente à Paróquia Natividade de Nossa Senhora, com sede em Vera Guarani, mas tendo como referência funcional a igreja São João Batista de Paulo Frontin. Organizada em três partes, a presente matéria expõe um breve histórico da comunidade visitada, elaborado por Ambrósio Andreiv e Andreia Andreiv, a vida eclesial atual da comunidade e a própria visita do Metropolita.

1. HISTÓRIA

A igreja São Miguel Arcanjo localiza-se no município de Paula Freitas, ao lado da antiga Estrada de Palmas, hoje BR 153, que separa os municípios de Paula Freitas e Paulo Frontin.

Por volta do ano de 1920 começou a colonização deste lugar, no início sem denominação. Contam os moradores mais antigos que, quando eles aqui chegaram havia apenas a floresta e, para chegar à localidade, tiveram que abrir clareiras e picadas. Os primeiros moradores, pelo que se sabe, foram da família Andreiv, formada pelos irmãos Gregório e Francisco, carinhosamente depois conhecidos e chamados por “Grechko” e “Chico”.

Logo outras famílias foram chegando: Kovalhuk, Tchupernate, Ultchak, Yavorivski, Oleksechen, Terleski, Tenchena, Wolochyn, Chamber, Tesluk, Krupniski, Nakonetchni, Badelhuk, Braciak, Kornelhuk, Yarentchuk, Danelhuk, Yaras. Destas, cerca de 70% permanecem aqui.

Passados alguns anos, foi feita a primeira estrada, construída pelo governo, que ligava a cidade de Palmas a Curitiba. Por isso, os moradores deram à colônia o nome de Estrada de Palmas. Mas, como o nome não definia muito bem a localização, decidiu-se trocá-lo, usando e homenageando o rio Carazinho, que nasce e corta a colônia, ficando, então, denominada Colônia Carazinho. Devido ao grande número de imigrantes das famílias Andreiv e Andrejow, que na realidade são a mesma família oriunda dos irmãos “Grechko” e “Chico”, esta colônia foi carinhosamente conhecida como Carazinho dos Andreio (Andreiv).

Como é tradicional na etnia ucraniana, não se pode viver sem uma igreja. A mais próxima era a igreja São João Batista em Paulo Frontin, há oito quilômetros. Mais tarde, juntando forças com o povo da comunidade da Vargem Grande, foi construída a Igreja Nossa Senhora da Assunção em Vargem Grande. Os fiéis de Carazinho II frequentavam a igreja suas as orações, festas, casamentos, batizados. “Aliás, que saudades destes tempos, principalmente do nosso querido padre e depois Monsenhor Pedro Busko!”, relatam Ambrósio Andreiv e Andreia Andreiv.

Por volta de 1993, por sugestão de alguns moradores e também do Pároco Pe. Dionísio Zaluski, decidiu-se construir uma igreja aqui no Carazinho. Um dos maiores defensores desta ideia foi o Sr. Teodoro Kornelhuk, o qual inclusive se propôs a doar o terreno para a construção desta igreja. Diante deste fato, por sugestão do Pe. Dionísio, o Sr. Teodoro deveria ser o primeiro Presidente-Executivo da comissão administrativa, se assim o desejasse. De fato, isso aconteceu numa eleição realizada no dia 18/07/1993, na sede da escola local denominada Arthur da Costa e Silva. Também fizeram parte da primeira comissão as seguintes pessoas: Vice-Presidente-Executivo Sr. José Andrejow (in memoriam); 1º Secretário Sr. Ambrósio Andreiv; 2º Secretário Sr. Augusto Andrejow; 1º Tesoureiro Sr. Nestor Kovalhuk; 2º Tesoureiro Sr. Miro Limanski; Conselheiros: Srs. Zigmundo Rachkoviak, João Chupernate Sobrinho, Celso Augusto Kava e José Ultchak, conforme a ata.

A referida escola era utilizada para as celebrações da Divina Liturgia, reuniões do Apostolado do Oração, novenas em maio e outubro, oração do terço, via-sacra, velórios, enquanto a igreja estava sendo construída com a ajuda de toda a comunidade.

Enfim, chegou o dia tão sonhado, dia da inauguração da igreja São Miguel Arcanjo: 06 de abril de 1997, em uma bela cerimônia presidida pelo Bispo Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM. Na oportunidade, de saudosa memória, foi o Pároco Pe. Sergio Krasniak. A Divina Liturgia foi abrilhantada pelo Trio Yavir com suas vozes maravilhosas. Esta celebração se fixou para sempre na história de Carazinho dos Andreiv.

