MEJ em ação

A Coordenação metropolitana do MEJ – Movimento Eucarístico Jovem, encabeçada pelo Pe. Metodio Techy, OSBM – pároco de Ponta Grossa e pela Ir. Alice Bartoski, SMI – agente de pastoral da Paróquia São Basílio Magno e professora do colégio das Irmãs Servas de Maria Imaculada em União da Vitória, entre outras atividades, também para este ano planejou dois encontros regionais: um em Antonio Olinto para o dia 20 de maio e outro em Ponta Grossa para o dia 30 de setembro.

A Metropolia coloca a peito um trabalho pastoral mais direcionado aos seus fiéis adolescentes, dirigindo-se a todos os responsáveis para que o MEJ esteja presente em todas as comunidades paroquiais e criem uma atividade específica a seus membros. Passando pela primeira catequese, é preciso que os adolescentes perseverem na busca do cultivo espiritual e no amadurecimento da fé, tornando-se mensageiros da Boa Nova – “sal da terra e luz do mundo”. Contemplando o Projeto Paróquia Viva, que este ano trabalha o tema “Liturgia e vida de oração”, foi convidado o Pe. Paulo Serbai, OSBM – Chanceler e Coordenador do referido projeto da nova Eparquia para fazer as palestras aos nossos adolescentes do MEJ. O objetivo é proporcionar aos fiéis uma experiência profunda de oração e tornando a nossa vida de fé mais viva e atuante, vivificando com isso a própria comunidade e a paróquia.

Dia 20 de maio, um domingo invernal, pois até que, enfim, chegou o inverno na região, mas sendo um dia ensolarado e alegre, o encontro em Antonio Olinto reuniu cerca de 110 mejistas. E o evento recebeu um colorido especial, porque hoje é Festa de Pentecostes. Sendo acolhidos pela comunidade local, no salão em construção, os participantes fizeram as inscrições e tomaram um bom café da manhã.

Reunidos na igreja, Ir. Alice preparou o ânimo dos adolescentes, falando-lhes sobre o momento litúrgico da Igreja e dirigindo um momento de oração. Dando sequência, Ir. Egídia Pastuch, SMI falou sobre a história da comunidade de Antonio Olinto, sobre a construção da igreja e sobre o ícone de Nossa Senhora dos Corais.

Pelas 9 horas, os mejistas tiveram a palestra principal com o Pe. Paulo. De forma bem didática e prática, ele falou sobre a vida de fé e oração, num contexto litúrgico e espaço sagrado, que é um templo, uma igreja, dentro de um tempo sagrado, configurado pelo calendário litúrgico. O Palestrante deu ênfase especial ao valor dos ícones na vida espiritual e litúrgica. Como exercício, os presentes foram orientados para observarem a iconografia da igreja. Ele também lembrou aos adolescentes a importância do comportamento respeitoso que se deve ter dentro de uma igreja.

Após a palestra, foi tirada a foto oficial em frente à igreja e foi dada uma pausa. Às 10h30min, uma coordenadora do MEJ fez uma introdução, finalizando com a seguinte mensagem: “Hoje, nesta Divina Liturgia, vamos aprender a escutar, pois Deus fala com muita frequência ao coração daquele que escuta no silêncio. Quando nos dirigimos ao templo sagrado, participamos vivamente da Divina Liturgia – grande mistério divino da sua presença entre nós. Vamos embelezar a nossa participação através da nossa voz. Alegres, iniciemos esta Divina Liturgia”. A celebração litúrgica foi, então, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelo Pe. Paulo. Antes de iniciar a celebração, com explicação dos próprios mejistas, três outros membros apresentaram alguns símbolos litúrgicos importantes: pão, vinho e turíbulo.

Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre o modo como o Espírito Santo agiu na História da Salvação e age atualmente na Igreja e narrou o testemunho de vida do bispo americano Dom Fulton John Sheen (1895-1979) que, na sua vida apostólica e espiritual, se inspirou numa menina chinesa de 11 anos, que foi morta por um soldado comunista por ter feito adoração diária e ter comungado as 32 hóstias que foram profanadas pelos seus companheiros. Fulton Sheen, tendo ouvido essa história, dedicava uma hora diária para fazer a Hora Santo – adoração ao Santíssimo.

Na “ektenia potriyna”, cinco mejistas fizeram petições especiais voltadas à realidade do Movimento Eucarístico Jovem. “Rezemos por todos os adolescentes para que sejam fiéis na sua consagração. Que Jesus nos agracie com saúde, força e coragem a nossa missão em nossas comunidades. Que Jesus seja a luz em nossas vidas. Que cada dia brote no coração o cultivo da espiritualidade, solidariedade e partilha dos nossos dons. Que encontremos na presença de Jesus eucarístico a renovação em nós da alegria de sermos cristãos e que Ele fortaleça o fervor da nossa fé”, oraram os adolescentes. Tendo retornado de uma colônia onde teve celebração, o Administrador Pe. Basilio Koubetch atendeu confissões.

Ao final da Divina Liturgia, o Pe. Paulo celebrou a Novena (Moleben) a Maria Santíssima, durante a qual os mejistas, organizados em grupos, visitavam o ícone de Nossa Senhora dos Corais e recebiam uma fitinha, que foi precedentemente abençoada pelo Metropolita.

O almoço foi servido no salão de festas e, às 13h30min, houve um momento de dinâmica recreativa e de atividades culturais relacionadas à vida litúrgica. Ir. Alice dirigiu os trabalhos e Nelson Volochen fez a animação musical. Foram apresentadas várias encenações bíblicas e houve uma gincana sobre práticas litúrgicas. Tudo aconteceu com muito entusiasmo juvenil, como é normal entre a faixa etária dos mejistas.

Deus abençoe o MEJ!

Texto: Dom Volodemer Koubetch

Fotos: Ana Paula Ortiz de Camargo