Metropolia rumo ao Sínodo 2023

Seguindo o caminho sinodal de toda a Igreja, a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, em celebração na Arquicatedral de Curitiba, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, domingo, dia 17 de outubro de 2021, iniciou os trabalhos de preparação para o Sínodo 2023. A presença de fiéis já estava sendo bem próxima da normalidade, considerando que o dia amanheceu bastante frio e chuvoso. A celebração foi transmitida pelo Facebook. Os Seminaristas, as Catequistas do Instituto Secular e alguns cantores leigos puxaram a cantoria. O Reitor-Pároco da Arquicatedral Pe. Joaquim Sedorowicz concelebrou.

Tendo proclamado o Evangelho de João 1,1-17, Dom Volodemer proferiu a homilia. Explanou primeiramente o contexto social e eclesial. Ele comentou a situação dramática mundial provocada pela pandemia do Covid-19, porém numa perspectiva mais otimista: esperando que a humanidade aprenda a lição.

Referindo-se à Igreja, o Metropolita lembrou as muitas perdas, mas enfatizou o aprendizado que deve continuar. Apresentou brevemente a mudança que ocorre sob o pontificado do Papa Francisco. O Papa não quer outra igreja, mas somente uma Igreja diferente: mais dialogal, mais participativa, mais fraterna, nos moldes da comunidade cristã primitiva, dos Santos Padres e no espírito de São Francisco de Assis. Assim, ele projetou um Sínodo bem sinodal, com a participação do maior número de instituições eclesiais e, principalmente, dos leigos. Por causa da pandemia, o Sínodo, que aconteceria em 2022, foi adiado e será celebrado em outubro de 2023. Francisco lançou o processo sinodal nos dias 9 e 10 de outubro de 2021 no Vaticano e determinou para que as dioceses/eparquias fizessem o mesmo no dia 17 de outubro.

Prosseguindo sua homilia, Dom Volodemer disse que liturgicamente o domingo de hoje, quando a nossa Igreja Greco-Católica Ucraniana (IGCU) celebra os Santos Padres do 7º Concílio Ecumênico, o 2º de Nicéia, celebrado em 787, encaixa muito bem com o processo sinodal que está sendo iniciado, pois concílio significa sínodo. Os textos bíblicos fundamentam a sinodalidade: Hebreus 13,7-16 apresenta Jesus Cristo, que é o mesmo ontem, hoje e sempre, mesmo que mudem as lideranças; em João 17,1-17 se lê a primeira parte da oração de Jesus, que cumpriu sua missão de revelar o Pai, volta para o Pai e pede ao Pai para que entre os seus discípulos e demais seguidores haja a mesma unidade que existe entre ele e Pai: “para que sejam um como nós” (Jo 1,11).

A palavra sínodo vem de duas raízes gregas, hodos-caminho e syn-convergência, dando o significado de caminhar juntos, o que constitui a dinâmica do processo sinodal, que tem como tema: Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.

O Metropolita informou que os trabalhos sinodais acontecerão num pano de fundo de celebrações jubilares, como os 130 anos da imigração ucraniana para o Brasil, 70 anos da fundação da CNBB, 100 anos da visita do Metropolita Andrei Sheptytsky, entre outras datas.

Ao final da Divina Liturgia, Dom Volodemer explicou os primeiros passos concretos a serem seguidos: formação da equipe metropolitana central de escuta que, por sua vez, formará as equipes paroquiais de escuta. As equipes paroquiais farão a escuta até o final de fevereiro de 2022, prepararão uma síntese a ser entregue às respectivas secretarias paroquiais. As sínteses das paróquias serão entregues à Chancelaria da Metropolia, que vai preparar uma síntese de 10 páginas a ser enviada à CNBB. Tal procedimento obedece ao que o Sínodo online dos Bispos da IGCU, na última sessão realizada no dia 29 de setembro de 2021, orientou seus Bispos para que trabalhem junto com as Igrejas latinas locais, no nosso caso, a CNBB Sul 2.

Em nível de IGCU, o Sínodo Permanente, reunido online de 5 a 7 de outubro de 2021, propôs um Fórum geral em duas sessões: 30 de outubro e 11 de dezembro, o que se traduziu num decreto do Arcebispo Maior, emitido na data de 13 de outubro. Os participantes deverão ser os seguintes: o Metropolita, um padre secular, um religioso, uma religiosa e um leigo. Dom Volodemer anunciou que o padre secular é o Pe. Basilio Koubetch, que é Coordenador Regional da Ação Evangelizadora; que ontem fez o pedido aos superiores provinciais para que indiquem o nome do religioso e da religiosa da Ordem Basiliana de São Josafat e da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada; e que o delegado leigo será o Sr. Marcos Nogas, que é Coordenador do Conselho de Leigos, instituição que está sendo implantada com o intuito de melhorar a sinodalidade na Metropolia. O Metropolita enfatizou que a sinodalidade é uma de suas preocupações centrais em seu ministério episcopal e que já vem sendo trabalhada há vários anos. As Visitas Canônicas foram realizadas em espírito sinodal, com o objetivo de ouvir as bases da Eparquia, agora Metropolia.

Dom Volodemer pediu orações para o bom andamento do processo sinodal e conta com a colaboração de todos para que façam seus caminhos convergirem para uma única meta da salvação, do bem de todos, bem do planeta terra, bem da Igreja e do fortalecimento do Reino de Deus.

Secretariado Metropolitano