Nestes anos todos, diversas diretorias se sucederam. Vale também citar aqui os presidentes que fizeram parte desta caminhada entre o primeiro Presidente-Executivo Sr. Teodoro Kornelhuk e o atual Sr. Marcio Eloir Chupernate: Sr. Teodoro Kornelhuk, foi reeleito para o segundo mandato; depois foram eleitos o Sr. Ambrósio Andreiv, Sr. Augusto Andrejow, Sr. Nestor Kovalhuk, Sr. Celso Augusto Kava por dois mandatos. Foi no segundo mandato de Celso que se iniciou a reforma do telhado da igreja, bem como a construção do novo pavilhão com todas as instalações necessárias para o bom funcionamento dos eventos.

Os padres que por aqui passaram foram: Dionísio Zaluski, Sérgio Krasniak, Mário Lazoski (ambos de saudosa memória), Pedro Polomanei, Demétrio Kovalski.

Conforme relatam Ambrósio e Andreia, “não podemos deixar de citar nesta bela história de formação e construção da Colônia Carazinho e da igreja de São Miguel Arcanjo, as pessoas leigas que servem como um norte, como esteio de sustentação e de exemplos a serem seguidos. Por isso, temos que citar aqui a Sra. Gliquéria Andreiv, conhecida carinhosamente como ‘baba Liquéria’, que por 75 anos dirigiu e comandou o apostolado da oração e, depois de 98 anos de bem servir ao Senhor, foi para junto dele”.

As últimas Santas Missões foram ministradas entre os dias 29/09 a 04/10/2010 pelos inesquecíveis missionários padres basilianos Melécio Krautchuk e Gregório Huinka.

“Por isso tudo, nos consideramos muito felizes aqui nesta comunidade de Carazinho dos Andreiv”, concluem Ambrósio Andreiv e Andreia Andreiv.

2. VIDA DA COMUNIDADE

A vida eclesial da comunidade de Carazinho II pode ser descrita considerando os seguintes pontos: administração, espiritualidade, catequese, Apostolado da Oração e Capelinhas, que são os movimentos aí atuantes.

Desde o final de 2013, a comissão administrativa é composta pelos seguintes membros: Presidente-Executivo Sr. Marcio Eloir Chupernate; Vice-Presidente-Executivo Sr. Emerson Augusto Andrejow; Tesoureiros Sr. Everton Andrejow e Lucio Ultchak; Secretários: Sr. Ambrósio Andreiv e Andreia Andreiv; Conselheiros: Srs. Celso Augusto Kava, José Ultchak, Ezequiel Petela, Augusto Andrejow, Osmar Chupernate, Nestor Kovalhuk, Miro Limanski e Domício Chupernate.

Atualmente, a comunidade está sendo assistida pelo Pároco Pe. Sérgio Hryniewicz. “Aliás, desejamos que ele permaneça para sempre aqui” (Ambrósio e Andreia). A coordenação das celebrações está a cargo de Oksana Andreiv, Andreia Andreiv, Zenóbia Susla Andrejow, Ambrósio Andreiv e Celso Augusto Kava. Preservam-se as tradições das “Koliadas” na época do Natal e da Via-sacra no tempo da Quaresma. Os ritos da Semana Santa são praticados.

A catequese é coordenada por Marli Chupernate Ultchak, que fez dois anos de curso em Prudentópolis. A jovem Ana Paula Kaczka começou a ajudá-la no ensinamento catequético.

O movimento do Apostolado de Oração tem dois grupos: um grupo é formado e coordenado pelo Sr. Celso Augusto Kava, contando com 15 membros. A reunião é realizada no primeiro domingo do mês, de manhã, quando os presentes leem trechos da Revista Missionário e fazem comentários. As senhoras, umas 15, fazem suas reuniões também no primeiro domingo, mas à tarde. O grupo é dirigido pela Sra. Oksana Andreiv.

A coordenadora da capelinha é a Sra. Zenóbia Susla Andrejow, irmã do falecido Pe. Jaroslau Susla. São duas capelinhas: uma ucraniana – Nossa Senhora dos Corais, e outra latina – Nossa Senhora das Graças. As capelinhas permanecem um dia em cada casa. Os fiéis latinos também recebem a nossa Santa. São mais ou menos 30 famílias que recebem as capelinhas em suas casas.

 3. VISITA DO METROPOLITA

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM esteve na comunidade de Vargem Grande da tarde do dia 19 até a manhã do dia 21 de fevereiro de 2016.

No dia 19 de fevereiro, sexta-feira, chegando à igreja São Miguel Arcanjo às 16 horas, em companhia do Pároco Sergio Hryniewicz e da Ir. Verônica Svistak, o Arcebispo Metropolita fez as fotos da igreja e seus pertences e também do pavilhão e do cemitério local, verificando o estado dos objetos e das construções. Depois, preparou os paramentos para a celebração da Divina Liturgia.

Às 17:30, dirigiu-se à casa do casal Vitorino Streleski e Lídia Kovalhuk Kapostianiki Streleski, onde foi servida a janta. O Padre e a Irmã o acompanharam. Da janta também tomou parte o casal vizinho Nestor Kovalhuk e Lídia Bernartchuk Kovalhuk.

