Memorial Padre Cristóforo Myskiw, Osbm

Fazendo parte das festividades do Jubileu de Diamante de Fundação, a Direção do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus fez um belo e valioso trabalho de resgate de sua própria história, organizando um memorial em honra a seu Fundador Pe. Cristóforo Myskiw, OSBM.

Montado numa das salas da Sede do Instituto, muito bem estruturado e organizado tanto do ponto de vista estético quanto do ponto de vista técnico e de conteúdo pelas irmãs Elvira e Maria Madalena Lozovei, o memorial foi inaugurado dia 24 de outubro em cerimônia realizada às 15 horas. Inicialmente, a Professora Elvira Lozovei proferiu um discurso em ucraniano explicando as razões da montagem do memorial. Agradecendo a Deus pelas graças recebidas e também pedindo desculpas pelas falhas, ela disse: “nós devemos necessariamente voltar o olhar ao nosso fundador – Padre Cristóforo” e apresentou sua rica biografia. A organização do Memorial Padre Cristóforo pretende resgatar sua memória a qual ajudará os membros do Instituto a cada vez mais imbuir-se do seu espírito apostólico, de entrega e oblação a serviço da Igreja e do povo. “Corruptível é o seu corpo, mas incorruptível é o seu espírito, eternas são suas ações, seu trabalho, suas obras. Inaugurando hoje o Memorial Padre Cristóforo e expondo a coleção de seus documentos e objetos, queremos homenagear nosso Padre fundador, e, sobretudo, entre os membros do Instituto, eternizar sua memória”, concluiu a Professora Elvira.

A seguir, deu-se o rito de desatamento de fitas pelas seguintes pessoas: Filomena Procek – Diretora Geral do Instituto, Pe. Genésio Viomar, OSBM – Superior Geral da Ordem Basiliana de São Josafat, Sr. Gabriel Myskiw – Sobrinho do Fundador, que veio especialmente de Toronto, Canadá, para participar da solenidade jubilar.

Adentrando a sala do Memorial, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM procedeu a bênção. Os presentes puderam olhar as peças e documentos, fotografar e aprender um pouco mais sobre a história do Instituto, o qual, por sua vez, com seu dinâmico Fundador, faz parte da história da Igreja Católica Ucraniana no Brasil.

Finalizando a celebração, houve um momento de confraternização.

FOTOS: Michele Noivas – MCM Foto & Vídeo
Marcelo Michalichen e Carmelia
Rua dos Mendes, 215
84400-000 PRUDENTÓPOLIS – PR
42 3446-3697 / 9910-1834
[email protected]