Mais uma bela live da Juventude

Quarta-feira, 30 de dezembro, vésperas de encerrarmos um ano que foi de muitas incertezas, medos e dificuldades, mas também que nos fez aumentar ainda mais a nossa fé. O ano de 2020, com certeza, ficará marcado em nossas memórias devido à pandemia do Covid-19, que transtornou nossas vidas, mas, com a graça do nosso bom Deus, chegamos até aqui, principalmente com muita saúde, paz e esperança de dias melhores.

E para trazer um pouco mais de alegria e fé aos corações, em uma noite quente, típica de verão, nas dependências da Escola Saint Joseph, no distrito de São Cristóvão, município de União da Vitória, Paraná, ocorreu a segunda live da Pastoral da Juventude da Metropolia Católica Ucraniana no Brasil. Com o intuito de evangelizar através das redes sociais e levar um pouco mais a palavra de Deus com músicas, mensagens e conversas, às 20 horas, com a canção “Um mundo bem melhor” iniciou-se a live, apresentada pelo Ministério de Música da Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade, formado pelos integrantes: Ademar Treuk, Gilmar Treuk, Lucas Uss, Jair Rogério Ternoski e as irmãs da Congregação de São José: Marta Anatólia Marinhak, Marina Litvin e Eleutéria Maria Karolus.

Na sequência, os Padres apresentadores Ricardo Mazurek Ternovski, Pároco da Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade, e Samoel Hupolo, recém-ordenado, deram as boas-vindas aos telespectadores que, através das páginas do Facebook e YouTube, puderam acompanhar e retransmitir o evento. Ainda em clima de Natal, o Ministério da Música apresentou a canção “Natal todo dia”.

Aos telespectadores que acompanhavam de suas casas, quando curtido, compartilhada a live e marcado dois amigos na publicação, estariam concorrendo a muitos prêmios, entre os quais uma cuia e um copo de café/chá, ambos com pinturas de bordados ucranianos, cestas de alimentos, tábuas para corte de carne, pratos com a oração do Pai Nosso e Ave Maria em ucraniano.

Após o sorteio dos primeiros prêmios, foram cantadas a “kolhada” “Vo Vefleime” e a canção “Então é Natal”.

A live contou com a presença ilustre do nosso querido Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, que, primeiramente, elogiou a organização do evento, a equipe da Pastoral da Juventude na Metropolia coordenada pelo Pe. Samoel, bem como o Pe. Ricardo, assim como o Ministério da Música da comunidade pelas belíssimas vozes e músicas apresentadas. Ele agradeceu o convite e desejou que o evento fosse mais uma vez de muito sucesso, o qual, por meio das redes sociais, a palavra de Deus pudesse ser levada a tantos lares neste momento difícil em que vivemos, acrescentando a alegria do espírito natalino que ainda toma conta de nossos corações.

Os apresentadores agradeceram a todos que contribuíram para a realização da live: as Irmãs da Congregação de São José, que cederam o espaço para a realização da mesma, o grupo do Ministério da Música da Paróquia Santíssima Trindade; os patrocinadores: Malletur, Adri e Neo Bordados, Borille Telecomunicações, Casa do Cereal, Escola Coração de Maria, Tornearia São Jorge, Escola Saint Joseph e Borssuk e Bittencourt; a equipe técnica da Pastoral da Juventude que auxiliou nos bastidores; bem como a imprensa que trabalhou na reprodução: Studio W, com os técnicos e operadores de câmeras Valdir Wladyka, Álex Wladyka, Michelle Wladyka e Robson Gomes.

Na sequência, foram apresentadas as músicas: “É natal”, “Bate o sino”, “Chegou a hora de sonhar de novo”, “A paz”, “Marcas do que se foi”, “Vida boa”, “Meu barquinho” e as “kolhadas” “Deunaia novena”, “Nebo i zemblha”, “Posluhai nenhi” e “Anhele na nebi”.

Abrilhantando mais a noite festiva, Pe. Samoel tocou na gaita a canção popular ucraniana “Oi vitce hora” e também a canção “O que tem a rosa”, sendo muito elogiado pela sua apresentação.

Entre uma canção e outra, foram sorteados brindes para quem estivesse comentando e compartilhando.

As irmãs convidaram o Arcebispo para que junto cantasse a “kolhada” “Vosvecelincha”. Tendo ele com muito entusiasmo aceitado o desafio, fizeram uma belíssima apresentação.

Dando continuidade, foram enviados alguns abraços ao público e amigos que comentavam a live. O Pe. Ricardo explicou o significado do símbolo ucraniano estampado no copo de chá, o “Tryzub”, significando воля-liberdade, expressão marcante ao povo ucraniano. Assim, foram realizados os sorteios do copo e da cuia de chimarrão, bem como de outros itens que foram doados para sorteio.

Também foram apresentados os quadros que estavam expostos na live, compostos pelos membros da Associação dos Artistas do Vale do Iguaçu, quadros estes belíssimos, cada um com estilo diferente de pintura, que também foram sorteados entre o público que assistia.

Dando continuidade, o Pe. Ricardo fez uma breve reflexão sobre os três amores, sendo que o primeiro amor que devemos ter é o amor a Deus, o segundo amar a si e o terceiro amor é o amor ao próximo. Em clima de muita alegria, foi a vez de Pe. Ricardo assumir a gaita e acompanhar o Ministério da Música na canção “Chora morena”.

E assim a live prosseguiu entre canções populares, “kolhadas”, sorteios, abraços aos telespectadores, palavras de incentivo e fé. Quase finalizando o evento, o Pe. Samoel agradeceu em nome da Pastoral da Juventude a todos que colaboraram e, especialmente, ao Pe. Ricardo pela parceria em mais um evento.

Com a benção especial do nosso querido Arcebispo Metropolita Dom Volodomer, que desejou muitas bênçãos e paz para o ano que se iniciará, os agradecimentos dos Padres Samoel e Ricardo, ao som da linda “kolhada” “Pretchestaia Diva”, encerrou-se com muito sucesso mais uma linda e abençoada live.

Texto: Gislene Bartoski

Fotos: Dom Volodemer e Gislene Bartoski – Câmera Samsung S9+