Live e celebração vocacional em Marcelino

A recém-criada Paróquia Santíssima Trindade e a Casa Nossa Senhora do Amparo, em sua nova destinação, nos dias 21 e 22 de agosto de 2021, sediou um importante evento vocacional em âmbito de Metropolia, reunindo representantes de todos os Institutos de Vida Consagrada numa live e numa celebração litúrgica, em espirito de comunhão e fraternidade.

Sábado, dia 21, foi uma noite de temperatura e clima muito agradável, típicos da estação da primavera, mesmo que nós, na América do Sul, ainda estando no período de inverno. Às vésperas de se completar 30 anos da Independência da nossa amada Ucrânia e 130 anos da Imigração Ucraniana no Brasil, nas dependências da Casa Nossa Senhora do Amparo, anexa à mais nova Paróquia da Metropolia – Paróquia Santíssima Trindade da Colônia Marcelino, município de São José dos Pinhais, Paraná, ocorreu a tão esperada primeira live vocacional. Organizada pela Pastoral Vocacional da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, coordenada pelo Pe. Samoel Hupolo, a live foi um momento de rica espiritualidade e linda diversidade eclesial.

Pontualmente, às 20 horas, após a canção “Minha essência”, cantada pelo quarteto Aline, Thiago, Márcio e Sabrina, os apresentadores Pe. Samoel Hupolo e Sr. Laertes Cardozo deram as boas-vindas e se deu o início deste momento especial para todas as vocações. O Pároco da comunidade, Pe. Neomir Doopiat Gasperin, foi convidado para dar a benção inicial. Os apresentadores anunciaram o sorteio de prêmios para quem compartilhasse a live nas redes sociais. Na sequência, os cantores Thiago e Aline apresentaram a música “Alma missionária”.

Dando início às participações religiosas, Ir. Dorilde Chiarentin da Congregação da Irmãs Servas de Maria Imaculada fez uma linda fala sobre o chamado de todas as vocações.

Com a canção “Calma”, que transmite tudo o que o mundo precisa nos últimos dias, apresentada pelos jovens Aline, Thiago, Márcio e Sabrina, a live prosseguiu com a participação da Ir. Deonisia Diadio – Superiora Provincial da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, que, pela plataforma Skype, deu seu testemunho e apresentou um pouco sobre a congregação e suas atividades. Acrescentando um pouco mais de informações sobre a Congregação e tirando dúvidas do público, as Irmãs Alice Bartoski, Juliana Zamulak e Márcia Nahirny esclareceram dúvidas sobre a vocação religiosa e deixaram uma mensagem de incentivo ao chamado religioso.

Na sequência, as Irmãs da Congregação Irmãs Servas de Maria Imaculada, Irmãs da Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana e Catequistas do Instituto Secular Sagrado Coração de Jesus entoaram a canção “A barca” com Ir. Dorilde tocando sua gaita.

A live avançou com os apresentadores enviando os recados das redes sociais e passando o regulamento do desafio do nome bíblico, brincadeira essa colocada aos telespectadores para que pudessem participar e interagir. Enquanto as pessoas participavam, mais uma canção foi apresentada – “Força e vitória”.

Posteriormente, foi a vez da Província Basiliana se fazer presente com os representantes Pe. Domingos Stareparavo, e os Seminaristas Irmãos Leonardo Kratcouski e Juliano Slominski. O Pe. Domingos apresentou uma breve síntese da história da Província Basiliana, desde sua vinda da Ucrânia e instalação no Brasil. Os Seminaristas fizeram um breve relato de como foram seus chamados e a experiência na Província. Com a canção “Aleluia”, o clima de paz e tranquilidade seguiu na live.

Chegou a vez do Clero Secular, com os representantes Pe. Neomir Doopiat Gasperin e os Seminaristas Leandro Zazula e Luis Paitach. Brevemente, els apresentaram a história dos Padres diocesanos e fizeram um convite aos jovens que podem estar sentindo o chamado da vocação sacerdotal. O Pe. Neomir repassou informações sobre a Casa Nossa Senhora do Amparo, que, na data de hoje, está aberta para retiros e cursos de formação. Os interessados deverão entrar em contato com o Pároco Neomir, responsável também pela casa. A canção “Vou cantar teu amor” embalou a live, pois, como diz a letra, “cantar o canto ensinado por Deus”, embala a gente.

