Memorável celebração jubilar basiliana na Paróquia N.S.Auxiliadora

No domingo, 17 de setembro de 2017, a comunidade da Matriz Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora (Martim Afonso) em Curitiba foi palco de uma memorável celebração jubilar em ação de graças por ocasião dos 400 anos da OSBM e 120 anos de sua missão no Brasil, junto com as comunidades das igrejas de Colônia Marcelino (São José dos Pinhais), Passo Amarelo (Fazenda Rio Grande), Colônia Ipiranga (Araucária), Campo Largo, São Braz, Bairro Alto e Abranches (Curitiba). Foi um momento de gratidão, recordando a história dos padres e irmãos da Ordem de São Basílio Magno (OSBM), os quais atendem espiritualmente essas comunidades desde o seu início.

Para celebrar o Jubileu, foi convidado o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM. A Divina Liturgia Solene Pontifical foi antecedida pelo descerramento da placa comemorativa na entrada da igreja, como homenagem pelo trabalho na comunidade dos padres e irmãos da OSBM, seguida pela recepção do celebrante principal.

Ao adentrar o templo, o Pároco Pe. Eufrem Krefer, OSBM deu as boas-vindas ao Arcebispo, às pessoas consagradas, seminaristas e todo o povo de Deus, lembrando cada uma das comunidades da Paróquia e destacando que os basilianos em toda a sua história atendem as comunidades desta paróquia, bem como através das missões, auxílio com celebrações, encontros e demais eventos, também alcançam os fiéis das demais paróquias ucranianas de Curitiba e região. Em seguida, o Presidente do Conselho Administrativo Paroquial, Sr. Paulo Dubezkyj, procedeu a leitura de uma breve história da OSBM e iniciou-se a Divina Liturgia com a presença de 11 sacerdotes concelebrantes, um diácono e o chanceler da Metropolia, Pe. Basílio Koubetch, OSBM, que exerceu a função de cerimonial da celebração.

Durante a homilia, o Metropolita discorreu sobre o tema da criação, trazido por São Basilio Magno na obra Exameron (seis dias da criação) e que é lembrada pelo Papa Francisco nas reflexões sobre a criação que é a nossa “casa comum”, e que o tema aproxima a visão de São Basílio Magno àquela de São Francisco de Assis. Pediu para que, em consciência, lembrássemos diante de Deus de que somos responsáveis pelo mundo em que vivemos e pela sua harmonia, bem como, em palavras resumidas, pediu para que, com a alma elevada em ação de graças, colocássemos na mão de Deus a história dos 400 anos da OSBM e dos 120 anos de sua missão no Brasil.

Antes da bênção final, o Vice Provincial da Província São José dos Padres e Irmãos Basilianos no Brasil, Pe. Elias Marinhuk, OSBM, agradeceu a presença, celebração e palavras do Arcebispo, que, partindo da autoridade da Igreja, nos dá ideias na perspectiva daquilo que somos, queremos e devemos ser; mas isso que seja com a cruz e a cruz de Cristo que nos leva à ressurreição. Destacou a importância da memória dos padres e irmãos falecidos e vivos que deixaram suas marcas, valores e convicção, agradeceu aos padres, irmãos e seminaristas presentes, às autoridades civis, religiosas e militares, especialmente elevou um ato de agradecimento às famílias, lembrando que elas são como os “quartéis” que dão soldados para que a OSBM possa dar continuidade à batalha e para que, historicamente, se possa dar vida a cada momento de morte ou propostas de morte que são nos oferecidas diariamente pela sociedade conturbada. Agradeceu também ao pároco, à comissão da igreja e ao coral e desejou bênção a todo o povo de Deus presente, que teve a ocasião de receber a indulgência plenária.

Ao final da celebração, houve uma pequena, mas singular apresentação das crianças, que lembrou bem o espírito de gratidão que a comunidade vivia.

Após o término da celebração, o pátio da matriz foi local de confraternização da comunidade reunida e momento para rever velhos amigos e amigas.

Agradecimentos às comunidades da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, que há mais de um século, junto com a comunidade dos padres e irmãos basilianos, edificaram esta primeira paróquia católica ucraniana da nossa capital, e que a partir daí a nossa Igreja Católica Ucraniana em Curitiba pôde dar continuidade para a evangelização em novos bairros e possíveis reuniões da comunidade ucraniana em centros religiosos e culturais.

Texto: Pe. Elias Marinhuk, OSBM

Foto de abertura: Juvino Grosco

Fotos da galeria: Ir. Jonas Chupel, OSBM

Vídeo com a mensagem do Metropolita: Juvino Grosco: