Metropolia tem nova equipe administrativa

A Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, com sede em Curitiba, tendo seu território canônico próprio, e sendo composta ainda pela Eparquia sufragânea Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com sede em Prudentópolis, como normalmente todas as eparquias/dioceses, possui seus órgãos consultivos canonicamente constituídos, com validade civil, que fazem parte da administração geral, pastoral e econômico-financeira, dirigida pelo Presidente – Arcebispo Metropolita na pessoa de Dom Volodemer Koubetch. Esses órgãos consultivos obrigatórios são: Conselho para Assuntos Econômicos, Conselho Presbiteral e Colégio dos Consultores. Dom Volodemer decidiu formar ainda o Conselho Pastoral, que não é obrigatório pelo Direito Canônico, mas fortemente recomendado (CCEO 272-275).

O CONSELHO PARA ASSUNTOS ECONÔMICOS (CCEO 262-263) será o mesmo dos últimos cinco anos, acrescentando o Pe. Edson Ternoski, que assume o pesadíssimo cargo de Ecônomo, no lugar do Pe. Arcenio Krefer, OSBM, que exerce a mesma função na Província basiliana brasileira São José – Associação de São Basílio Magno. O quadro desse Conselho ficou assim: Pe. Edson Ternoski – Ecônomo e Reitor do Seminário Maior São Josafat, Pe. Joaquim Sedorowicz – Reitor da Arquicatedral, Presidente do Clube Poltava e Diretor da Casa do Clero Emérito e de Retiros Nossa Senhora do Amparo, Pe. Irineu Vaselkoski – Pároco de Mallet, Pe. Arcenio Krefer, OSBM – Ecônomo da Província Basiliana, Sr. Jaroslau Hrebinnek da Paróquia do Martim Afonso, Sr. Ricardo Ivankio da Paróquia do Pinheirinho, Sr. Erlino Frankiu da Paróquia da Arquicatedral.

O CONSELHO PRESBITERAL é um órgão consultivo obrigatório numa Arquieparquia / Eparquia (Arquidiocese / Diocese): um grupo de sacerdotes representando o presbitério, que ajuda o Bispo com seu Conselho nos assuntos referentes à ação pastoral e ao bem geral da eparquia (CCEO 264).

Tudo é regido conforme o Codex Canonum Ecclesiarum Orientalium (CCEO) – Código de Cânones das Igrejas Orientais, aprovado e promulgado pela Constituição apostólica Sacri canones do Papa São João Paulo, no dia 18 de outubro de 1990. Em relação ao Conselho Presbiteral e dele derivante Colégio dos Consultores, também obrigatório, os cânones são de 264 a 271. “Derivante”, porque, primeiramente, é formado o Conselho Presbiteral e dentre seus membros o Bispo escolhe livremente um grupo de seis membros no mínimo e doze no máximo para constituir o Colégio de Consultores, que auxilia o Bispo em questões mais reservadas. Os respectivos membros são eleitos para um período de cinco anos (CCEO 270 §1 e 271 §2).

Com a graça de Deus e a obediente e respeitosa colaboração dos presbíteros da Metropolia, diocesanos e basilianos, dia 19 de novembro, na parte da manhã, durante a Assembleia do Clero, foram divulgados os nomes dos

1) padres que farão parte do novo CONSELHO PRESBITERAL pelos seus cargos (CCEO 266 2º): Pe. Edison Luis Boiko – Vigário Geral, Pe. Neomir Doopiat Gasperin – Vigário Judicial, Pe. Edson Ternoski – Reitor do Seminário Maior São Josafat, Pe. Basilio Koubetch – Chanceler;

2) foram eleitos quatro novos membros (CCEO 266 1º): Pe. Vassílio Burko Neto – Pároco de Dorizon, Pe. Joaquim Sedorowicz – Reitor da Arquicatedral, Pe. Jaime Fernando Valus, OSBM – Pároco de Mafra, Pe. Ricardo Mazurek Ternovski – Pároco de São Cristóvão.

3) e, à tarde, cumprindo o que determina o cânon do CCEO 3º, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch escolheu mais três membros: Pe. Clayton M. Katerenhuk – Reitor do Seminário Menor São Josafat, Pe. Irineu Vaselkoski – Pároco de Mallet, Pe. Elias Marinhuk, OSBM – Vice Superior Provincial.

No dia seguinte, dia 20, foram realizadas mais algumas consultas via telefone, e-mail e WhatsApp e o Arcebispo Metropolita formou também o novo COLÉGIO DOS CONSULTORES: Pe. Edison Luis Boiko – Vigário Geral, Pe. Neomir Doopiat Gasperin, Pe. Edson Ternoski, Pe. Joaquim Sedorowicz, Pe. Irineu Vaselkoski, Pe. Jaime Fernando Valus, OSBM, Pe. Elias Marinhuk, OSBM.

A Chancelaria teve muito trabalho em redigir os documentos de nomeação específica para os cargos acima citados e especialmente os do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, que podem ser verificados na pequena galeria desta matéria.

Em uma de suas correspondências consultivas, o Metropolita escreveu: “Parabenizo-os pela escolha, agradeço pela disponibilidade e deposito em vocês a minha pessoal confiança, fazendo votos de que possamos fazer juntos o melhor trabalho para o bem do povo de Deus e da nossa Metropolia… Garanto-lhes as minhas e de vocês peço orações”. Esses cargos exigem muita sabedoria, prudência e competência e, por isso, são de confiança, que deve ser, na verdade, recíproca. O diálogo e a confiança entre os líderes responsáveis pela instituição conduzem a um trabalho conjunto verdadeiramente harmônico e produtivo.

Todos os membros da Cúria Metropolitana e dos órgãos constituídos pedem orações. Que São João Batista – Padroeiro da nossa Metropolia interceda diante de Deus a fim de que envie toda as graças necessárias para o melhor cumprimento das obrigações do Conselho para Assuntos Econômicos, Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores e, em breve, Conselho Pastoral – em benefício do povo de Deus e da Metropolia!

Secretariado Metropolitano