Melhorias na Paróquia Exaltação da Santa Cruz

Nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2024, sábado à tarde e domingo de manhã, aconteceram celebrações especiais na Paróquia Exaltação da Santa Cruz: na comunidade de Cruz Machado, foi celebrada a benção do novo Centro Catequético; na própria sede paroquial em Rio das Antas, foi feita a benção da casa paroquial reformada e do novo veículo. Nas duas comunidades, se fez ainda a benção de velas.

Sábado, dia 3, na igreja Nossa Senhora da Glória, cidade de Cruz Machado, às 18:30, foram lidas as intenções e o Pároco Pe. Clayton Martins Katerenhuk fez a acolhida e explicou os passos da benção da fundação do novo Centro Catequético. Em procissão, todos dirigiram-se para o outro lado da rua, ao local já demarcado, onde será construído o prédio, destinado a substituir a antiga edificação em madeira, que foi desconstruída e estava em estado precário. A nova construção, com projeto elaborado pela engenheira Sra. Patrícia Lopes Kotecki, possuirá 300m², contando com três salas de catequese, secretaria, banheiros, pequena cozinha e auditório para encontros e palestras. A obra será inteiramente construída pela equipe do Sr. Basílio Smicaluk, que outrora fora o construtor do templo dedicado à Nossa Senhora da Glória.

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, na presença do Pároco Clayton, das Irmãs de São José, dos membros do Conselho Administrativo Paroquial e de todo o povo de Deus, realizou a benção da fundação do novo Centro Catequético. O rito consistiu na deposição de três pedras, cada uma depositada no chão, em forma de cruz, nos cantos do pequeno altar, mencionando uma pessoa da Santíssima Trindade. Em seguida se fez o incensamento e a aspersão com água benta da área a ser construída, já demarcada, assim como os construtores, representados pelo Sr. Basílio Smicaluk. Na oração, o Metropolita suplicou a especial proteção de Deus sobre os trabalhos que serão realizados, a fim de que essa edificação sirva para benefício da ação evangelizadora da paróquia.

Retornando em procissão à igreja, foi dado início à celebração da Divina Liturgia presidida pelo Arcebispo Metropolita e concelebrada pelo Pároco Clayton, na presença do povo da comunidade local. Antes de proferir a homilia, Dom Volodemer manifestou sua alegria em fazer a benção da fundação do novo Centro Catequético, um projeto sonhado por vários anos, pelos párocos anteriores e catequistas, e que, após dois anos de preparação, finalmente saiu do papel. Comentando o texto de Mateus 25,31-46, a homilia discorreu sobre a justiça divina, diante da qual os cristãos devem sempre fazer o bem aos outros, de forma concreta, com atitudes e gestos de caridade, que é o critério principal do julgamento divino.

Ao final da celebração litúrgica, o Pároco deu os avisos paroquiais e fez seus agradecimentos. Em especial, ele agradeceu à equipe da catequese, que arrecadou recursos para iniciar a construção, na pessoa da Dra. Cleide Mara Beuren Presznhuk, ao Coordenador Sr. José Paulo Todis e aos demais membros do Conselho Administrativo Paroquial, e a todos os benfeitores e colaboradores que doaram e estão doando seu serviço, maquinário, material, recursos financeiros, entre outros. Especial menção foi feita à Prefeitura, que providenciou a terraplenagem, dentro das normas municipais. Sendo que são muitas as instituições e pessoas a serem lembradas, será elaborada e registrada uma lista específica dos benfeitores. A previsão de conclusão da obra é para o final deste ano.

Ainda foi anunciado o início da catequese e os celebrantes fizeram a benção das velas.

Após a benção das velas, as autoridades e os paroquianos assinaram a ata da benção da fundação do novo Centro Catequético.

O Sr. João Chornobai e sua Família preparou um belo e gostoso jantar em sua casa do qual participaram os celebrantes, as Irmãs de São José e muitos parentes e vizinhos.

Domingo, dia 4, na igreja matriz Exaltação da Santa Cruz, às 10 horas, foi celebrada a Divina Liturgia pelo Metropolita e concelebrada pelo Pároco. Após ter proclamado o Evangelho, o Metropolita agradeceu e parabenizou o Pároco pelas melhorias que vem realizando na Paróquia, engajando seus paroquianos. Seguindo o tema sugerido pelo texto sobre o juízo final (Mt 25,31-46), a homilia destacou o significado do próximo, que é nosso irmão, sofrido e necessitado, no qual o cristão deve ver o próprio rosto de Cristo. Por isso, o ato de caridade realizado a um desses “mínimos” é realizado ao próprio Cristo.

Finalizada a Divina Liturgia, o Pároco Clayton tomou a palavra e, de forma muito clara e transparente, fez uma prestação de contas sobre as atividades administrativas paroquiais, como a reforma total da casa e a troca de carro. Em harmonia com as lideranças e a comunidade paroquial, ele deu continuidade e concluiu a obra iniciada pelo Pároco Luiz Pedro Polomanei, que o antecedeu. Os profissionais que mais trabalharam nessa empreitada foram o construtor Sr. Basílio Smicaluk e a Sra. Rita Olinek Smicaluk, que trabalha junto com a equipe do seu marido. Tudo será devidamente descrito em detalhes, registrado, arquivado e publicado para o conhecimento e verificação de todos os interessados.

Também aqui, a Secretária Rose anunciou o início da catequese deste ano.

Por ocasião da festa litúrgica da Apresentação do Senhor ao Templo, o Metropolita realizou primeiramente a benção das velas.

Prosseguindo, os presentes se dirigiram e se posicionaram em frente à casa paroquial. Num pequeno altar ornamentado na varanda da casa, o Metropolita e o Pároco, por meio das orações litúrgicas, suplicaram a Deus que abençoasse e protegesse a casa paroquial, que foi primeiramente incensada, depois aspergida com a água benta, e, posteriormente, teve os seus quatro cantos ungidos com o óleo santo.

Após a bênção da casa, o Metropolita juntamente com o Pároco, pediram a proteção e bênção divinas sobre o carro paroquial, que foi aspergido com a água benta.

Após as celebrações, foi redigida a ata e assinada pelos presentes.

Os celebrantes, as Irmãs Servas, os membros do Conselho Administrativo Paroquial e outras lideranças paroquiais puderam se servir do almoço no centro de eventos da Paróquia.

Que a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, em espírito sinodal de junção de forças, continue com seus projetos pastorais e administrativos a fim de obter sucessos apostólicos na grande missão da evangelização!

Secretariado Metropolitano