Dando sequência, o Pe. Samoel e o Sr. Laertes abriram o envelope com o nome bíblico e fizeram o sorteio com os participantes do desafio, cujo ganhador receberá um quadro. Um novo desafio foi lançado: os telespectadores devem adivinhar o que tem no baú, contendo algo que é utilizado na Divina Liturgia.

Em seguida, as representantes das Catequistas do Instituto Secular do Sagrado Coração de Jesus: a Diretora geral Nadir Vozivoda e as Catequistas Maria Aparecida Pankievicz, Zenaide Chaikoski e duas adolescentes vocacionadas expuseram sobre o Instituto, desde a sua fundação, no Brasil, bem como o trabalho desenvolvido pelas mesmas. O Instituto é o único existente na Igreja Católica Ucraniana. “Como és lindo” foi o nome da canção executada, deixando o momento mais emocionante.

Representando a Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana, a Superiora geral Ir. Edilma Vesolovski e as Irmãs Cláudia Michalichen e Irmã Tarcísia Zakaluzny fizeram um breve relato sobre a Congregação, que é a única criada no Brasil, visto que outras congregações foram trazidas por missionários e outras irmãs, vindos do exterior ao Brasil, bem como colocaram suas experiências ao chamado religioso. A canção “Noites traiçoeiras” compôs o momento tão especial, pois “se a cruz pesada for, Cristo estará contigo”.

Continuando com as participações vocacionais, chegou a vez das representantes da Congregação das Irmãs de São José. As Irmãs Marta Anatólia Marinhak, Simone Prestupa e a noviça Danieli fizeram um lindo depoimento sobre a Congregação desde sua chegada e instalação no Brasil, bem como sobre suas atividades nas comunidades em que trabalham; responderam as dúvidas sobre a vestimenta, no caso, o hábito que as mesmas utilizam; e expuseram seus chamados a vocação religiosa. Animando e transmitindo a palavra de Deus através de canções, “Queima de novo” foi a canção da vez.

Os ucranianos contam também com a dedicação e os trabalhos da Congregação das Irmãs Basilianas. Elas foram representadas pelas Irmãs Margarete Kavetski, Mateia Greschuk e Thays Hamulak, que explanaram sobre a história da fundação da Ordem das Irmãs Basilianas; informaram que estão prestes a comemorar seus 50 anos de presença no Brasil e também falaram sobre suas experiências na vida consagrada. Harmonizando com as falas dos vocacionados, a canção “O céu se abre” acalentou os corações.

Após todos os Institutos de Vida Consagrada terem feito suas apresentações, foi a vez do chamado à vocação familiar deixar um testemunho. O senhor Floriano Roik com sua esposa deixou sua mensagem a todas as famílias e jovens que pretendem seguir ou melhorar a vivência da vocação familiar.

Partindo para o encerramento da live, foi revelado o que tinha no baú, sendo a água o item utilizado na Divina Liturgia. Os prêmios foram sorteados. Os apresentadores fizeram agradecimentos especiais aos patrocinadores da live: Escola Coração de Maria das Irmãs Servas de Maria Imaculada, Casa do Cereal, Escola Saint Joseph das Irmãs de São José, Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, Pastoral da Juventude, Tornearia São Jorge, Malletur Viagens e Turismo, Cris Decorações, Querência Ivankio, Condimentos Nogas Neto, Horilka z Pertzen e Adri Neo Bordados. Agradeceram ainda ao StudioW de Mallet pela competente transmissão, com a ajuda de alguns paroquianos entre os quais chamou a atenção a colaboração de uma menina cinegrafista – Milena Nogas Ramos; ao grupo de cantores que animou a live; ao pessoal da produção, constituído por membros da própria comunidade; e a todos que colaboraram de alguma forma para que este evento acontecesse.

Para dirigir algumas palavras, quase encerrando a live, o convidado da vez foi o nosso querido Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, que sempre com sua alegria e carisma, trouxe palavras encantadoras, comparando o chamado à vocação a uma plantinha, sendo o chamado individual, pessoal, mas o cultivo da vocação é comunitário: começa na família, uma plantinha que se forma ali e depois é replantada em diversos jardins, que são os Institutos de Vida Consagrada. O Arcebispo Dom Volodemer, muito emocionado, também agradeceu às equipes das Pastorais da Juventude e Vocações, ambas coordenadas tão lindamente pelo jovem Pe. Samoel, que está fazendo um belo trabalho. Aproveitando o momento emocionante, o Pe. Samoel, o Seminarista Alexandre Hanchuk, Ir. Marta Marinhak e as paroquianas Adriana e Cristiane, que estavam trabalhando nos bastidores da live, entoaram a canção “Boje velêkey”.

