Juliano rumo ao presbiterado

FOTOS: Sr. Wilson Surmacz

Em breve, a Metropolia terá mais um jovem presbítero. Trata-se do Seminarista Juliano Cézar Rumoviski que passou por um longo período de formação. Ele é proveniente de Mallet e primeiramente fez o Ensino Médio no Seminário São Josafat, em Mallet, e depois, com muito êxito, concluiu os estudos filosóficos na FASBAM – Faculdade São Basílio Magno dos Padres Basilianos e os estudos teológicos no Studium Theologicum dos Padres Claretianos, em Curitiba. Sentindo-se devidamente preparado, ele decidiu abraçar a vida sacerdotal.

Sábado, dia 07 de janeiro, às 19 horas, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, Paróquia de Mallet, Juliano recebeu as ordens menores do acolitato e leitorado durante a Divina Liturgia presidida por Sua Excelência Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita. O Pároco Irineu Vaselkoski concelebrou e exerceu a função de arquidiácono. O Diácono João Basniak prestou sua diaconia litúrgica. O Seminarista Samoel Hupolo auxiliou na celebração.

Após a celebração litúrgica, foi servido um jantar aos familiares e alguns convidados no Seminário, onde a mãe de Juliano, Sra. Sirlei, trabalha como cozinheira, sendo uma segunda mãe aos seminaristas menores.

A Ordenação Diaconal do subdiácono Juliano acontecerá na Catedral São João Batista de Curitiba, no dia 12 de fevereiro, durante a Divina Liturgia a ser iniciada às 09h30min. No espírito de serviço a Deus, à Igreja e ao próximo – “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27) – o Diácono Juliano será ordenado presbítero pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolita no dia 11 de junho de 2017, em Mallet.

Alegria para a Metropolia, alegria para a Paróquia e alegria para a Família! Louvor a Deus! Orações pelo ministério de Juliano!