Após o jantar, Dom Volodemer se informou melhor sobre a programação da Visita Canônica e sobre as famílias a serem visitadas, geralmente aquelas que oferecem as refeições.

Às 19:30, em frente à igreja São Miguel Arcanjo, a comunidade fez uma calorosa recepção ao Arcebispo Metropolita. A Sra. Andreia Andreiv dirigiu a recepção fazendo um discurso de boas-vindas. Ana Carolina Limanski e Gabriel Kava entregaram um vaso de flores ao visitante. O Presidente-Executivo Marcio Eloir Chupernate e sua esposa Ilda do Carmo da Silva Chupernate o saudaram com pão e sal. O Pároco Pe. Hryniewicz cumprimentou-o com palavras efusivas.

A Divina Liturgia foi toda cantada em ucraniano. A homilia discorreu sobre o significado da Visita Canônica e sobre a prática da misericórdia nos relacionamentos familiares, focalizando o problema dos traumas psíquicos, como o das rejeições. Como solução, o Metropolita falou sobre o processo de amorização do Pe. Alírio José Pedrini, S.C.J.: Oração de amorização: a cura do coração, São Paulo: Edições Loyola, 1999, 84ª edição.

Após a celebração litúrgica, Dom Volodemer teve uma reunião com a comissão administrativa.

Sábado, dia 20 de fevereiro, o café da manhã foi servido na casa de Celso Augusto Kava, casado com Daria Kornelhuk Kava. Às 9 horas, houve um encontro com o minúsculo grupo das crianças da catequese e suas duas catequistas, a Sra. Marli Chupernate Ultchak e a jovem aprendiz Ana Paula Kaczka. Como sempre, o Metropolita dialogou sobre algum tema da vida cristã, atualmente é o tema da misericórdia, distribuiu pirulitos e sorteou pequenos prêmios. O almoço foi na casa de Edson Potoski Bauer e Andreia Andreiv.

Às 18 horas, houve um encontro com Apostolado de Oração durante a qual se falou sobre a espiritualidade e a organização do movimento. Choveu torrencialmente e faltou energia elétrica. Em seguida, foi celebrada a Divina Liturgia em cuja homilia o Metropolita dirigiu-se especialmente aos jovens incentivando-os para que formem seu grupo do Apostolado da Oração, seguindo uma dinâmica apropriada e treinem para as diversas funções na comunidade, incluindo a liderança. O jantar foi na casa de Nestor Kovalhuk e Lídia Bernartchuk Kovalhuk.

Domingo, às 09:30, foi dado início à Divina Liturgia de encerramento da Visita Canônica em cuja homilia o Metropolita fez uma conclusão dando algumas orientações concretas para a comunidade e falando sobre a autêntica vivência cristã no mundo de hoje, superando a mediocridade e sendo cristãos e católicos que realmente “fazem a diferença”. A celebração teve a concelebração do Pároco Pe. Sergio Hryniewicz e o serviço litúrgico do Diácono João Basniak de Mallet. Ir. Verônica Svistak, SMI dirigiu a cantoria.

Na casa do Presidente-Executivo Sr. Marcio Eloir Chupernate houve um almoço de confraternização reunindo as principais lideranças de Carazinho II.

FOTOS: Metropolia e Sítio & Flores Sant’Ana
42 8804-4657 Dirce – São Roque – Paulo Frontin

1. Igreja São Miguel de Carazinho II
2. Cemitério de Carazinho II
3. Ana Carolina Limanski e Gabriel Kava entregam um vaso de flores ao Arcebispo Metropolita
4. Presidente-Executivo Marcio Eloir Chupernate e sua esposa Ilda do Carmo da Silva Chupernate saúdam o Metropolita com pão e sal
5. Metropolita agradece à Sra. Andreia Andreiv pelas palavras
6. Pároco Sergio Hryniewicz cumprimenta o Arcebispo Metropolita
7. Reunião com o Conselho Administrativo Paroquial
8. Encontro com as catequistas e catequizandos
9. Grupo do Apostolado da Oração
10. Divina Liturgia de encerramento da visita: início.
11. Divina Liturgia de encerramento da visita: procissão com os Santos Dons
12. Lideranças
13. Confraternização na casa do Sr. Marcio Eloir Chupernate (ver fotos nn. 24-25)
14-15 Casal Vitorino Streleski e Lídia Kovalhuk Kapostianiki Streleski
16-17 Família Celso Augusto Kava e Daria Kornelhuk Kava
18-19 Casal Edson Potoski Bauer e Andreia Andreiv
20-21 Casal Nestor Kovalhuk e Lídia Bernartchuk Kovalhuk
22-23 Família Ambrósio Andreiv e Lindacir Kasteller Andreiv
24-25 Casal Marcio Eloir Chupernate e Ilda do Carmo da Silva Chupernate