Mejistas em Iracema

Aproximadamente 80 adolescentes do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) tiveram um dia de oração, reflexão e diversão no dia 23 de julho de 2017, em Iracema, Município de Itaiópolis, Santa Catarina. A Paróquia Sagrada Família os acolheu com muita alegria. Sob a direção geral da Ir. Alice Bartoski, SMI, Coordenadora do Movimento na Metropolia, vinda de União da Vitória, o evento teve uma programação bem planejada e executada.

Conforme vinham chegando, no início da manhã de domingo, os mejistas eram recepcionados no centro de eventos da paróquia, tomando um bom café para espantar o frio. Às 08h45min, Ir. Alice fez a acolhida e apresentou um vídeo para explicar como se comportar no interior da igreja e, principalmente, durante uma celebração litúrgica.

As fotos cobrem os momentos principais do início até a hora do almoço

Reunidos na igreja, com início às 09h15min, os jovens participaram da Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelo Pároco Antônio Nazarko, OSBM e o Vigário Paroquial Pe. Basílio Cembalista, OSBM. Lidas as intenções pela Ir. Júlia Denichevicz, SMI, duas meninas mejistas fizeram a acolhida e introduziram o tema das reflexões – a diaconia, o serviço cristão segundo o ensinamento do Evangelho. “Olhemos para Jesus que nos sensibiliza a praticar obras de caridade. Em Jesus, encontramos atitudes de amor com as pessoas; e esta vivência de Jesus deveria influenciar cada pessoa, que é discípulo Dele, em especial cada mejista aqui presente”, pronunciou uma das mejistas.

A seguir, foram trazidos alguns objetos e símbolos, também um livro sagrado, que tocam a vida dos fiéis em geral e principalmente a vida do MEJ: pão e vinho, cruz, vela, Bíblia, “prapor”-estandartes. Estes, segurados pelos adolescentes, mantiveram no meio da igreja durante toda a celebração. O estandarte do MEJ teve a seguinte definição: “é o grande alicerce e distintivo dos membros que consagram sua vida a Jesus, fazendo parte do MEJ. Com este ‘prapor’ defendemos a nossa comunidade e expressamos a nossa fé, o compromisso e a missão da vivência do Evangelho no testemunho da vida cristã”. “Com estes símbolos, consagremos a nossa vida a Jesus Eucarístico e hoje, de modo especial, renovemos a nossa consagração de sermos missionários da evangelização”.

As leituras escolhidas para a ocasião foram: 1Cor 11,23-29 e Mt 20,17-28. A homilia do Arcebispo Metropolita discorreu sobre as atitudes da humildade e simplicidade para poder servir como Jesus serviu. Na “Ektenia” insistente quatro meninas mejistas colocaram preces especiais.

Após a Divina Liturgia foi feita a foto oficial em frente à igreja e depois um rápido intervalo e animação. Em seguida, foi dada a palestra principal, que ficou por conta de Dom Volodemer; ele fez perguntas para estimular a reflexão e a consciência dos adolescentes e depois falou-lhes sobre as dificuldades e algumas formas na prática da diaconia. Eles ouviram uma história exemplar sobre um jovem e um senhor, que foram impulsionados para a reconciliação na fé e na misericórdia de uma forma inusitada e viram um vídeo sobre a menina mendiga. A história do senhor foi um fato ocorrido na vida sacerdotal de Dom Volodemer, quando era jovem sacerdote em Prudentópolis.

Ao meio-dia foi servido o almoço, carinhosamente preparado pelas senhoras da comunidade local.

Às 13h30min, teve início a gincana com animação, dirigida pelas Irmãs Servas Marilene Lefkun e Alice Bartoski. Para auxiliar na animação, foi especialmente convidado o jovem Cristiano Lourenço, vindo de Moema. A atividade didático-pedagógica visou passar aos membros do MEJ a sua espiritualidade específica, lembrando a história de São Tarcísio, algumas passagens bíblicas, cantos religiosos, o hino do movimento e seus grandes pilares (Eucaristia, Evangelho, Missão), testando o conhecimento bíblico, catequético, cultural, num clima de diversão e descontração.

Durante a animação, as catequistas coordenadoras do MEJ nas comunidades tiveram uma explicação sobre a “taiemnetsia”, uma prática do Apostolado da Oração, que está sendo introduzida na dinâmica do MEJ, sobre os distintivos, o cerimonial das recepções, os temas dos encontros mensais e ainda sobre as camisetas aos novos membros.

A maior parte dos mejistas veio ao encontro de camiseta do MEJ e crachá confeccionado pelas comunidades de onde vieram. Cada grupo trouxe o seu estandarte e porções de alimentos não perecíveis, que foram doados ao Seminário Maior São Josafat de Curitiba. Esta iniciativa teve como objetivo mostrar que a diaconia deve se manifestar em gestos concretos de ajuda ao próximo e também sensibilizar para o cultivo da vocação sacerdotal, especificamente diocesana. A Metropolia elogia a edificante iniciativa e agradece pelos donativos.

Pelas 16h30min, o encontro foi encerrado com um bom lanche, ao gosto dos adolescentes.