Encerrando, os apresentadores Pe. Samoel e Sr. Laertes Cardozo agradeceram a todos que acompanharam e fizeram desta live mais um grande sucesso e um momento tão marcante para os ucranianos no Brasil.

Em uma linda manhã de domingo, céu azul e sol radiante desde as primeiras horas do dia, pontualmente às 10 horas do dia 22 de agosto do ano de 2021, na belíssima igreja da Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade da Colônia Marcelino em São José dos Pinhais, Paraná, iniciou a Divina Liturgia, celebrada por sua Excelência o Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelos Padres Pároco Neomir Doopiat Gasperin e Domingos Stareparavo, OSBM. Contando com a presença de representantes dos Institutos de Vida Consagrada: Irmãs de São José, Irmãs Servas de Maria Imaculada, Irmãs Catequistas de Sant’Ana, Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs Basilianas, seminaristas e irmãos da Ordem São Basílio e seminaristas diocesanos, aconteceu uma bela celebração de louvor e gratidão pela força espiritual e apostólica que esses institutos representam para a Metropolia. A celebração homenageou ainda a equipe de Catequistas e o grupo da Pastoral da Família da Paróquia.

Após a leitura das intenções e a introdução inicial da celebração, que relembrou o mês vocacional que estamos vivendo, mas em especial a catequista pela passagem do seu dia, foi organizada a entrada dos símbolos que remetem às ações de trabalho catequético ao som da canção “A barca”, cantada em ucraniano pelas religiosas e religiosos presentes. Prosseguiu então a Divina Liturgia.

Em sua homilia, Dom Volodemer explanou sobre a vocação em geral como um servir a Deus. Ele disse que o primeiro chamado que recebemos é o chamado à vida, um chamado universal. O segundo chamado é o nosso crescimento, evolução como seres humanos. Em seguida, vem o terceiro nível do chamado, que é seguir Jesus Cristo. O quarto chamado se refere às vocações específicas, em especial as que seguem e servem a Deus e a Igreja, em particular a Metropolia, bem como a Eparquia. A Metropolia agradece a todos vocacionados das instituições consagradas, cujos membros doam seu trabalho e vida em prol de um bem maior. Os vocacionados, como representantes de Jesus Cristo e assim como seu Mestre, precisam ter coragem e forças para remar contra a corrente num mundo infestado de ideologias contrárias à fé cristã. Devem serem corajosos, assim como todos os santos e santas de nossa Igreja, enfatizou o Metropolita, e encerrou com um agradecimento especial a todos os consagrados e consagradas.

A celebração seguiu com o coral, formado por seminaristas, religiosas e membros da comunidade paroquial, fazendo ecoar lindas “pischnias”, dando um toque ainda mais especial a essa bela e magnífica arquitetura ucraniana.

Ao final da celebração, houveram homenagens aos Catequistas da comunidade, que ganharam presentes que lhes foram entregues pelos pequenos catequizandos. O Pároco Pe. Neomir também agradeceu aos mesmos por sua dedicação e trabalho em prol da evangelização da palavra de Deus. Ele ainda apresentou os membros pertencentes à Pastoral da Família da Paróquia Santíssima Trindade e desejou sucesso diante dos trabalhos que serão realizados. Foram feitos agradecimentos a todos os que contribuíram para que a live, realizada na noite de sábado, fosse um sucesso, sendo o primeiro evento da Casa Nossa Senhora do Amparo, que tem agora uma nova destinação: casa de retiro e de formação e casa do clero emérito. Finalizando, o mesmo agradeceu a presença ilustre do querido Arcebispo Metropolita Dom Volodemer.

Dom Volodemer, por sua vez, elogiou toda comunidade. Referindo-se ao belo trabalho que está sendo feito, especialmente no campo vocacional, e lembrou que devemos semear sempre, pois, caso contrário, não colheremos. Encerrou a celebração com um solene “Mnohaia Lita” a todos os vocacionados.

Texto: Gislene Bartoski

Fotos: Alexandre Hanchuk e Thays Nogas

Postagem: Secretariado Metropolitano